Datas comemorativas

Confira 5 dicas para montar um presépio especial no Natal deste ano

Escrito por quintadellarte

O Natal é uma das datas mais comemoradas em todo o mundo. Faz parte da tradição de muitas famílias se reunir e decorar a casa nesta ocasião especial. Dentre as diversas possibilidades de ornamentos, o presépio é um dos mais especiais, principalmente para os cristãos, porque representa a cena do nascimento de Jesus.

Um presépio bonito deixa a casa mais aconchegante para a noite de Natal, além de trazer o real significado da data. Abaixo, vamos dar dicas de como montar um presépio único e especial no seu lar.

Elementos do presépio e seus significados

Os detalhes são muito importantes na construção de uma decoração e, no presépio, devem ser valorizados, pois é uma reprodução do momento do nascimento de Jesus. A cena possui vários elementos com significados distintos, confira abaixo os principais e suas origens.

Jesus, Maria e José

São os principais componentes do presépio, não podem faltar. Os três formam a Sagrada Família, o menino Jesus, a mãe do filho de Deus, que o concebeu através do Espírito Santo, e José, esposo de Maria, que criou Jesus como seu filho na Terra.

 Manjedoura

Jesus nasceu em um local muito simples, um curral para animais, e dormiu dentro de uma manjedoura coberta de palha. Ela acomoda o Menino Jesus e representa a humildade.

Três Reis Magos

MelchiorBaltasar e Gaspar foram guiados por uma estrela até o local do nascimento do Filho de Deus. Os três presentearam Jesus com ouro, representando a realeza; incenso, que significava a fé; e mirra, simbolizando o martírio que Jesus sofreria.

Estrela de Belém

Foi ela quem guiou os Reis Magos até Jesus, portanto, foi um sinal de Deus para que os três o encontrassem. Representa a luz de Deus que orienta os caminhos.

Anjos

Os anjos anunciaram o nascimento de Jesus e representam a presença de Deus no momento do nascimento de Cristo.

Animais

Jesus nasceu em uma espécie de curral, então, os animais ajudam a compor o cenário e simbolizam a simplicidade do ambiente. Podem ser vacas, ovelhas, burros, entre outros. 

Pastores

Junto com os animais, os pastores, que trabalhavam e costumavam passar por esse tipo de local, representam a simplicidade do lugar.

Agora que você já conhece os principais elementos e o que eles simbolizam, chegou a hora de escolher as peças do seu presépio.

Dicas para montar um presépio especial no Natal

1. Escolha bem o local para montar o presépio

Esse item é um símbolo forte do Natal, então merece destaque na decoração. Escolha um local visível, onde todos tenham acesso e possam contemplá-lo. O cômodo mais indicado é a sala, por ser o espaço de confraternização da família. Uma dica é colocá-lo próximo à árvore de Natal. 

Porém, outros locais também podem valorizar o presépio ou ser o ponto de encontro da família. Um belo jardim pode ganhar um clima natalino com esse símbolo, e varandas e quintais, muitas vezes, são o local eleito para reuniões e jantares.

2. Defina o tamanho com cuidado

Quanto ao tamanho, vai depender do cômodo. Se o local for muito grande, um presépio pequenininho vai passar despercebido, então, invista em um modelo maior. Já casas e apartamentos muito pequenos precisam de itens proporcionais, modelos menores, com menos elementos e peças pequenas.

Se você não possui espaço, pode optar por poucos personagens, só os mais essenciais. Coloque apenas Jesus, Maria e José e acrescente outros se couber. Apesar de simples, o Natal estará bem retratado.

3. Ordene os personagens corretamente

Na hora de colocar todos esses itens juntos surgem muitas dúvidas de como montar. A dica é começar pelos personagens principais: o Menino Jesus deve ficar no centro do presépio, ganhando destaque e, claro, em cima da manjedoura. Maria e José ficam bem próximos, um de cada lado, valorizados. 

A estrela de Belém deve ser posicionada no local mais alto. Se o seu presépio tiver uma estrutura como uma cabana ou gruta, o símbolo pode ficar no telhado ou posicionada em qualquer lugar acima. Os anjos observam a cena atrás da família ou em cima dela. 

Já os Reis Magos costumam ser posicionados se aproximando da família, enquanto os animais e os pastores povoam o resto do espaço, em volta dos outros personagens. É importante que nenhum elemento tampe o outro, principalmente Jesus, Maria ou José, que devem ser o centro das atenções.

4. Adquira bons itens

O presépio é um componente importante da decoração de Natal. Diante disso, o ideal é que seja escolhido com cuidado. Assim como a árvore, é um dos principais itens e merece um investimento maior do que outros objetos ornamentais. Para valorizar bem o seu, escolha produtos de qualidade.

O mercado disponibiliza os personagens e a manjedoura em diversos materiais: madeira, gesso, cerâmica, biscuit, entre outros. É importante que os elementos conversem com a decoração da casa. Se o seu ambiente é clean e minimalista, o presépio deve acompanhar esse estilo, mas se o seu cômodo é rústico, os itens podem ter esse tipo de estética.

Além de ser feito com um bom material, é necessário que o presépio seja bem pintado, os rostos dos personagens precisam estar nítidos e bem-feitos, assim como suas roupas e outros detalhes. Itens mal confeccionados podem detonar sua decoração de Natal. As cores também devem ser bonitas, harmonizar entre si e com o resto do ambiente.

5. Descubra quando montar e desmontar

É importante saber o momento ideal para inserir a decoração de Natal e o presépio na casa. A montagem pode ser feita até 15 dias antes do Natal, dependendo da programação da família. Os católicos costumam respeitar o tempo do advento e organizar o presépio no primeiro domingo deste período, o dia cai cerca de um mês antes do Natal. 

Já a desmontagem, segundo os costumes católicos, deve ser feita após o dia de reis, 6 de janeiro, data em que Jesus teria recebido a visita dos Três Reis Magos.

Com estas dicas, montar o presépio vai agregar beleza, aconchego e fé ao seu lar e deixar o clima natalino muito mais intenso. Agora que você já conhece os principais itens, como e quando arrumá-los, é hora de usar a criatividade e escolher um modelo que seja a cara da sua família.

Quer receber mais conteúdo sobre decoração? Assine a nossa newsletter agora mesmo!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This