Dicas de Decoração

Decoração sacra: veja a importância para a ornamentação de fim de ano

Escrito por quintadellarte

Quem gosta de acompanhar as dicas e novidades sobre o vasto universo do design de interiores já deve ter percebido que, além de belos e funcionais, os espaços precisam transmitir a identidade dos seus moradores.

Por conta disso, muitas pessoas passaram a apostar no uso de artigos religiosos para complementar o ambiente e transmitir suas crenças por meio do visual. Com a chegada das festas de fim de ano, essa ideia se torna ainda mais forte, e elementos decorativos podem ser usados para preencher os cômodos da casa com personalidade e sofisticação.

Neste artigo, você encontrará as principais informações sobre o estilo de decoração sacra, além de algumas dicas especiais para utilizá-lo no lar e mostrar o verdadeiro significado do Natal. Acompanhe!

Entenda o conceito da decoração sacra

Quando falamos em decoração sacra, é comum que a maioria das pessoas relacione a ideia às combinações fora da moda ou conservadoras demais. Pois saiba que este é um grande engano! Hoje, é completamente possível utilizar itens com inspirações religiosas para representar a sua fé sem que isso interfira no restante da composição.

Para entender melhor, é importante conhecer um pouco mais sobre o conceito da arte sacra. Em geral, esse estilo é baseado em algumas religiões, principalmente a católica. Diferente do que imaginamos, essas obras não são produzidas para o culto ou com a finalidade de ornamentação de espaços religiosos, mas sim para serem parte dos projetos de interiores.

Alguns exemplos de artigos religiosos muito utilizados nas residências são as peças inspiradas em santos, anjos, presépios, pombos e o famoso Sagrado Coração de Jesus. Tais elementos são atemporais e podem ser utilizados em qualquer estilo de decoração, desde que haja equilíbrio e harmonia.

As vantagens em investir nesses itens são inúmeras! Veja as principais abaixo:

Representa a fé

Uma das principais funções da decoração é mostrar a personalidade dos moradores. Isso envolve destacar suas cores preferidas, hobbies e — por que não? — a fé. Independentemente da sua religião, é possível retratar a essência do que você acredita, seja com objetos decorativos ou com uma combinação mais elaborada.

Mostra o significado do Natal

No fim do ano, o espírito natalino toma conta dos nossos corações, não é verdade? Por isso, é comum que as pessoas estejam mais abertas e dispostas a entender o verdadeiro significado da data, que basicamente retrata a importância do amor ao próximo.

Seguindo esse raciocínio, que tal transmitir esse conceito no seu lar? Basta escolher os itens certos e que contenham a mensagem da data: além das estátuas e quadros, você poderá utilizar versículos bíblicos, trechos de orações, ou frases inspiradoras e que retratem o amor e a paz. Tudo vai depender do seu gosto!

Ideal para qualquer estilo

Ainda está inseguro para utilizar esses itens? Tenha calma! Apesar de parecerem tradicionais demais, é importante lembrar que as peças são produzidas em diferentes designs e materiais. Um bom exemplo são as esculturas, que podem ser elaboradas em gesso, madeira ou até mesmo metal.

Assim, você terá a oportunidade de escolher o modelo que mais satisfaz o seu estilo para criar uma decoração emocionante! Aposte sem medo em ideias de projetos clássicos, com um toque rústico ou modernas.

Saiba como decorar o ambiente com arte sacra

Apesar de parecer simples, a decoração sacra requer cuidado e bom gosto. Para isso, você deverá seguir alguns passos fundamentais.

O primeiro deles é escolher bem o lugar para incluir os artigos. Por se tratar de peças delicadas, é importante definir espaços protegidos para evitar que os objetos quebrem ou sejam danificados. Corredores e áreas com grande circulação de pessoas podem ser descartados.

Esqueça também a ideia de montar um oratório próprio para essa composição. Neste caso, você poderá dispor as peças em diferentes locais da sua residência, como nas prateleiras, nichos, aparadores ou em uma mesa lateral.

Para que a combinação não fique carregada demais, busque misturar os elementos sacros a peças modernas e sofisticadas. Porta-retratos, livros de fotografia, vasos metálicos e luminárias diferenciadas são ótimas opções para produzir um visual harmônico e muito atual. Inclusive, você também pode unir os artigos religiosos à decoração natalina.

Como você já deve saber, não há idade para ter fé. O seu estilo é mais jovem e despojado? Sem problemas! No mercado, você encontrará peças coloridas, criativas e muito originais para transmitir a sua crença com muita leveza e alegria. Se desejar, há ainda a possibilidade de misturar itens decorativos de diferentes religiões. O importante é se sentir bem!

Conheça algumas ideias para a combinação

Agora que você já está por dentro do conceito da decoração sacra, que tal descobrir mais sobre os objetos que podem ser utilizados para essa finalidade? São eles:

Presépio

O presépio é um elemento tradicional e indispensável no Natal. Eles são ótimos para retratar o momento do nascimento de Jesus de forma lúdica, permitindo inclusive envolver os pequenos com a história de Cristo. Utilize esse elemento em aparadores, racks ou mesas laterais.

Adornos para estantes

Já imaginou utilizar os espaços vagos da sua estante com imagens religiosas? Invista nas opções em miniaturas ou em quadros com molduras personalizadas. Uma sugestão são as representações da sagrada família, que além de belas são perfeitas para as festas de fim de ano!

Estátuas e esculturas

Há uma infinidade de modelos de estátuas e esculturas com teor religioso. Santos e anjos são as opções mais buscadas, e você pode escolher aquela com a qual mais se identifica, de acordo com a sua devoção. Os modelos maiores são ótimos quando utilizados na área externa, como no quintal, jardim ou varanda. Já as imagens menores e angélicas são mais delicadas, podendo ser incluídas nos quartos ou na sala de estar.

Tenha cuidado com a manutenção das peças

Grande parte dos itens da decoração sacra são considerados delicados, já que, em sua maioria, são produzidos a partir de porcelana ou barro. Por isso, além de garantir que eles estejam posicionados em locais seguros e longe do fluxo intenso de pessoas, é recomendado evitar os espaços que tenham contato direto com chuva ou luz do sol. Caso você deseje utilizar a sua peça no quintal ou jardim, procure um cantinho com sombra e melhor proteção.

Ao longo dos dias, você deverá limpar as imagens para que não haja acúmulo de sujeira. Para a limpeza, utilize um espanador pequeno ou pano simples. Se o modelo apresentar sujeira nos lugares menores, recorra ao uso de um pincel ou cotonete. Lembre-se de fazer movimentos leves e sem muita força para remover os resíduos.

Viu como basta um pouco de cuidado e dedicação para garantir uma decoração sacra incrível e ideal para as festas de fim de ano? Agora, aproveite a oportunidade e entre em contato conosco para conhecer os nossos produtos: temos itens de qualidade que certamente deixarão o seu lar ainda mais sofisticado. Esperamos por você!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This