Datas comemorativas

5 curiosidades sobre arquitetura que ninguém nunca te contou

curiosidades sobre arquitetura
Escrito por quintadellarte

O trabalho de um arquiteto é algo mágico e fascinante, e como em todas as artes, algumas das obras mais famosas possuem singularidades que certamente você não conhece.

Pensando nisso, separamos aqui 5 curiosidades sobre arquitetura que ninguém nunca te contou — itens que vão desde o valor de algumas construções, fatos históricos relacionados e até inovações de materiais e projetos. Acompanhe!

1. Bahrain World Trade Center

O Bahrain World Trade Center, localizado em Manama é uma das construções mais fascinantes do mundo moderno. Com suas torres geminadas de 240 metros de altura, ele deixa todos de queixo caído.

Além da sua grandiosidade, a obra foi uma das primeiras a usar turbinas eólicas integradas no projeto. As três turbinas estão localizadas entre as duas torres e geram cerca de 15% da eletricidade consumida pelo complexo. E para a surpresa de muitos, elas só custaram 3% do orçamento total da construção, um equivalente a US$4,5 milhões.

2. A “Parede Funil”

O Neustadt Kunsthofpassage é um bairro artístico em Dresden, na Alemanha, e conta com uma das atrações mais incomuns da arquitetura desse distrito estudantil: a parede funil.

Desenhada pelos artistas Annette Paul, Christoph Roßner e André Tempel, ela nada mais é que uma parede coberta com cerca de 12 funis e várias calhas e canos nos mais diversos formatos, recobrindo toda a fachada do imóvel. Quando a chuva cai, esse sistema de drenagem transforma-se em um belo instrumento musical. Não é incrível?

3. Igreja de Nossa Senhora da Candelária

A Igreja de Nossa Senhora da Candelária é uma das obras mais famosas do Brasil e do Rio de Janeiro. Com todas suas imagens de santos e arte sacra, ela é palco de casamentos e celebrações e tem seu nome associado a dois fatos: o Comício da Candelária e a Chacina.

Porém, uma das coisas mais curiosas está relacionada à entrada da catedral. Como sua fachada é voltada para a Baía de Guanabara (principal via de entrada na cidade na época da monarquia), considerou-se rotacionar a obra para que a entrada ficasse voltada para a Av. Pres. Vargas (importante avenida da cidade).

No entanto, o valor total desse projeto seria superior à construção de uma nova igreja 100% igual, sendo assim, abortado.

4. Edifício Seagram

O edifício Seagram é um dos arranha-céus mais famosos do universo corporativo. Localizado em New York, ele se destaca entre as construções e é considerado um marco na história da arquitetura.

Sua grande notoriedade está ligada ao fato da obra ter sido uma das primeiras a ter painéis de vidro instalados do chão ao teto, garantindo a consagração de um dos arquitetos mais famosos, Mies Van der Rohe. Após a conclusão do prédio em 1958, muitos outros arquitetos usaram-no como fonte de inspiração por toda a cidade.

5. Torre Eiffel

Sem sombra de dúvidas você já ouviu falar na Torre Eiffel, um dos ícones mais reconhecidos no mundo todo e monumento histórico da França. A torre em treliça de ferro que data do século XIX está localizada em Paris, conta com um belo jardim em sua proximidade e é a construção paga mais visitada do mundo.

Mas o fato que você talvez não conheça — e que é o motivo de ser uma das curiosidades sobre arquitetura — é que a torre aumenta de altura de acordo com as estações do ano. Isso mesmo! Todos os verões ela sofre uma alteração de 6 a 15 centímetros devido à expansão térmica do metal.

A arquitetura é uma das artes mais apreciadas em todo o mundo e não é à toa, pois além de nos impressionar com toda a beleza, vivemos nessa arte.

E então, gostou de conhecer algumas curiosidades sobre arquitetura? Então compartilhe este artigo nas redes sociais para que outras pessoas possam ter acesso a essas informações!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This