Dicas de Decoração

4 dicas para melhorar os pequenos jardins

Escrito por quintadellarte

Pequenos jardins são práticos e oferecem uma beleza encantadora ao ambiente. Porém, com a agitação do dia a dia, o jardim acaba se resumindo a um vaso na janela. Mas, seja na varanda ou em um canto dentro da casa, as possibilidades são inúmeras. Por isso, trouxemos 4 dicas para melhorar o seu jardim. Continue a leitura e confira!

1. Jardim suspenso

Para quem mora em apartamento pequeno, essa é uma excelente solução para ter a natureza mais próxima sem comprometer o pouco espaço disponível. Os vasos pendurados permitem a circulação dos moradores e deixam o cômodo com aparência espaçosa.

Dependendo da altura dos vasos, regar pode demandar esforço. Por isso, é indicado plantar samambaia, suculenta, columeia ou hera. Essas espécies não necessitam de manutenção constante e algumas criam um efeito agradável de cascata.

É importante ressaltar que os vasos sejam de materiais leves, para não correr o risco de o gancho cair e danificar as plantas e o local.

2. Jardim de inverno

Não tem muito espaço externo? Não se preocupe! Uma alternativa é plantar dentro de casa. O jardim de inverno é uma tendência na arquitetura, aumenta a qualidade de vida dos moradores e cabe até mesmo em pequenos espaços.

É indicado plantar espécies perenes, pois são fáceis de cuidar e ficam com aspecto bonito durante todas as estações — além de poupar o trabalho de varrer as folhas caídas. A manutenção é parecida com os jardins externos: de tempos em tempos é necessário repor os fertilizantes de acordo com as espécies, retirar folhas secas e regar na frequência exigida por cada planta.

Uma dica para deixar o jardim ainda mais atraente é instalar uma pequena fonte. O som da água corrente tem poder de tranquilizar e diminuir o estresse.

3. Jardim vertical

Ainda que essa seja uma estratégia usada por quem não tem muito espaço em casa, o jardim vertical também atrai aqueles que têm espaço de sobra, mas preferem essa configuração peculiar em seu jardim.

Ele pode ser produzido de infinitas maneiras: em painéis de madeira sustentando vasos e cachepôs, telas de ferro com vasos de cerâmica ou paredes preparadas para fixar vasos.

As melhores plantas para o jardim vertical são as suculentas, pois são leves e não precisam de cuidados constantes. O caimento das samambaias é um detalhe que realmente chama a atenção para o jardim. E as orquídeas também são excelentes por se adaptarem bem em grandes alturas, garantindo destaque entre o verde.

4. Jardim de pedras

O jardim de pedras é recomendado para quem deseja fugir dos jardins tradicionais. Como o próprio nome diz, esse estilo é produzido por pedras! De diferentes tamanhos e formatos, as pedras podem ser acompanhadas por outros elementos, como flores, árvores, fontes e estátuas.

As pedras indicadas para ambientes elegantes são a pedra-sabão e a rocha vulcânica, esta é usada inclusive para impedir o crescimento de ervas daninhas. Em locais descontraídos, as pedras do rio são excelentes. No mercado existem muitas outras, como pedregulhos, cascalhos, cristais e alvenaria.

É importante levar em consideração as plantas escolhidas. Para que elas se desenvolvam sem problemas, deixe as pedras afastadas umas das outras.

Esse tipo de jardim é adequado a qualquer temperatura, além de ser de fácil manutenção e maior durabilidade. E fica encantador tanto no interior quanto no exterior da casa.

Você curtiu as dicas para melhorar pequenos jardins? Então confira 4 dicas para o seu projeto de iluminação de jardins!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This