Datas comemorativas

Como usar ornamentos e espelhos para decoração no interior da casa

Escrito por quintadellarte

O profissional que trabalha com arquitetura paisagista precisa estar sempre por dentro das novidades disponíveis no mercado. Além disso, é necessário encontrar ornamentos bonitos, feitos com capricho e alta qualidade, de modo que possam agregar valor aos seus projetos.

Na verdade, os objetos decorativos  como espelhos, estátuas, bustos e vasos — dão o toque final à ornamentação do interior das residências e, por esse motivo, são de extrema importância. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para ajudar você a montar projetos de excelência, usando ornamentos e espelhos para decoração! Leia o post e aproveite nossas sugestões!

Use espelhos para decoração da casa

O uso de espelhos para decoração é um recurso amplamente utilizado em projetos contemporâneos e minimalistas, já que essas peças trazem beleza e modernidade ao ambiente. Contudo, qualquer que seja o estilo proposto, usá-los é uma excelente forma de decorar os espaços com elegância.

Aproveite os espelhos para ampliar os ambientes

A decoração com espelhos oferece uma série de vantagens, desde que sejam usados de forma estratégica, em determinados pontos da casa. Um efeito usado frequentemente é a sua capacidade de aumentar os ambientes, o que é ideal para locais muito pequenos, que precisam de leveza e da sensação de amplitude.

Especialmente quando usados em um dos lados da parede, cobrindo-a por inteiro, o impacto é sensacional e imediato! Além disso, como refletem a luz, são ótimos para aumentar a luminosidade da casa.

Integre o estilo da moldura ao cômodo

Um modo de usar espelhos para decoração de forma bastante original é ajustar o estilo da moldura da peça ao cômodo em que ela será posicionada. À primeira vista, esse aspecto pode parecer apenas um mero detalhe, sem tanta relevância, mas o resultado é muito interessante, já que cria maior integração do espaço.

Imagine, por exemplo, um quarto decorado de maneira clássica, com um espelho supercharmoso envolto por uma moldura vintage toda trabalhada. Com certeza, o ambiente transmitirá fielmente a atmosfera romântica idealizada no projeto.

Substitua itens de vidro por peças espelhadas

Hoje, o mercado de móveis oferece uma infinidade de peças revestidas por espelhos, nos quais geralmente o vidro está presente. São tampos de mesa de jantar e de centro, aparadores, itens de decoração e até peças inteiras em espelho, como mesinhas laterais para ocupar a sala ou acomodar objetos no quarto.

Usar essas peças na decoração é uma forma interessante de trazer modernidade e delicadeza ao ambiente. Porém, é preciso ter cuidado, pois o exagero pode comprometer toda a beleza do espaço.

Monte portas de armários espelhadas

Um recurso inteligente para ampliar quartos muito pequenos é apostar na montagem de portas de armários espelhadas. O resultado é surpreendente! A única observação que se faz necessária é que a empresa contratada deve ser muito competente e qualificada, visto que um trabalho malfeito pode fazer com que os espelhos fiquem soltos, o que, além de ser inconveniente, pode até mesmo causar acidentes.

Incremente o espelho do banheiro

Já faz algum tempo que o banheiro assumiu um status de importância nos projetos de decoração da casa e, sendo assim, ganhou várias propostas decorativas nas mostras de arquitetura, design de interiores e paisagismo pelo país afora.

Por isso, esse cômodo da casa, antes esquecido, pode e merece ser lindamente ornamentado, tanto por meio de um belo espelho quanto pelo uso de vasos decorativos, esculturas e estátuas posicionados sobre a bancada, ou em algum canto do ambiente.

Aposte em objetos decorativos

Objetos decorativos funcionam como o toque final, que eleva os projetos a um patamar de beleza e sofisticação. Dessa maneira, devem ser escolhidos com muita atenção e cuidado, de forma que possam se harmonizar com o estilo de decoração dos espaços e ainda trazer um “algo mais” que fará toda a diferença no resultado.

Invista em esculturas para ornamentar a casa

As esculturas também são peças de extrema beleza e suntuosidade, fundamentais para ornamentar a casa com requinte. Automaticamente, quando se pensa em escultura, é comum associar sua imagem à nobreza e aos tempos mais remotos, da Roma Antiga, por exemplo.

No entanto, hoje, o mercado oferece uma variedade de temas e tamanhos de esculturas para atender aos diversos tipos de decoração. Existem bailarinas, mulheres, deuses e animais, todos em forma de escultura e nos mais diferentes modelos, estilizados ou não, coloridos ou monocromáticos.

Para pessoas religiosas, ainda existe a possibilidade de personalizar a decoração com peças e imagens sacras, que representem sua filosofia de vida e a fé que possuem. Portanto, seja uma ornamentação mais clássica, ou até mesmo uma decoração ultramoderna, basta escolher uma escultura que combine com a proposta e pronto! O ambiente estará lindamente decorado!

Utilize bustos sobre mesas e aparadores

Outros objetos interessantes para decoração são os bustos e as estátuas. Muitas vezes associados à decoração externa de jardins e condomínios luxuosos, esses itens podem perfeitamente compor uma bela decoração no interior de residências.

Os bustos podem ser posicionados em mesas e aparadores, para enfeitar esses lugares que, em geral, são pouco aproveitados. No mesmo sentido, as estátuas também podem ocupar os cantos da casa que ficam ociosos e sem graça.

Naturalmente, tais itens funcionam melhor em locais que contam com um pé-direito alto e dispõem de uma área total mais ampla. Esses detalhes precisam ser analisados com cuidado, até mesmo para que as peças tenham o destaque que merecem e não funcionem como elementos poluidores do visual.

Tenha vasos decorativos em pontos estratégicos

Os vasos decorativos são objetos que nunca saem de moda e servem para ser incorporados em qualquer tipo de decoração. Eles podem, inclusive, ser usados de diversas maneiras, proporcionando múltiplos efeitos. Quando utilizados sozinhos sobre aparadores e mesas de centro, são a estrela da decoração e atraem todos os olhares.

Contudo, podem ser usados, ainda, como base para flores e plantas, formando um conjunto harmonioso de integração com a natureza. Dentre os modelos, há os clássicos, que conferem mais elegância aos locais, com suas linhas e cores suaves, e os modernos, que integram cor e beleza a ambientes contemporâneos.

Agora que já aprendeu nossas dicas sobre como usar espelhos para decoração no interior da casa, entre em contato conosco e conheça os produtos que temos para encantar você!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This