Dicas de Decoração

Como projetar pontos de tomadas ao reformar ou construir?

Escrito por quintadellarte

O momento de construir ou reformar requer tantas decisões que, por vezes, esquecemos detalhes importantes. Um deles é a escolha dos pontos de tomadas.

Para ser funcional, é determinante que uma casa conte com o correto posicionamento de seus elementos. Este post lhe ajudará nessa questão, explicando como definir os locais para as tomadas e garantir o conforto e a praticidade que você precisa. Confira!

Considere várias alternativas

Antes de chegar à fase de acabamento da obra, já vá considerando os locais para as tomadas. Defina as posições com antecedência, refletindo sobre os eletrônicos e aparelhos que você tem e os que quer adquirir. 

Avalie, mais de uma vez, as diferentes disposições possíveis para as tomadas e decida quais as alternativas vão atender melhor à sua família. 

Informe-se sobre os padrões adotados

É necessário considerar o padrão de tomadas do país. Não adianta escolher o tipo que mais lhe agrada se os aparelhos adquiridos têm o plugue de outra forma. O uso de adaptadores prejudica a segurança da instalação e, por isso, devem ser evitados ao máximo.

No Brasil, desde 2011, é adotado o modelo com três pinos. Respeite esse padrão nos locais onde ficarão os eletrônicos novos e, se você possuir itens antigos, é possível colocar tomadas com esse tipo de padrão próximas ao lugar onde os objetos ficarão. 

Priorize a acessibilidade

Os interruptores também precisam ser bem posicionados. Para evitar imprevistos, acender a luz deve ser a primeira coisa que você faz ao chegar à noite. Coloque esses pontos ao lado das portas. 

As tomadas também devem ser acessadas facilmente. Por isso, instale-as ao lado dos eletrodomésticos — essa disposição é bem melhor que atrás deles. Cabe ressaltar, também, que os pontos extras não devem estar obstruídos por camas, sofás e outros móveis. 

Pense sempre na segurança

Como já mencionamos, planeje bem para evitar o uso de adaptadores, extensões e gambiarras. Tudo isso aumenta as chances de ocorrer um curto-circuito. 

O posicionamento também é importante. As tomadas devem ter altura suficiente para acomodar o plugue dos aparelhos sem esticar demais os fios. Também não podem ficar muito próximas ao chão, para que não entre água durante a limpeza. Portanto, calcule essa distância.

As tomadas do banheiro precisam ficar distantes da torneira para que não respingue água.

Faça o cálculo de acordo com as suas atividades

Pense em tudo o que você vai fazer em casa e nos exatos locais dos aparelhos a serem utilizados em cada cômodo. Lembre-se, também, do seu celular e da possibilidade de usá-lo enquanto ele recarrega.

No quarto, que tal inserir uma tomada ao lado da cabeceira para o smartphone recarregar enquanto você dorme? Se for colocar abajur ou luminária, adicione mais um ponto.

Quem usa secador de cabelo ou aparelho de barbear deve incluir uma tomada no banheiro, ao lado do espelho. Na cozinha, coloque uma entrada elétrica para cada eletrodoméstico: fogão, geladeira, microondas, cafeteira, lava-louça. Não é seguro que você ligue dois aparelhos em um mesmo ponto. 

Faça o mesmo na sala, pensando em uma tomada para cada eletrônico: TV, som, DVD. Adicione outra próxima ao sofá, de forma a recarregar o celular sem precisar de extensão. No escritório, posicione mais de uma tomada para contemplar o computador e seus acessórios. 

Imagine-se na nova casa e considere todas as possibilidades antes de definir os pontos de tomadas. Seguindo essas dicas, além de bonita, o local ficará mais prático e seguro, facilitando o seu dia a dia.

Seu lar precisa de tomadas em algum lugar diferente? Comenta aqui embaixo e deixe também a sua opinião sobre o texto!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This