Dicas de Decoração

Decoração de sala: como transformar o ambiente em 5 passos

Escrito por quintadellarte

Ter uma casa bem organizada e aconchegante é essencial para o nosso bem-estar, mas muitas vezes sentimos falta de um pouco mais de estilo e personalidade na composição, principalmente para ambientes destinados a receber os convidados, como é o caso da sala de estar.

Esqueça a bagunça e os gastos exorbitantes de uma reforma! É totalmente possível ter uma nova decoração de sala gastando pouco e apostando na boa disposição dos móveis, mix de texturas e no uso de objetos decorativos que levem um toque único para o espaço.

Quer inovar a sua composição? Neste post você descobrirá os principais passos para criar um projeto prático e muito charmoso. Confira!

1. Use diferentes objetos

O grande segredo de uma decoração de sala caprichada é utilizar os objetos certos para o ambiente. Isso significa apostar em quadros, vasos diferenciados e estátuas para tornar a proposta ainda mais interessante.

Se o estilo do morador for clássico, as obras de arte são uma ótima alternativa. Esse é o caso das estátuas, que podem ser encontradas em uma grande variedade de cores, materiais, tamanhos e formatos.

Por outro lado, caso você prefira uma composição urbana, use fotografias de paisagens ou registros pessoais. O destaque ficará por conta das molduras que você escolher, bem como o posicionamento dos quadros na parede. Fuja do óbvio, crie uma disposição assimétrica e se surpreenda!

Já pensou em usar vasos ornamentais no seu espaço? Imponentes, são perfeitos para levar mais sofisticação e dar destaque a um canto escondido. Você ainda pode aproveitar para incluir plantas e deixar o ambiente mais refrescante.

2. Mude a disposição dos móveis

A sala de estar tem o tamanho reduzido? Sem problemas! Ainda assim é possível aproveitar e mudar a disposição dos móveis. Considere colocar peças como cadeiras, poltronas ou luminárias em outros pontos do cômodo.

Essa simples atitude vai ajudar você a ter uma nova atmosfera na sua decoração. No entanto, para que o visual seja charmoso e funcional, procure deixar os corredores livres.

Outro ponto importante é manter uma boa distância entre os móveis e demais elementos. Afinal, um cômodo apertado não é nada agradável, certo?

3. Aposte em novas cores para o ambiente

As cores são fundamentais em qualquer ocasião, ainda mais na decoração de sala de estar. Ao pensar nesse detalhe você pode transformar a combinação de forma simples, usando uma nova tonalidade para a parede ou trocando objetos de destaque.

Em alguns casos, pintar apenas uma parede já é um ótimo passo para renovar o cômodo. Para isso, identifique a melhor cor e dê início à pintura. Caso deseje uma aparência mais diferenciada, considere o papel de parede. No mercado há diversas padronagens e cores para a aplicação, como as listras, florais e formas geométricas.

Peças coloridas também estão em alta na decoração. Relógios de parede, vasos, luminárias e demais adornos são ótimos objetos para apostar nas cores mais intensas e fugir de uma decoração monocromática.

4. Capriche na composição do sofá

Está pensando em trocar o sofá? Muita calma! Para um bom projeto não é preciso substituir todos os móveis — basta redecorar utilizando almofadas, por exemplo. Perfeitas para qualquer estilo, podem ser usadas em uma composição colorida ou neutra. O caminho é optar por tons que se encaixem e tenham harmonia entre si.

Nos dias frios as charmosas mantas são ideais e exigem baixo investimento. Versáteis, oferecem diversas opções de dobraduras, como em cascata ou no estilo “garçom”. Identifique as opções que mais combinem com o projeto e você não vai se arrepender!

5. Invista nas texturas

Diferentemente do que muitos imaginam, as texturas não estão presentes somente nos tapetes ou nas cortinas. Atualmente, revestimentos como os famosos tijolinhos vêm sendo utilizados para dar um ar diferente e original aos espaços.

Para que o destaque seja ideal, evite exageros. Somente uma parede é necessária para valorizar e ter mais harmonia na decoração.

Esse detalhe pode surgir, inclusive, em objetos decorativos. Objetos em bambu, fibras naturais, peças em tricô ou móveis com revestimento em veludo são ótimos para essa finalidade.

Você tem mais alguma dica para compartilhar sobre decoração de sala de estar? Deixe um comentário!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This