Dicas de Decoração

Aprenda aqui como usar o estilo de decoração provençal nos seus projetos

decoração provençal
Escrito por quintadellarte

Você enjoou do visual dos seus ambientes e não sabe como mudá-lo? Então, chegou a hora de conhecer a decoração provençal. Originário da região de Provença, no sul da França, esse estilo surgiu em 1700 e é caracterizado por muito glamour, mas sem deixar de lado a sensação de aconchego e bem-estar.

A proposta é criar uma mistura interessante de móveis antigos, estampas florais e mais uma série de peças rústicas e cheias de charme. Contudo, para que o resultado seja satisfatório, você precisará tomar certos cuidados — caso contrário, é possível que o espaço fique carregado e poluído demais.

Quer aprender como? Para ajudá-lo nessa tarefa, criamos um artigo completo sobre o assunto. Na leitura de hoje, você encontrará dicas para aplicar essa ideia nos seus ambientes e deixá-los de cara nova. Confira!

Utilize móveis antigos

A primeira dica para quem deseja apostar na decoração provençal é utilizar móveis antigos. Explicamos: na época em que esse estilo surgiu, os camponeses que habitavam a região de Provença passaram a cobiçar a vida e os bens da Família Real.

Com isso, muitos artesãos começaram a copiar os móveis presentes nessas propriedades — só que, claro, com uma matéria-prima inferior e acabamentos mais rudimentares. Para camuflar as falhas dessas peças, esses profissionais utilizavam uma mistura composta por gesso e cola.

Com o tempo, essa pintura se deteriorava, criando uma aparência bem envelhecida para a mobília. Isso fez com que os móveis com um visual antigo marcassem presença nos ambientes provençais. Cômodas, penteadeiras, estantes, mesas de jantar e armários são alguns exemplos de itens que conversam bem com a proposta.

Aposte nas cores pastéis

A cartela de cores da decoração provençal é composta por tons pastéis, que são bem delicados. Entre as opções mais comuns, estão o azul, o rosa, o verde, o lilás e o amarelo.

Além disso, essas cores podem surgir em qualquer elemento da sua combinação. Almofadas, vasos, tapetes, estofamentos e luminárias são os principais.

Para que o visual não fique pesado demais, a nossa recomendação é utilizar o branco ou o bege como pano de fundo. Por serem neutros, esses tons conseguem promover o equilíbrio da composição, criando, assim, um espaço harmônico e delicado.

Abuse de flores

Toda decoração romântica deve ser composta por flores e vasos de plantas, que são ótimos para adicionar um ar de leveza ao local. Opções é o que não faltam para escolher: lavanda, violetas, rosas e íris podem surgir no ambiente. Juntas, essas espécies conseguem deixar qualquer espaço com mais vida, perfume e frescor.

Há ainda a possibilidade de usar outras alternativas para garantir esse estilo no espaço — basta utilizar objetos com estampas florais. Bons exemplos disso são os tecidos, as louças e peças decorativas.

Instale espelhos pelos ambientes

Os espelhos são elementos indispensáveis em qualquer tipo de decoração — ainda mais na provençal. Porém, antes de escolher o seu, será necessário ter total atenção às molduras. Esqueça os modelos modernos, com formatos exóticos e futuristas.

Desta vez, é fundamental que elas sejam delicadas e envelhecidas e tenham até mesmo um aspecto meio inacabado. Esses detalhes ajudarão a intensificar o estilo campestre e romântico no cômodo.

Assim que escolher a sua, você só precisará instalá-la nos locais adequados, como no banheiro, hall de entrada, dormitórios ou no corredor principal.

Invista em belos lustres

Outra maneira de garantir uma atmosfera sofisticada no décor é apostando nos lustres e pendentes ornamentais. É importante que o produto tenha uma tonalidade clara, transparente e capaz de refletir muita iluminação.

Existem também alguns lustres e pendentes repletos de detalhes luxuosos, tais como os cristais e acabamentos em dourado. A dica é instalar a peça nas salas, no hall de entrada da casa ou também nos dormitórios. Isso fará com que, além de belo, o seu cômodo fique extremamente bem iluminado. Faça o teste!

Gostou de conhecer mais sobre a decoração provençal? Por último, saiba que esse estilo é altamente versátil e pode ser aplicado em ambientes como a sala de estar, quartos e banheiros.

E agora que você já está por dentro do tema, aproveite também e entenda a importância da ornamentação sacra nas festas de fim de ano.

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This