Dicas de Decoração

Como montar um jardim de inverno? Conheça 5 dicas incríveis

Escrito por quintadellarte

Muito utilizado em projetos arquitetônicos e decorativos, os jardins de inverno são uma forma criativa de trazer o verde para dentro de casa. O que antes era um espaço para recreação e lazer na estação mais fria do ano, hoje se tornou um elemento estético que traz diversos benefícios para o ambiente, como iluminação natural e um contato mais próximo com a natureza.

O problema é que muita gente não sabe por onde começar a montar esse espaço tão aconchegante e convidativo  afinal, são muitos pontos para se levar em conta. Para ajudar você a criar sua própria área verde, listamos aqui algumas dicas práticas de como montar um jardim de inverno. Continue a leitura e prepare-se para começar o seu!

Como montar um jardim de inverno?

Para que o processo de montagem seja o mais organizado possível, resultando em um jardim bonito e elegante, é preciso ter em mente um fluxo de ideias  ou seja, um passo a passo de tudo que será feito no local.

Nesse momento, você pode contar com ajuda profissional de um arquiteto e/ou paisagista ou colocar você mesmo as mãos na massa. Vale lembrar que um profissional é capacitado para enxergar todas as necessidades e limitações do local, bem como propor quais espécies de plantas elevarão o jardim a outro patamar.

Porém, se você quer incorporar o estilo DIY (“Do It Yourself”, ou “faça você mesmo”, traduzido do inglês), explicaremos aqui cada etapa desse fluxo de ideias. Dessa forma, você não se esquece de nada e consegue montar o seu jardim de inverno rapidinho e sem dor de cabeça!

Escolha o local

Apesar da versatilidade do jardim de inverno, é preciso cautela na hora de escolher o local onde ele será montado. É preciso optar por um lugar que receba luz solar (mesmo que de forma indireta), que seja de fácil acesso e que se destaque do restante do ambiente.

Espaços como salas de estar, corredores, quartos, banheiros e até vãos embaixo de escadas são ótimas sugestões. Assim, os cômodos são complementados e recebem um pouco mais de vida.

Prepare a terra

Um das maiores vantagens do jardim de inverno é que você não precisa de um espaço grande para criar o seu. É possível ter um jardim vertical, colocar suas plantas em vasos de diferentes estilos e alturas, expostos ou submersos, ou ainda tê-las plantadas diretamente no solo. Independentemente da escolha, porém, é necessário preparar bem o local.

Uma camada impermeabilizante deve ser realizada para impedir que a umidade e excesso de água não danifiquem os revestimentos e estruturas ao redor. Deve haver também um sistema de drenagem eficiente para as espécies, solo fértil e portas de vidro caso o jardim seja fechado.

Escolha as plantas

A escolha das plantas para o seu jardim de inverno deve ser feita de acordo com sua disposição para cuidar dele e das características do lugar. Afinal, de nada adianta você ter plantas que exigem regas frequentes e podas regulares se você não tem tempo para essas ações, não é? O mesmo vale para plantas que precisam de luz direta: se o seu jardim é interno e não conta com esse fator, não invista nessas espécies.

Algumas plantas comumente utilizadas nesse espaço são: zamioculca, palmeira ráfis, palmeira areca, antúrio, jiboia, lírios, bromélia, boca-de-leão, calêndula, babosa, pleomele, cactos e suculentas no geral, árvore da felicidade, fícus, costela-de-adão, espada-de-são-jorge, palmeira chamaedórea etc.

Vale lembrar também que algumas espécies são tóxicas para humanos e animais, então, se você tiver crianças e animais de estimação em casa, o cuidado deve ser redobrado!

Escolha os móveis

O jardim de inverno não precisa ser apenas um espaço para contemplação visual. Ele também pode promover um espaço de leitura, relaxamento, conversa com amigos e até um cantinho para pequenas refeições. Para isso, a escolha dos móveis também exige atenção.

Foque em peças leves e que não vão deixar o jardim sem harmonia: lembre-se que a intenção é destacar o jardim, e não os móveis. Invista em mobílias de madeira sem muitos tratamentos e em peças de ferro ou aço. Se for colocar alguma superfície estofada, dê preferência para os tecidos de fibras naturais, como linho e algodão cru. Solte a imaginação com redes de balanço, cadeiras, bancos e pequenas mesinhas.

Decore o jardim

Por fim, um passo importante é decorar o seu jardim de inverno. Aqui, vale resgatar sua criatividade e personalidade para que o espaço tenha o seu estilo e fique ainda mais aconchegante!

Utilize pedriscos e pedras de diferentes cores para delimitar uma área, fazer um pequeno caminho ou criar um padrão. Pendure arandelas e outras fontes luminosas, como velas e pequenos postes, para enriquecer ainda mais esse espaço durante a noite. Instale uma fonte ou pequeno chafariz para trazer toda a calma que o ambiente pede.

Também pode-se colocar lindas estátuas ou esculturas para valorizar tudo. Disponha pequenos decks de madeira para levar a algum lugar de destaque e utilize cascas de árvore para dar aquele toque especial. Outra ideia é expor espelhos e cristais para dar um ar místico ao local.

Quais são os cuidados necessários para uma boa manutenção?

Após escolher as plantas adequadas para o espaço, é importante ter em mente alguns pontos para manter o seu jardim de inverno sempre bonito. Portanto:

  • regue sempre que necessário;
  • aplique fungicidas para evitar o aparecimento de fungos;
  • busque soluções para evitar o desenvolvimento de mosquitos transmissores de doenças em fontes, chafarizes e locais com água limpa parada;
  • pode regularmente;
  • remova folhas mortas;
  • adicione fertilizantes naturais para extrair o máximo de beleza das plantas.

Tornando essas tarefas parte da rotina, você terá um jardim sempre bonito e elegante. Ter a natureza mais perto é sinônimo de qualidade de vida e bem-estar, e se você não tem um grande espaço ou quintal, o jardim de inverno pode ser uma ótima alternativa para ter uma área verde nos ambientes do jeito que você sempre sonhou!

Agora que você entendeu como montar um jardim de inverno, que tal continuar acompanhando outras dicas e novidades para inspirar a decoração da sua casa? Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This