Dicas de Decoração

Arte em ferro fundido: como decorar a sua casa?

Arte em ferro fundido
Escrito por quintadellarte

O poeta russo Vladimir Vladimirovich uma vez disse que “A arte não é um espelho para refletir o mundo, mas um martelo para forjá-lo” e ele não poderia estar mais correto. Além do martelo, é claro, existem outras ferramentas e métodos para “forjar” o mundo por meio da expressão artística, como a arte em ferro fundido.

As esculturas e os móveis em ferro dão um toque de rusticidade em qualquer decoração, deixando o ambiente estiloso e arrojado. Além disso, as mobílias feitas em ferro têm um ótimo custo-benefício, uma vez que são campeãs em resistência e durabilidade (e não são tão caras quanto as de madeira nobre, por exemplo).

Ficou curioso para saber mais sobre essa arte? Então continue a leitura e descubra tudo sobre o assunto! Vamos lá?

O que é e como se fabrica ferro fundido?

Antes das dicas de decoração com móveis e objetos em ferro fundido, é interessante explicarmos o que é essa técnica e como se dá o processo de fundição. Entenda a seguir.

Definição de ferro fundido

O ferro fundido é caracterizado por uma liga de carbono e ferro chamada de ferro-gusa, que contém altos teores de silício em sua composição. A diferença entre o ferro fundido e o aço está na porcentagem de carbono, que, no caso do aço, varia entre 0,008% e 2,11%, um teor menor que o do ferro fundido, que é de 2,11% até 6,67%. 

Mas, o que esses números querem dizer? Simples: por ter menos carbono, o aço resiste a uma maior pressão sem que haja deformidade ou fratura na peça. Já o ferro fundido é mais “frágil” e, portanto, mais maleável e mais facilmente moldável às variadas formas.

Processo de fundição

A obtenção do ferro fundido acontece por meio de dois tipos de forno, o forno cubilô (um forno de fusão que derrete a carga metálica ao utilizar um combustível sólido como fonte de calor) e o forno elétrico.

A partir disso, podem ser fabricados três tipos de ferros fundidos:

  • cinzento (o mais comum e mais barato);
  • branco (mais utilizado em peças que tenham alta resistência à abrasão)
  • nodular (mais resistente e mais parecido com o aço).

Para a fabricação de objetos decorativos e móveis, tanto o cinzento quanto o nodular são igualmente utilizados.

Como utilizar o ferro fundido na decoração?

Agora sim podemos ir para a parte que mais interessa: a decoração dos ambientes com essa arte tão fascinante! Confira onde e como colocá-los!

Na sala de estar

Nesse cômodo, o ideal é apostar num mix de materiais, como racks de madeira (de preferência aquelas com aspectos rústicos), sofás em materiais que imitam couro e aparadores com estruturas de ferro e tampo de pedras naturais (mármore/granito) ou vidro.

Para enfeitar esse ambiente, a dica é abusar dos objetos em ferro fundido, como luminárias e esculturas (tanto de chão quanto de parede ou apoio). Existe uma infinidade de opções que podem se adequar a todos os gostos e estilos pessoais.

Na cozinha

Pode-se utilizar, nesse ambiente, fruteiras em ferro fundido, porta temperos e paneleiros rústicos que podem ficar expostos em prateleiras também de ferro. Caso a cozinha tenha uma ilha, acima dela poder haver uma estrutura suspensa grudada ao teto com tela de ferro, sendo utilizada para pendurar todo o tipo de utensílios domésticos.

Além disso, em vez de banquetas comuns, apostar em cadeiras com encostos de ferros românticos que lembram flores também é uma ótima opção para decorar a sua cozinha!

Na sala de jantar

É claro que as mesas de ferro não podem faltar, não é mesmo? Existe uma infinidade de modelos, como as com tampo de madeira, vidro ou mármore.

As mesas e cadeiras com estrutura em ferro envelhecido ou em tons de dourado ou ouro, contudo, parecem ser a “queridinhas” dos que apreciam esse tipo de decoração.

Nas escadas

Uma tendência cada vez mais forte é a utilização de corrimãos em ferro fundido com aspectos românticos e em arabescos. Outra forma de decorar a escada é, na parede, afixar candelabros de ferro com lâmpadas que imitam velas.

Nos quartos

Ter camas com estruturas e cabeceiras de ferro é quase uma “obrigação” para os amantes da arte em ferro fundido. As de estilo provençal são as mais visadas, elas podem ser acompanhadas por dois criados-mudos rústicos feitos de ferro.

No banheiro

Nos banheiros e nos lavabos, pode-se utilizar um suporte de ferro apoiando uma cuba da mesma cor. Também é possível colocar, acima do vaso sanitário, um armário vazado de ferro fundido com moldes arabescos e prateleiras de vidro. Fica um luxo só!

Além disso, é possível optar por uma moldura do espelho também em ferro, deixando o cômodo muito mais sofisticado e romântico ao mesmo tempo!

No entanto, é preciso ter um certo cuidado com a oxidação desses materiais em locais com alta umidade e submetê-los, periodicamente, a tratamentos preventivos.

Nos ambientes externos

Há inúmeras opções para mobiliar e decorar sacadas, varandas, quintais, decks etc. com ferro fundido. Os bancos de ferro com estofados móveis das mais variadas estampas, no entanto, parecem ser unanimidade.

As mesinhas redondas e altas de ferro com linhas finas e entrelaçadas, juntamente com as cadeiras do mesmo modelo, também são bastante utilizadas.

Outras peças decorativas com alto índice de adesão são os jardins suspensos com estruturas de ferro e os chafarizes nos mais diversos formatos, que dão um charme inigualável a qualquer espaço externo. 

É preciso, novamente, tomar cuidado ao regar as plantas e no momento do manuseio do chafariz, para não molhar demais as estruturas, pois, mesmo com tratamento especial, elas ainda correm o risco de oxidar se forem expostas à umidade em demasia.

Como visto, existe um mar de possibilidades para enfeitar sua casa com arte em ferro fundido, e a boa notícia é que essas peças são fáceis de ser encontradas tanto em lojas físicas quanto em ateliês virtuais.

E então, gostou do artigo? Achou as dicas úteis? Se quiser ver opções belíssimas e sofisticadas de adornos em ferro fundido, entre agora mesmo em nosso site e se encante com as nossas peças!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This