Datas comemorativas

Conheça os elementos do Vastu Shastra e saiba como aplicar na decoração

elementos do Vastu Shastra
Escrito por quintadellarte

A qualidade de vida e o bem-estar estão diretamente relacionados a uma boa decoração e construção de uma casa feliz. Afinal, sentir-se bem e confortável onde você mora é fundamental para desenvolver uma vida repleta de bons momentos, não é mesmo?

Uma excelente forma de criar uma decoração de qualidade, que alinhe equilíbrio espiritual e harmonização do ambiente, é investir na técnica Vastu Shastra.

Neste post, separamos algumas informações para você montar seu espaço de acordo com a ciência do bem-viver. Continue lendo para saber mais!

O que é Vastu Shastra?

Como dissemos, a Vastu Shastra é bastante conhecida como a “Ciência do Bem-Viver”. Ela é uma técnica védica originada da filosofia hindu, utilizada na Índia por mais de cinco mil anos. Com o intuito de equilibrar as energias do ambiente, ela proporciona uma melhora na vida espiritual, física, energética e material de quem a utiliza.

O seu sustento principal está nos cinco elementos da natureza, que proporcionam forças para equilibrar o ambiente, interligando o corpo, a mente e o espaço e trabalhando harmoniosamente com outras forças naturais, como a gravidade, a energia solar e a magnética.

Em outras palavras, a técnica tem como princípio a constituição dos corpos e ambientes, como a união dos cinco elementos básicos que compõem todo o universo. Dessa forma, ela afirma que existe uma ligação, ainda que sutil, entre o corpo humano e o local de trabalho e moradia — daí a importância de desenvolver uma decoração que considere seus elementos básicos.

Mas, afinal, quais são esses elementos? Para facilitar a compreensão, listamos cada um deles abaixo, com uma breve explicação:

  • akasha: refere-se ao espaço ou vácuo, relacionado às atitudes espirituais e intelectuais;
  • vayu: refere-se ao ar e aos elementos gasosos, apresentando o movimento como aspecto principal;
  • agni: representa o fogo e a energia, normalmente associada a altas temperaturas e ao calor extremo;  
  • jala: refere-se à água ou líquidos, transmitindo tranquilidade e repouso;
  • bhumi: refere-se à terra e aos sólidos, trazendo a materialidade para o ambiente.

Cada um desses elementos apresenta diferentes dinâmicas que podem — e devem! — ser exploradas no seu ambiente para trazer harmonia e prosperidade. Dessa forma, se bem desenhada, a casa reflete saúde, riqueza, felicidade e mais facilidade nas relações familiares, muito similar ao Feng Shui.

Como ela pode ser aplicada na decoração?

Como você já percebeu, a técnica hindu é muito bem-vinda nas decorações contemporâneas. Para que a harmonização seja possível, é preciso fazer pequenos ajustes nos hábitos diários e da disposição dos objetos e móveis.

Para a técnica, é fundamental alinhar as paredes e os limites do terreno com os eixos Norte-Sul e Leste-Oeste não magnéticos, optando por formas quadradas ou retangulares para a construção. Com isso, é possível dispersar as energias estagnadas de forma benéfica.

No entanto, nos casos em que não é possível fazer a alteração estrutural, como casas alugadas, o indicado é apostar em elementos externos decorativos que produzem beleza e harmonia alinhados ao campo magnético do ambiente.

Abaixo, separamos algumas dicas para você investir. Confira!

Evite televisão no quarto

Os aparelhos eletrônicos emitem ondas magnéticas que interferem na movimentação benéfica da energia. O quarto, por ser um espaço de descanso e relaxamento, precisa estar livre de qualquer influência maléfica. Por isso, evite a televisão, ok?

Tenha cuidado com o uso dos espelhos

Para a tradição Vastu Shastra, os vidros e espelhos precisam estar direcionados para as direções norte ou leste, para facilitar o equilíbrio energético. Uma excelente dica é evitar o seu uso na cozinha, para manter a harmonia entre as energias.

Espalhe quadros da família feliz

Por fim, outra forma de trazer a técnica hindu é escolher quadros que mostrem a sua família feliz pela casa, para exaltar a alegria e fortalecer os laços familiares.

Você percebe que a decoração Vastu Shastra é capaz de transformar o seu modo de vida? Além de trazer elementos únicos para o ambiente, ela consegue alinhar as energias e oferecer equilíbrio para todas as áreas da sua vida.

E aí, gostou do artigo? Que tal conhecer mais sobre o universo zen na decoração de jardim? Boa leitura!

 Conheça nossas redes sociais aqui!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This