Dicas de Decoração

5 dicas para criar um projeto de arquitetura corporativa inesquecível

Escrito por quintadellarte

Não é novidade para nenhum arquiteto que as pessoas trabalham mais satisfeitas em ambientes bem projetados. A razão para isso é simples: nesses espaços, alguns fatores importantes, como a iluminação, a boa disposição dos móveis e o uso correto das cores são priorizados para transmitir o máximo do conforto e bem-estar.

Pensar nesses pontos faz parte do conceito da arquitetura corporativa, e os seus benefícios podem ser encontrados nos resultados mensais, cada vez mais positivos, de uma empresa.

Quer entender melhor essa ideia para aprimorar os seus projetos? Neste post, você encontrará as principais dicas para inovar e desenvolver espaços surpreendentes. Confira!

1. Entenda a arquitetura corporativa

Antes de começar, que tal entender melhor sobre o conceito de arquitetura corporativa? Basicamente, essa tendência tem como objetivo analisar, pesquisar, desenvolver e executar os melhores espaços de trabalho para diferentes corporações. A ideia é tornar cada detalhe funcional, investindo no uso de móveis ergonômicos, buscando por cores que incentivem a criatividade e, é claro, prezando sempre pelo conforto.

As vantagens podem ser vistas no bem-estar dos colaboradores e no desenvolvimento de uma atmosfera agradável para trabalhar. Por conta disso, a arquitetura corporativa é tão importante e, a cada dia, faz mais parte do planejamento estratégico de muitas empresas.

2. Faça um bom planejamento

Para alcançar um projeto eficaz, o primeiro passo é dar atenção ao planejamento. Tal etapa é fundamental para conhecer a fundo o cliente e as necessidades do espaço. Faça perguntas, entenda os valores e o perfil da empresa e leve em consideração o segmento do negócio.

Um escritório de advocacia, por exemplo, não segue o mesmo estilo de decoração que uma agência de publicidade. Avalie a idade dos membros da equipe, os seus hobbies e preferências e, quem sabe, desenvolva uma área de descanso e relacionamento personalizada.

Após esse estudo, solte a sua criatividade e inclua peças que se relacionem com a proposta do negócio. Para os espaços tradicionais, inclua estátuas, obras de arte ou chafarizes, caso haja uma área externa.

3. Dê prioridade à iluminação

Não dá dúvidas de que a iluminação tem um papel fundamental no bom desempenho de um escritório. Por conta disso, você deverá conhecer bem o layout e instalar luzes em pontos estratégicos para que nenhum espaço fique mal iluminado.

Evite a iluminação direta, já que ela causa muito brilho nos monitores do computador. Outro ponto que merece destaque é em relação à luz natural. Abuse desse elemento e você terá um projeto mais econômico e com visual agradável. Use vãos livres, janelas grandes e dimensionadas e invista nos modelos adequados de persianas.

Lembre-se também que a cor dos móveis, objetos decorativos e paredes pode influenciar na claridade do espaço. Portanto, aposte nos tons neutros e suaves, ótimos para refletir luz no ambiente.

4. Invista no conforto

Atualmente, é comum passarmos muitas horas no espaço corporativo. Por isso, nada mais justo do que oferecer uma área acolhedora para os funcionários. A tarefa é simples e, com o uso de alguns elementos, é possível transformar o visual.

Móveis como sofás, puffs e poltronas são ótimas opções. Há ainda, alguns projetos que apostam no uso de bancadas posicionadas para a janela, incentivando a criatividade e oferecendo uma vista agradável.

Para total conforto, prefira as opções de móveis ergonômicos. Modernos, esses itens são desenvolvidos especialmente para os espaços corporativos, oferecendo assentos acolchoados e encostos reguláveis. Vale a pena investir!

5. Use as cores certas

O uso correto das cores é um dos principais destaques da arquitetura corporativa. Isso porque as cores têm o poder de transmitir sensações e alterar o estado de humor das pessoas em um ambiente. Para um escritório, o indicado é o uso dos tons neutros, já que são versáteis, sofisticados e combinam com qualquer estilo.

Um bom exemplo, é de projetos que apostaram em cores vibrantes, como o amarelo ou azul, para contrastar com as tonalidades suaves, colorindo o teto ou dando destaque aos elementos decorativos para alcançar um visual bem descontraído. Caso o perfil do cliente permita, coloque um pouco de cor nas cadeiras e luminárias. Todos notarão a diferença!

Gostou das nossas dicas sobre arquitetura corporativa? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Conte pra gente aqui nos comentários!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This