Dicas de Decoração

8 plantas de fácil manutenção para jardineiros iniciantes!

Escrito por quintadellarte

Cultivar plantas em casa não precisa ser tão trabalhoso quanto parece. Seja porque você não tem muito tempo livre, ou ainda não tem muita experiência, plantas que requerem menos cuidado podem ser a garantia de um belo jardim. Invista nelas para trazer um pouco de verde para o seu lar sem precisar se esforçar muito! Afinal de contas, cuidar do jardim não precisa se tornar um fardo.

Se você já tentou ter um jardim, mas não teve sucesso, talvez você estivesse investindo nas espécies erradas. Por isso, montamos uma lista com 7 plantas de fácil manutenção para você ter em casa!

1. Espada de São Jorge

A Espada de São Jorge é uma planta que, de acordo com a sabedoria popular, protege contra o mau-olhado. Por não exigir muitos cuidados, é perfeita para quem tem a vida corrida. O excesso de água pode matar sua Espada de São Jorge, então as regadas devem ser mais espaçadas. Ela deve ser cultivada em espaços de meia-sombra, apesar de tolerar bem o contato direto com o sol.

2. Lírio da Paz

O Lírio da Paz tem um florescimento que dura o ano inteiro, sendo ideal para ambientes internos ou de meia-sombra, uma vez que a exposição direta ao sol pode queimar as suas folhas. Por se dar bem com iluminação artificial é uma ótima opção para cultivar dentro de casa.

3. Antúrio

O Antúrio deve ser cultivado na sombra ou meia-sombra. A recomendação é evitar a exposição direta ao sol e regá-lo cerca de duas vezes por semana. É uma planta de grande durabilidade, que pode ser podada a cada dois anos para retirada de folhas velhas.

4. Begônia

Begônias são flores que suportam o clima tropical, o que aumenta a sua durabilidade nos jardins brasileiros. Elas gostam de sol, podendo ser cultivadas tanto em canteiros quanto em vasos. É importante podá-las uma vez por ano, perto da primavera, e remover suas flores mortas sempre que possível.

5. Suculenta

Suculentas são fáceis de manusear e costumam se adaptar a qualquer ambiente. Toleram muito bem o sol e, hoje em dia, as pessoas estão abusando da criatividade para compor vasos usando diferentes suculentas. Misturar várias espécies, de diferentes tamanhos, dará um charme extra ao seu jardim.

6. Cacto

Os cactos são conhecidos por sua resistência, o que os torna fáceis de cuidar. É possível encontrá-los em diferentes tamanhos, tornando-os ideais para decorar desde jardins externos até a sala de casa. Eles devem ser regados com um grande espaçamento de tempo e gostam muito de sol e luminosidade, então invista em localizações onde ele poderá ter seu banho de sol.

7. Pleomele

Ideal para áreas externas ou espaços internos com boa iluminação, a Pleomele é uma planta tropical. Sendo assim, não se dá muito bem com frio e gosta de umidade. Ela pode ser plantada em canteiros ou vasos, e o importante é evitar sua exposição direta ao sol.

8. Rosinha-de-sol

A rosinha-de-sol, é uma planta muito versátil, fica ótima tanto em vasos quanto em canteiros. Perfeita para quem gosta de flores, mas não tem muito tempo para dedicar a elas. O ideal é que ela receba sol, precisando ser regada com mais frequência apenas quando o tempo estiver muito quente. Além de tudo isso, a rosinha-de-sol é comestível, com um sabor que se aproxima do espinafre!

Viu como é possível escolher lindas plantas de fácil manutenção? Dessa forma, é possível montar o seu primeiro jardim e mantê-lo saudável sem precisar se estressar com isso. Já escolheu quais plantas você quer ter em casa? Confira também 5 dicas para começar o seu jardim!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This