Datas comemorativas

Como os detalhes podem transformar um projeto de decoração?

Escrito por quintadellarte

Uma casa bem decorada exige acabamentos de qualidade, revestimentos de cores harmônicas e móveis bonitos e funcionais. Mas se o seu objetivo é garantir um lar aconchegante e cheio de personalidade, a atividade não para por aí! É preciso incluir também detalhes especiais no projeto de decoração.

Alguns objetos são capazes de transformar completamente o ambiente, e por isso não devem ser ignorados na hora de finalizar a decoração da casa. Quer entender como dar aquele diferencial para o seu espaço? Confira 5 dicas de detalhes para conseguir um resultado único! 

Inclua esculturas e estátuas no seu projeto de decoração

Esses objetos têm muito potencial na decoração, pois conseguem criar ambientes personalizados, sofisticados e cheios de estilo. Uma escultura ou estátua se torna o destaque do local que ela decora. Essa característica é vantajosa, mas exige cuidado.

O fato de chamar a atenção requer cautela na hora de colocar uma peça dessas no cômodo. Não há necessidade de preencher o espaço com muitos outros elementos, principalmente se a estátua for grande. Portanto, deixe ela brilhar sozinha para que o ambiente não fique carregado.

Quando bem utilizado, o aspecto marcante desse objeto pode ser uma grande vantagem, já que uma escultura se destacando em um cômodo com poucos itens compõe uma decoração clássica e elegante. Para quem não tem tempo de escolher diversos objetos, encontrar um que cause impacto suficiente para decorar o local facilita o processo. 

As possibilidades de formas e materiais são infinitas. As estátuas podem ser abstratas ou representarem algo do seu agrado, e é possível até mesmo adquirir obras de arte para complementar a decoração. Quanto à matéria prima, é possível escolher entre madeira, mármore, pedras, aço, entre outros. 

A versatilidade continua na hora de escolher o local que será ornamentado com a peça. Elas ficam bem dentro ou fora de casa: salas, escritórios e até os quartos ganham sofisticação com as esculturas e estátuas adequadas. Já os jardins ficam com mais vida se uma escultura for combinada à vegetação. 

Aposte em imagens sacras

Seguindo a mesma linha das estátuas e esculturas, há também a opção de utilizar imagens e quadros de santos na decoração. Fé e arte sempre foram uma mistura bem sucedida e que criou lindas obras. Em lares de pessoas religiosas, as imagens transmitem esse aspecto da personalidade dos moradores. Elas podem ser colocadas sozinhas ou acompanhadas de oratórios, criando um espaço completo de decoração e fé.

Mas mesmo quem não é religioso pode considerar imagens como uma boa opção. A arte sacra é uma das mais antigas e tradicionais, e quem gosta do estilo barroco, rococó ou de outras estéticas que se inspiraram na fé, encontra nas imagens uma oportunidade de incluir essas referências na decoração. 

O local da casa onde a imagem será instalada vai depender do gosto do proprietário. Quem leva a fé como algo mais íntimo pode colocá-las no quarto; já aquele que gostaria de exibir a beleza de uma peça de bom gosto ou ver sua crença representada para todos vai preferir deixá-la na sala ou outro lugar de convivência coletiva. 

Traga a alegria dos vasos de plantas

As plantas trazem inúmeras vantagens para a casa, enquanto os seus vasos ainda ajudam a decorar. Com as escolhas certas, é possível até melhorar a qualidade do ar da residência, pois há vegetais que purificam o ambiente. 

Na hora de eleger a planta, é necessário analisar o espaço que elas ocuparão. Existem opções que só sobrevivem com sol pleno e, por isso, devem ser mantidas nos jardins externos, varandas ou muito próximas às janelas. Exemplos: roseiras, bougainvilles, azaleias, flores em geral, árvores que dão frutos, cactos e agaves. 

Em contrapartida, há as plantas que vivem bem na sombra ou meia-sombra e podem ser cultivadas nos ambientes internos e compor a decoração de salas, cozinhas, escritórios e até banheiros. Entre elas, estão as samambaias, a jiboia, o lírio da paz, o antúrio e as peperômias. Antes de decidir o vegetal de cada ambiente, pesquise suas condições de cultivo. 

Após escolher as espécies de plantas que vão povoar a casa, é hora de combinar o vaso. Tudo depende do destaque que você quer dar para o vegetal. Se quiser que a planta seja a estrela, opte por uma peça mais simples, mas, a atenção maior for para o vaso, coloque um cachepô elaborado para que ele decore o local. 

O modelo do vaso também deve combinar com o estilo de decoração do cômodo. Ambientes rústicos pedem itens de madeira, de vime ou palha, já os locais de inspiração industrial são mais valorizados com vasos de cimento ou cobre e, se a referência for minimalista, vidro ou resina atende bem. E, lembre-se: além do material, as cores escolhidas também precisam harmonizar com os demais objetos do local.

Aproveite a tranquilidade das fontes

Assim como as plantas, as fontes possuem dupla função na casa: elas decoram e também têm funcionalidade terapêutica, já que o barulho da água e o seu movimento são relaxantes e ajudam na meditação. 

As fontes proporcionam calma, deixam o ambiente mais aconchegante e convidativo e são peças mais econômicas e saudáveis do que se acredita. Em tempos de falta de água e proliferação de dengue e outras doenças, algumas pessoas ficam com medo de instalar esses objetos em casa, mas o receio é puro desconhecimento.

Hoje em dia, existem soluções eficientes para manter esses problemas longe de casa. Se você instalar uma bomba de água de qualidade na sua fonte, ela mantém o líquido do recipiente sempre em movimento, sem precisar de reposição. Quanto aos mosquitos, basta tratar a água com larvicidas eficazes. 

Resolvidas essas questões, é hora de aproveitar o relaxamento e o bom gosto que as fontes proporcionam. Defina o local em que o item será instalado, escolha o modelo que mais combina com o ambiente e tenha uma decoração cheia de personalidade, elegância, tranquilidade e aconchego. 

Faça a diferença com a iluminação certa

Detalhe crucial na decoração, a iluminação tem o poder de transformar completamente o ambiente. A escolha do tom e da temperatura das luzes tornam o local mais funcional (se forem brancas e frias) ou aconchegante (amarelas e quentes). 

Os pontos de luz também determinam o que vai receber o destaque na sua decoração, por isso, escolha bem onde vai instalar lâmpadas para que elas iluminem quadros, estátuas e outros objetos de forma satisfatória.

Além da claridade oferecida, as luminárias e lustres decoram por si só. Existem diversos modelos para todos os estilos. Escolha uma peça que reflita suas preferências e personalidade. Uma luminária de bom gosto pode ser o ponto alto da decoração de um cômodo. 

Agora você já conhece 5 detalhes que podem deixar o seu projeto de decoração com mais personalidade e elegância, basta escolher os itens da sua preferência e colocar a criatividade para trabalhar! Quer receber outras dicas exclusivas no seu e-mail? Assine a nossa newsletter.

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This