Dicas de Decoração

Cuidados com o jardim e a área externa: porque são importantes?

Escrito por quintadellarte

Muitas vezes, em meio a rotina agitada das cidades, sentimos falta de um cantinho verde e que seja capaz de nos proporcionar tranquilidade e bem-estar. Por esse motivo, os espaços na área externa vem sendo cada vez mais valorizados por quem busca mais qualidade de vida.

Para que o resultado seja realmente encantador, você terá que seguir alguns cuidados básicos e diários. Afinal, tanto as plantas quanto os demais objetos decorativos precisam de atenção e manutenção para transmitirem beleza e alegria. Em outras palavras, é preciso dedicação para desfrutar dessas vantagens!

Pensando nisso, listamos aqui todos os cuidados com o jardim necessários para investir em um ambiente natural. Acompanhe!

Saiba a importância de cuidar do jardim

Ter um jardim em casa pode proporcionar muitos benefícios. Além de uma beleza exuberante, esse espaço funciona como um verdadeiro remédio contra o estresse, ansiedade e demais distúrbios causados por quem tem a agenda cheia. Com a calma e a alegria das plantas e flores, você terá mais um espaço para relaxar, aproveitar os finais de semana e, inclusive, receber convidados.

Contudo, para usufruir de todas essas vantagens, é importante se dedicar à manutenção com regularidade. Isso envolve a escolha das plantas certas para o seu espaço, cuidados com o solo e a limpeza regular, tanto das folhas secas quanto dos objetos decorativos, como é o caso das estátuas, fontes, vasos e esculturas.

O segredo para o sucesso da sua área verde é a preservação e a conservação. O que isso significa? Todas essas medidas são extremamente necessárias para que você evite problemas futuros na estrutura do jardim. Afinal, com um solo comprometido, por exemplo, você dificilmente terá espécies saudáveis e o charme das folhagens deixará a desejar.

Então, nada melhor do que caprichar nos cuidados com o jardim e garantir um visual incrível! Vamos começar?

Escolha as plantas certas

O primeiro passo é escolher as plantas ideais para o seu jardim. Antes de usar qualquer espécie no espaço, verifique as características e necessidades de cada uma delas.

Se a sua área é bastante iluminada, as melhores opções são as lavandas, melissas, rosas e demais vegetais folhosos. Por outro lado, caso o local tenha muita sombra, é melhor optar por samambaias, tulipas, hortênsias ou violetas.

Identifique também a diferença entre as flores perenes e as anuais. As primeiras possuem um ciclo de floração mais curto, mas florescem todos os anos sem que você precise realizar uma nova plantação. Já as anuais precisam ser plantadas todos os anos, porém, proporcionam flores durante todo o verão.

Considerando esses detalhes, você terá mais facilidade na manutenção e o seu resultado será ainda melhor!

Preste atenção nas regas

Agora que você já escolheu as plantas perfeitas para a sua área, é o momento de prestar atenção às regas. A dica de ouro é regar o jardim sempre no período da manhã. Isso porque, quando molhamos as plantas a partir do meio-dia, as chances de a água evaporar são muito maiores. Já à noite, a água permanece na superfície por mais tempo, facilitando o surgimento de fungos.

Evite regas em excesso. Molhe as suas folhagens sempre que for necessário. Mas como saber o momento certo? A necessidade varia de acordo com a espécie, mas o melhor caminho é verificar se o solo encontra-se seco ou úmido. Se as folhas estiverem com um aspecto murcho, é sinal de que estão precisando de água.

Invista na manutenção de estátuas

Além das plantas, é importante se dedicar à manutenção da decoração do seu jardim. Estátuas e esculturas precisam de limpeza regular para evitar corrosão, manchas ou demais problemas de conservação.

A sua peça é de pedra? Elimine a sujeira com uma vassoura e, em caso de lama, use uma mangueira para a higienização. Para estátuas ou esculturas em mármore, o indicado é o uso de um pano limpo ou uma escova suave. Se houver lama, use uma mistura de água e sabão neutro e, em seguida, faça o enxágue com água morna ou quente.

Gostou das nossas dicas sobre a importância de manter os cuidados com o jardim? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais e deixe os amigos por dentro do assunto!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This