Datas comemorativas

4 hacks para montar um jardim em uma varanda pequena

Escrito por quintadellarte

Se você sonha em ter um jardim, mas acredita que não possui muito espaço em casa para montá-lo, saiba que há maneiras de torná-lo realidade!

Com o planejamento certo, é possível identificar em quais lugares da sua casa o sol bate e quais os tipos de plantas ideais para cada cantinho, aproveitando tudo o que você puder.

Continue a leitura deste post e aprenda os melhores hacks para montar um jardim em uma varanda pequena!

1. Vasos e floreiras na janela

Um bom ponto de partida para montar um jardim compacto é aproveitar os pequenos espaços. O apoio da janela da varanda, por exemplo, certamente será um local fresco e que recebe a luz do sol em pelo menos algum momento do dia; ou seja, ideal para plantas!

Você pode investir em vasos de ferro, ou mesmo de cimento, desde que fique atento aos cuidados das espécies que escolher.

2. Jardim vertical

Seu espaço na varanda é pequeno, mas você quer cultivar diferentes tipos de plantas. E agora? A solução é o jardim vertical! Existem inúmeras maneiras de colocar esse conceito em prática — que já é muito conhecido para aproveitar o espaço em casas e apartamentos pequenos.

É possível montar um rack com caixotes de madeira e pallets com vários andares, ou então criar uma estrutura de tecido com vários bolsinhos para plantar diferentes mudas. Soluções não faltam!

3. Vasos adaptáveis

Quando pensamos em jardim, a imagem que nos vem à cabeça é um espaço grande, verde, com todo tipo de espécie de flores, não é mesmo? Infelizmente, essa imagem não está ao alcance de todos, mas é possível adaptar um jardim em uma varanda pequena para ter vários tipos de plantas!

Uma dica é empilhar vasinhos: o maior na base, com um de tamanho médio no meio e o menor de todos no topo; cada um com sua quantidade de terra e uma planta diferente — devidamente indicadas por plaquinhas ou etiquetas.

É possível, também, investir em vasos com rodinhas, que vão tornar mais fácil levar a planta de uma direção para outra, o que pode ser uma solução para aproveitar a luz do sol.

4. Melhores tipos de plantas

Não é possível cultivar uma macieira numa varanda pequena, por mais que seja um desejo colocar isso em prática, certo? Existem alguns tipos de plantas que são ideais para serem cultivadas em espaços menores. Um desses tipos são as ervas aromáticas; quem não adoraria ter vários temperos frescos à disposição? Ervas como alecrim, tomilho e manjericão se dão bem em locais com pouco espaço.

Além disso, busque versões pequenas de plantas que você já conhece; por exemplo, substitua uma samambaia comum pela mini samambaia (também chamada de samambaia havaiana). Isso vai te ajudar a aproveitar o espaço e deixar sua casa ainda mais charmosa. 

Viu como não é uma tarefa difícil montar um jardim em uma varanda pequena? Conhecendo os truques certos, você consegue montar um com a sua cara num piscar de olhos.

Se quiser ficar por dentro de mais dicas de decoração e jardinagem, curta nossa página no Facebook!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This