Dicas de Decoração

5 dicas para decorar a sua casa usando plantas suculentas

Escrito por quintadellarte

Decorar com plantas é sempre uma ideia bem-vinda! Pequenas ou grandes, elas são capazes de levar muito mais cor, vida e bem-estar para qualquer ambiente. E se você busca por praticidade, as suculentas são perfeitas.

Belas e charmosas, essas plantinhas são capazes de armazenar água por um longo período, além de serem muito resistentes em locais muito quentes ou com pouca chuva. Os cactos são as opções mais conhecidas dessa espécie, mas a lista é grande e você pode escolher entre as diferentes variações de folhas e texturas.

Para te ajudar a compor e levar um toque verde para o seu espaço, selecionamos algumas dicas especiais que certamente vão te inspirar. Veja abaixo:

1. Conheça os principais cuidados com as suculentas

O primeiro passo para você decorar a sua casa com suculentas é conhecer os principais cuidados necessários ao longo dos dias. Em geral, esse tipo de planta demanda uma rega mais controlada. É recomendado umedecer a terra a cada 7 dias, durante o verão e com um intervalo de 10 dias nos períodos de inverno.

Para saber se a suculenta está precisando de água, coloque um palito na terra. Se o solo tiver um aspecto mais solto, é porque há falta de rega. Do contrário, espere alguns dias para molhar. Também é importante ressaltar que as suculentas não necessitam de pratinhos abaixo dos vasos, já que eles contribuem para que a terra fique molhada por mais tempo.

Nos casos de ambientes fechados, posicione os vasos próximos à janela. Afinal, a iluminação natural é vital para o seu crescimento, funcionando como um verdadeiro alimento para as plantas.

2. Reserve um espaço especial na sua casa

Que tal reservar uma área especial para as plantas no seu lar? Utilize prateleiras ou estantes e capriche na escolha dos vasos. Uma boa dica é apostar em vasos do mesmo estilo, como os de cerâmica, mas com tamanhos diferentes. Isso fará com que você crie um visual interessante e com mais profundidade.

Outra opção, é investir nos famosos jardins suspensos, que podem ser produzidos a partir de paletes, por exemplo. Essa é uma alternativa perfeita para ambientes pequenos, podendo aproveitar uma parede sem uso, como a da varanda.

3. Invista em terrários para um resultado original

Se você quer um resultado com mais personalidade, os terrários são a melhor escolha! Criados dentro de objetos de vidro, são espaços adaptados para criar um verdadeiro habitat em miniatura.

Para produzir, você vai precisar de terra, pequenas mudas e pedrinhas para finalizar que caibam no tamanho do recipiente. Use também diferentes espécies de suculentas, como a orelha-de-gato, aortia, carpete-dourado ou a planta-pérola. Quanto mais você incrementar, mais personalizado será o resultado do seu terrário!

4. Utilize as suculentas para arranjos de mesa

Além de decorar um ambiente, as suculentas podem estar presentes em arranjos de mesa. Isso vale para ocasiões especiais, como aniversários e festas de confraternização.

Nesse caso, reúna algumas suculentas no centro da mesa ou utilize um recipiente para essa finalidade. Para uma combinação com toque rústico, as peças em madeira são perfeitas! Se desejar um visual moderno, aposte em objetos de vidro ou metal. Adicione também alguns ramos ou mudas, de acordo com as suas preferências.

Quer deixar o seu arranjo por mais tempo no centro da mesa? Então verifique se o espaço possui boa iluminação natural. Do contrário, é indicado levar as suas plantas para banhos de sol por algumas horas.

5. Reaproveite objetos para o seu ambiente

Além de exigirem uma manutenção mais simples do que as demais plantas, as suculentas possuem grande capacidade de se adaptarem aos lugares mais inusitados. Essa é uma ótima oportunidade para você reaproveitar itens esquecidos no armário, como xícaras, garrafas e, inclusive, canos de PVC.

Outra opção é reaproveitar caixotes de frutas e transformá-los em uma estante de suculentas. Para um bom resultado, trate a madeira com verniz e pinte com a cor que desejar. Em seguida, inclua duas ripas de madeira na vertical e você terá um espaço exclusivo para os seus vasos!

Gostou das nossas dicas sobre como decorar com plantas? Então aproveite para entender como usar plantas suculentas em ambientes diversos!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This