Dicas de Decoração

Decoração de área externa: como combinar jardins, piscinas e chafariz

Escrito por quintadellarte

A área externa de uma casa ou apartamento é um ambiente que, independentemente da estação do ano ou do clima da cidade, tem potencial de ser um cantinho muito aconchegante.

Espaço que abriga bons momentos, seja na hora de se divertir com os amigos ou de buscar um lugar tranquilo para descansar e ler um livro, é importante conhecer os melhores truques de decoração dessa área. Assim, você garante que ela seja aproveitada da melhor maneira possível.

Se você está começando a fazer a decoração de área externa do seu lar agora ou pretende iniciar uma reforma, este post é para você! Continue a leitura e confira 4 dicas para transformar esse espaço no ambiente dos seus sonhos.

Decoração de área externa: como fazer?

Invista em materiais e revestimentos similares

Um passo essencial para dar força à decoração é utilizar os mesmos materiais em elementos diferentes. Vasos, esculturas e revestimentos de cerâmica, por exemplo, contribuem para estabelecer uma unidade na decoração da área externa e deixam o ambiente com muito mais classe e elegância. Portanto, não deixe de prestar atenção nesse detalhe!

Complemente com os ornamentos certos

Para fazer uma decoração de área externa realmente elegante, é preciso definir qual estilo você deseja no ambiente. Seja ele clássico, seguindo as premissas de estilos de jardim italiano ou francês, ou acompanhando uma tendência tropical ou rústica, os ornamentos escolhidos devem estar de acordo.

O estilo do jardim italiano, por exemplo, combina muito bem com chafarizes e esculturas que evocam elementos da mitologia romana e plantas como a trepadeira. Já o estilo rústico vai bem com ornamentos de acabamento texturizado — um bom ponto de partida para buscar os revestimentos para a área da piscina, por exemplo.

Organize os elementos de forma confortável

Outra dica indispensável para fazer o decór da área externa da sua casa ou apartamento é se atentar à organização dos elementos. Caso o espaço seja reduzido, por exemplo, é importante evitar a concentração de elementos: além de atrapalhar a passagem das pessoas e poluir o visual, isso pode dificultar a limpeza.

Já em áreas externas mais amplas, é preciso ocupar o espaço disponível — caso contrário, ela irá parecer inabitável e pouco receptiva. Procure investir em áreas com cadeiras e redes e lembre-se de adicionar elementos que fazem sombra.

Por fim, defina se seu objetivo principal é utilizar sua área externa como espaço para reunir os amigos ou para abrigar momentos de descanso e tranquilidade. Feito isso, é fácil escolher os elementos e realizar a organização deles da melhor forma possível.

Use o mobiliário a seu favor

além de escolher as plantas do jardim e o modelo do chafariz para complementar a área externa, é interessante cuidar da escolha do mobiliário.

Os materiais escolhidos para as cadeiras de descanso da piscina ou dos vasos e esculturas, por exemplo, fazem toda a diferença no resultado final. Além disso, a escolha do mobiliário será determinante na forma como você, sua família e seus convidados utilizarão o espaço. Mantenha isso em mente para criar um cantinho receptivo e confortável!

Viu como é simples combinar elementos para deixar a decoração de área externa da sua casa bonita e aconchegante? Se você ainda está decorando esse espaço e quer incluir um diferencial, confira nosso post com todas as dicas para escolher o modelo de chafariz perfeito!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This