Dicas de Decoração

Como montar um jardim nas janelas de casa?

Escrito por quintadellarte

Você pode utilizar suas flores e plantas tanto na decoração quanto para criar um cantinho verde dentro de casa. Além disso, cuidar de um jardim pode ser uma boa forma de se livrar do estresse diário com uma atividade prazerosa.

Um lugar que pode abrigar um lindo jardim sem ocupar espaço é a janela. Mas como acertar na montagem e na escolha das espécies? A seguir, você vai saber como montar um jardim na janela de casa. Confira!

Escolha as espécies corretas

O primeiro passo para montar um jardim na janela é escolher as espécies que serão plantadas. Para acertar na escolha das plantas, você deve observar a incidência de sol da sua janela, já que algumas espécies precisam de mais luz do que outras.

Para janelas que recebem bastante sol o ideal é apostar nas suculentas, cactos, jasmim, rosa, begônia, onze horas, girassol, manjericão e orégano, por exemplo.

Já para as janelas que recebem menos luz solar, você pode apostar nas espécies como samambaias, bromélias, lírio do brejo, brinco-de-princesa e antúrio.

Lembre-se também de que plantas de região fria sofrem no verão e podem morrer com o calor excessivo — e vice-versa. Portanto, escolha plantas de acordo com o clima da cidade em que você mora.

Outro ponto consiste em pesquisar se as espécies escolhidas podem dividir o mesmo espaço, já que algumas devem ter o seu próprio vaso.

Escolha o vaso adequado

A escolha do vaso é outro fator que vai determinar o sucesso de um jardim nas janelas, afinal, ele é responsável por acomodar as plantas da melhor maneira possível.

Procure saber sobre o tamanho das raízes de cada espécie que você escolher. Se a raiz da planta crescer demais e você escolher um vaso pequeno, isso pode prejudicar a espécie.

Aposte também nos vasos com furos na parte inferior para facilitar o escoamento da água, o que evita o apodrecimento das raízes. Os materiais mais indicados são o plástico, argila, cerâmica e madeira, dependendo do tipo de planta.

Faça a montagem do vaso

Com as espécies e os vasos escolhidos, é hora de montar o seu jardim. Comece limpando o vaso com um pano umedecido em álcool e deixe-o secando. Feito isso, crie uma camada de drenagem, responsável por evitar que haja acúmulo de água no fundo do vaso,

A drenagem pode ser feita com argila expandida, cacos de telha ou pedaços de vasos de barro. Dependendo do tamanho do seu vaso, você pode usar até três dedos do material.

Em seguida, coloque uma manta de drenagem que vai impedir que a terra se misture a essa camada. Depois, cubra-a com substrato ou terra vegetal. Para escolher, você deve pesquisar qual o composto ideal para suas plantas.

Por fim, você deve retirar a planta do recipiente em que ela veio, cuidando para não danificar as raízes. Posicione a plantinha no vaso e complete com terra ao redor.

Regue corretamente o jardim na janela

Os jardins nas janelas precisam de alguns cuidados para que se mantenham sempre bonitos. Por isso, cuide da quantidade de rega de acordo com tipo de planta.

Enquanto as que ficam muitas horas expostas ao sol devem ser molhadas até três vezes por semana, aquelas que ficam mais tempo à sombra podem receber água uma vez a cada sete dias.

Algumas espécies, entretanto, como as suculentas e os cactos, devem ser regadas com pouca água, mesmo expostas ao sol.

Observe o aspecto das plantas

Observe sempre suas plantas e remova folhas secas, além de fazer a limpeza de poeira e de outros resíduos com um pincel macio. Se surgirem ervas daninha, retire-as com cuidado,

Também fique atento ao aparecimento de pragas que podem ser notadas por meio de folhas comidas ou qualquer aspecto diferente em suas plantas. Nesses casos, você vai precisar utilizar um produto específico para se livrar do problema.

Saber como montar um jardim na janela vai ajudar você a criar um lugar especial para suas plantas e deixar sua casa mais bonita. Que tal começar agora? Aproveite e compartilhe esse post nas suas redes sociais!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This