Dicas de Decoração

Decoração clássica: uma tendência que nunca sairá de moda

Escrito por quintadellarte

Você não gosta de ousar na decoração e prefere um visual mais tradicional e neutro? Então, a decoração clássica é a pedida certa para o seu projeto de interiores! Sinônimo de elegância e sofisticação, esse estilo é inspirado nos grandes palácios e residências reais.

Com móveis marcantes, uma paleta de cores discreta e revestimentos de luxo, esse tipo de composição nunca sai de moda e pode ser aplicado em diversos ambientes — tanto nos espaços internos, quanto nos externos. No entanto, para que a sua combinação fique impecável, é preciso seguir alguns segredos fundamentais. Quer descobrir sobre cada um deles?

Neste post, você encontrará dicas e informações para deixar qualquer cômodo com um toque harmônico e cheio de personalidade. Confira!

Entenda o conceito de decoração clássica

Como o nome já diz, a decoração clássica é aquela tradicional, atemporal e que nunca deixará de ser tendência. Esse estilo tão imponente e cheio de requinte teve início ainda na arquitetura grega romana e, mais tarde, se consolidou em países como a França, principalmente com a decoração exuberante do palácio do rei Luís XV. Além disso, essa decoração também traz características de diferentes períodos da história, como o rococó e o barroco.

No entanto, se engana quem imagina que para investir nesse estilo, é preciso utilizar apenas móveis e objetos antigos. Nada disso! Para alcançar um visual moderno e urbano, é possível apostar em elementos novos, mas que tenham formas e detalhes inspirados nos séculos passados, como o XVIII e o XIX.

Rico em detalhes, esse tipo de decoração é bastante utilizado em ambientes amplos, já que faz uso de móveis marcantes, repletos de ornamentos e que costumam ser o grande destaque da composição. Outros detalhes que podem ser notados em um ambiente clássico são os acabamentos. O gesso, por exemplo, é um material que marca presença nesse estilo e pode ser encontrado nas paredes, nos tetos e nos rodapés.

A vantagem de adotar uma decoração clássica para o seu lar é que, além de nunca sair de moda, ela tem como princípio o uso de materiais de alta qualidade e requinte. Móveis em madeira maciça e revestimentos em mármore, por exemplo, são alguns dos detalhes que valorizam o ambiente e contribuem para que a combinação dure por muito tempo.

Descubra como incluir esse estilo no seu ambiente

Apesar de parecer simples, compor uma decoração clássica requer muita atenção. Isso porque, por se tratar de um estilo com muitos detalhes, você deverá ter cuidado para deixar o ambiente harmonioso, sem exageros, mas sem perder o charme. Conheça abaixo alguns elementos que farão toda a diferença no seu projeto:

Materiais

Além de bela, a decoração clássica requer o uso de materiais de sofisticação e qualidade. Nesse caso, podemos citar alguns dos mais usados, como o mármore e as madeiras nobres.

Para a mobília, peças produzidas em cerejeira, nogueira e mogno são ótimas opções. Em geral, esses itens apresentam uma tonalidade mais escura e são repletos de traços e desenhos. Já o mármore poderá ser aplicado em banheiros e cozinhas, seja em forma de tampos de bancadas ou como revestimentos de pisos e paredes.

Iluminação

Independente do estilo de decoração escolhido, a iluminação é fundamental e tem o poder de transformar qualquer espaço. Quando o assunto é decoração clássica, o projeto luminotécnico deve apresentar um toque acolhedor e, ao mesmo tempo, de requinte. Por isso, lustres, arandelas, abajures, luminárias de chão e pendentes são constantemente utilizados.

Para as lâmpadas, prefira incluir as de tonalidade amarelada em áreas próprias para o descanso e descontração. É o caso da sala de estar, sala de jantar e dormitórios. Os demais espaços, como a cozinha, o banheiro e as áreas externas, podem ganhar uma iluminação de tom branco para melhorar a funcionalidade.

Móveis

Os móveis são os grandes protagonistas desse estilo de decoração. Com um design bem característico, essas peças remetem às que eram usadas nos palácios europeus, sendo assim mais robustos e feitos a partir de materiais nobres.

O mais comum é que o mobiliário seja produzido em madeira bruta e de tonalidade mais escura. Em alguns casos, é possível encontrar peças com detalhes dourados e acabamentos com traços florais. Todas as peças são muito trabalhadas, como puxadores ou pernas de mesas e cadeiras, fazendo com que o espaço ganhe uma atmosfera vintage e elegante.

Nos dormitórios, as camas são maiores que os modelos comuns e trazem uma cabeceira imponente. A mesma proposta vale para os tecidos. Opções como a seda, jacquard e linho podem ser encontradas nos revestimentos de sofás, poltronas e cadeiras revestidas.

Paleta de cores

Diferente de outros estilos, a decoração clássica não tem o costume de ousar no uso das cores. Aqui, você não encontrará muitos contrastes ou tonalidades intensas e chamativas. Para essa proposta, os tons neutros e discretos são utilizados em qualquer espaço.

Branco, preto, cinza e as variações de nude são algumas opções. Há ainda, quem deseje incrementar um pouco mais na combinação e, para isso, você poderá escolher algumas peças em tons metálicos de dourado, bronze ou prata.

Acessórios e ornamentos

Os acessórios e demais ornamentos são muito utilizados em uma decoração clássica. Afinal, essas peças são responsáveis por complementar a combinação e dar ao espaço um ar ainda mais luxuoso. No entanto, é importante tomar cuidado para não cometer exageros e deixar o local visualmente pesado e sobrecarregado.

Para investir nos elementos decorativos, priorize a funcionalidade, fazendo com que os itens conversem entre si. As peças mais utilizadas são as pratarias, vasos de flores, espelhos, quadros com molduras bem trabalhadas e, claro, estátuas e bustos.

Neste último caso, é possível dar mais destaque às estátuas ou apenas usá-las para complementar a decoração. Para a área interna da casa, os modelos em gesso e mármore são excelentes opções e você pode posicioná-los sobre uma lareira, em uma estante, em uma mesa de centro e, até mesmo, em um aparador no hall de entrada.

Você prefere utilizar esculturas na área externa, como no jardim? Ótima ideia! Além de embelezar o espaço, essas peças colaboram para proporcionar mais sombra e criar um clima intimista. Aqui, as peças produzidas em bronze, aço ou granito se encaixam muito bem!

Sem dúvida, a decoração clássica ajuda a valorizar ainda mais qualquer projeto de interiores! E você, gostou das nossas dicas sobre o assunto? Deixe o seu comentário neste post e compartilhe a sua opinião!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This