Dicas de Decoração

5 dicas para criar um jardim suspenso em sua casa

Escrito por quintadellarte

As plantas cumprem um papel muito importante na leveza de um ambiente. Elas trazem vida, beleza e tranquilidade para a casa. Uma alternativa bem interessante para quem quer cultivar plantas, flores e até mesmo ervas e hortaliças é o jardim suspenso, seja por falta de espaço, praticidade ou mesmo gosto pessoal.

Separamos algumas dicas para criar um espaço que reflita seu estilo e gosto. Vamos a elas?

1. O que é um jardim suspenso?

Primeiro vamos tirar uma dúvida bem comum. O jardim suspenso é aquele que usa como suporte estruturas verticais, como paredes e pilastras, ou que é pendurado no teto. Ele pode ser composto por uma infinidade de materiais, como vasos, paletes, blocos de concreto, latas, canos de PVC ou até mesmo garrafas PET.

O interessante é que eles geralmente acabam se tornando um ponto focal na decoração do ambiente, dando um toque de cor e vida aos espaços.

2. Como fazer um?

A parte mais difícil pode ser escolher um formato, já que as possibilidades são inúmeras. É preciso apenas ter cuidado para escolher materiais que sejam duráveis, ou seja, que aguentem água, terra e plantas por bastante tempo.

Também é importante fazer um projeto que leve em consideração o ambiente em que o jardim suspenso estará inserido, para que se integre ao espaço. Pense no seu estilo, na decoração e na sua realidade para fazer um projeto que alie bom gosto e praticidade.

3. Vantagens do jardim suspenso

O jardim suspenso joga por terra as ideias de que é fundamental ter muito espaço para ter um ambiente verde ou que jardins demandam muito trabalho. Planejando bem, é possível fazer um que seja lindo e igualmente prático.

É possível, por exemplo, usar um pedaço de parede que esteja esquecido no canto da sala, adaptar uma jardineira na janela da cozinha (verifique muito bem o suporte, para evitar acidentes) ou, ainda, fazer uma divisória verde na varanda, para criar um cantinho zen ou de leitura.

Outra vantagem é que o investimento costuma ser mais baixo, o que significa que você pode fazer o jardim e, ainda, ter dinheiro para instalar uma escultura e luminárias para compor um ambiente de sonhos, sem precisar realizar o projeto em etapas.

4. Melhores tipos de plantas

Por serem muito adaptáveis, os jardins suspensos também podem servir para uma grande variedade de plantas.

Você pode, por exemplo, criar uma horta ou herbanário vertical, ou ainda criar paredes cobertas de folhas e flores.

Mas tenha cuidado: dê preferência àquelas que se adaptem melhor ao espaço escolhido (considere temperatura, luminosidade e ventilação) e evite plantas com raízes grandes ou agressivas.

E se o objetivo é ter um jardim prático, dê preferência às variedades perenes.

5. Não se esqueça dos detalhes

Falamos muito aqui sobre o básico e fundamental, mas é preciso lembrar que esse, como qualquer outro ambiente (seja da casa, apartamento ou escritório), precisa de atenção ao detalhe. Isso significa que não basta apenas pendurar alguns vasos ou instalar uma estrutura. É preciso ambientar o jardim para que ele se integre.

Pesquise modelos na internet e veja tudo aquilo que pode ser usado para dar um toque único e pessoal, entre vasos, pedras e esculturas. Afinal, a riqueza de um jardim suspenso está nos seus detalhes.

Que tal fazer com que este conhecimento circule? Use os botões de compartilhamento nas redes sociais (à esquerda) e ajude outras pessoas a criar um paraíso verde particular!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This