Datas comemorativas

5 fatores para levar em consideração antes de fazer um jardim artificial

Escrito por quintadellarte

Você não tem mais desculpa para não ter um jardim em casa. Mesmo que você não tenha muito tempo para se dedicar, é possível apostar em medidas mais simples, criando um jardim artificial elegante e prático. 

Foi-se o tempo em que as plantas artificiais eram de aparência plástica e falsa. Hoje, é possível encontrá-las nos mais diversos níveis de qualidade, tão parecidas com as plantas reais que até você vai se esquecer que não são! 

Mas, é claro, são necessários alguns cuidados para que o jardim saia atraente e com classe. Neste artigo, você vai descobrir alguns pontos que precisa saber antes de começar a fazer um jardim artificial. Confira!

1. Facilidade de manutenção

Uma das grandes vantagens do jardim artificial é a sua praticidade. Porém, isso não quer dizer que o seu espaço verde estará isento de cuidados.

Assim como qualquer móvel e objeto em sua casa, principalmente quando estão no exterior do imóvel, o jardim artificial exige alguns pequenos cuidados. Algumas plantas artificiais, por exemplo, são produzidas em materiais mais frágeis, como a seda. 

Em casos assim, a planta não pode ser molhada. Em outras palavras, não é uma boa ideia colocá-la no exterior da casa, dando preferência aos espaços internos. 

Para evitar o acúmulo de poeira, é possível limpá-las com um pano levemente úmido, tendo o cuidado para não manchar as flores artificiais. Já no caso das plantas de plástico ou silicone, apenas espanar rotineiramente já é o suficiente para livrar o seu jardim artificial da poeira.  

2. Adequação para espaços pequenos

Não se preocupe, na hora de fazer um jardim artificial, qualquer lugar serve. Sabe aquele cantinho na janela ou até o quintal que você gostaria de colorir? Mesmo esse espaço pequeno é perfeito para colocar algumas flores. O segredo está em acertar o material da planta. 

Como dissemos, alguns materiais não podem ser expostos à chuva. Outros podem desbotar com a luz constante do sol. Para evitar ambos os problemas, opte por plantas artificiais de materiais resistentes e impermeáveis, como o silicone.

3. Modelos para fazer um jardim artificial ainda mais realista 

E as plantas de silicone não dão apenas um show de resistência, mas também de beleza. Diferentes das flores de tecido ou seda, as de silicone parecem muito mais realistas. 

Na hora de fazer um jardim artificial, optar pela qualidade das plantas vai fazer toda diferença. Afinal, a ideia é de que o jardim pareça o mais real possível.

Você pode também mudar as plantas de acordo com a estação. A diversidade de modelos artificiais permite que você as altere sempre que possível. 

4. Versatilidade ao mesclar plantas artificiais e naturais

Um dos maiores segredos para fazer um jardim artificial bonito é mesclar os modelos falsos com os naturais. Algumas flores e gramíneas são resistentes e fáceis de cuidar e podem complementar a área com um visual mais realista. 

O importante é se atentar para as necessidades das plantas e flores naturais. Algumas delas exigem poucos cuidados, mas não podem ser expostas ao sol, por exemplo. 

Nesses casos, elas podem ser colocadas num pequeno espaço verde em área coberta ou até dentro de casa. Já pensou em fazer um jardim artificial usando esse recurso na sala ou cozinha, por exemplo? 

5. Perfeição para vasos ornamentais e pedras decorativas

Com os vasos certos e pedras decorativas, até a varanda da casa pode virar um belo jardim. Uma opção é usar grama sintética e completar o visual com as pedras e os vasos ornamentais. 

Se você gosta de um estilo mais clássico e elegante, essa é a maneira perfeita de transformar o local na hora de fazer um jardim artificial. Esses vasos podem receber algumas plantas falsas, como também pequenas gramíneas. 

E aí, está pronto para fazer um jardim artificial na sua casa? Se você gostou dessas dicas, nos acompanhe pelo Facebook, Twitter e YouTube e fique sempre por dentro de outras novidades!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This