Dicas de Decoração

3 truques e dicas do Sketchup para melhorar seu desempenho

Escrito por quintadellarte

Para quem deseja projetos únicos, personalizados e inesquecíveis, o SketchUp é a solução ideal. Criado nos anos 2000, esse software é um dos mais populares modeladores em 3D do mercado.

Prático e simples, ele oferece ganhos em tempo e em exatidão por meio de noções de espaço e textura muito próximas da realidade. Quer saber mais? Então acompanhe incríveis dicas de SketchUp que listamos neste post!

Aproveite a variedade de escalas e texturas

O SketchUp apresenta uma variedade imensa de escalas, com a qual dá para projetar desde móveis e cômodos até toda a infraestrutura de uma cidade.

Em poucas horas você cria ambientes, simula a substituição de um tipo de material por outros e até calcula orçamentos. Também é bem vasta a sua biblioteca virtual em 3D — a Warehouse —, em que os profissionais compartilham imagens. Com esse acervo é viável reproduzir utensílios de cozinha, automóveis, teatros, estádios de futebol etc.

Dessa forma é possível apresentar aos clientes plantas modernas com opções de ornamento e paisagismo, como a decoração de uma sala já com os móveis — sofá, tapetes, quadros e acessórios.

Outro recurso é a importação de figuras que representam as consistências de diversos materiais por meio da ferramenta editing tools. Com ela, representa-se digitalmente o acabamento desejado por meio de técnicas de renderização, que simbolizam as características das superfícies dos materiais.

O software também permite delinear de forma completa a decoração para áreas externas com réplicas de entornos muito fiéis aos existentes. Assim os clientes enxergam, por exemplo, toda a área ao redor de uma piscina da forma como ela ficará depois de pronta: com o piso, com as mesas e cadeiras, guarda-sóis e tudo mais que o contratante desejar.

Desfrute da geolocalização

Também está entre as dicas de SketchUp a possibilidade de usar a geolocalização. Esse recurso posiciona a planta dentro de suas exatas latitude e longitude.

Dessa maneira é possível antecipar com muita precisão a iluminação, favorecendo a claridade natural — isso porque essa solução de informática mostra onde baterá sol.

Assim, o app contribui para projetos de jardinagem, uma vez que ele mostra a melhor posição para cada uma das espécies vegetais, bem como para os locais mais adequados para as luminárias de jardim. O arquiteto tem a chance de distribuir a iluminação artificial nos lugares em que a incidência de raios solares será menor.

Beneficie seus clientes com truques do programa

O SketchUp tornou-se uma das plataformas de arquitetura mais famosas. Apesar disso, há muito sobre o software que a maioria desconhece. Abaixo separamos dicas de SketchUp especialmente para você. Confira!

Movimente e rotacione objetos sem sair do eixo

Com o SketchUp é viável a movimentação e a rotação de figuras de jeito fácil e ágil. Desse modo, um objeto fica perfeitamente alinhado ao outro. Confira neste vídeo um tutorial de menos de dez minutos sobre isso.

Crie seções animadas

Adicione cenas e, em seguida, ajuste as transições entre elas para criar um “fly-through”. Para animações didáticas, é possível mover uma seção horizontal para outra, mostrando ao cliente um prédio andar por andar. Veja um passo a passo aqui.

Acrescente luz e sombra realistas

O SketchUp é compatível com softwares complementares de renderização, o que proporciona um realismo fotográfico. Existem plataformas pagas (3DS Max, Maya e V-Ray) e gratuitas (Indigo Renderer e o Kerkythea Render Engine).

Importe imagens do Google Earth

Em 2006 a Google comprou o SketchUp, o que possibilitou a integração entre esse aplicativo e o Google Maps e o Google Earth. Assim, o usuário importa imagens que representam estruturas existentes, inclusive com a topografia real.

Aprimore seus conhecimentos por meio de fóruns

Um método muito interessante de aprender mais sobre o programa é o SketchUcation, um fórum virtual no qual usuários, iniciantes e veteranos trocam experiências.

Dicas de SketchUp, portanto, contribuem para melhorar o conhecimento técnico, aprimoram a interação entre a equipe e o cliente e agregam valor ao serviço. Afinal de contas, suas plantas ficarão muito mais modernas e sofisticadas!

E aí? O que achou do nosso post? Você também tem alguma orientação interessante sobre esse software? Então deixe seu comentário! Sua participação é muito importante!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This