Dicas de Decoração

Descubra a origem dos vasos de plantas e saiba como escolher o ideal!

Escrito por quintadellarte

Quem adora decoração e preza pelo bom visual da casa sabe que utilizar vasos de plantas é fundamental para fazer a diferença no espaço. Seja em ambientes internos ou externos, essas peças são ideais não apenas para proteger as mudas, mas também para levar mais graça e design a qualquer lugar.

As opções para você escolher são muitas! Diferentes tamanhos, formatos e materiais preenchem as prateleiras de lojas especializadas e esperam por um cantinho especial na sua casa. Mas antes de falar sobre isso, você sabe qual é a origem desses vasos tão utilizados no nosso lar?

Neste post, você vai descobrir um pouco mais sobre a história e a relação do homem com as plantas, além de entender como fazer a melhor escolha para o seu ambiente. Vamos começar?

Saiba mais sobre a origem dos vasos

Como você já deve imaginar, nós, seres humanos, sempre tivemos uma forte ligação com as plantas. Desde os primórdios, elas são utilizadas não apenas na decoração, mas também como fonte de alimentação, soluções medicinais, purificação de ambientes e muito mais.

Na antiguidade, o homem nômade buscava na natureza alguns elementos para criar ferramentas e demais utensílios de sobrevivência. Isso fez com que, ao longo do tempo, o seu conhecimento e experiência com as diversas espécies fossem aprimorados e contribuíssem para a sua existência.

No entanto, após deixar de ser nômade e passar a se instalar nas aldeias, o homem sentiu a necessidade de ter plantas e frutos por perto. A partir disso, surgiu o cultivo voltado para o uso medicinal e alimentação. Em geral, eram plantadas hortaliças e pomares, e foi assim que apareceram os primeiros jardins.

Ainda na antiguidade, a sociedade inventou o vaso. O objetivo inicial era criar uma peça capaz de ornamentar espaços como varandas e terraços, deixando as plantas mais próximas do convívio humano. Essa prática foi fundamental para fazer com que diferentes espécies fossem cultivadas em ambientes internos e de um modo similar como conhecemos hoje.

Hoje, temos o forte costume de incluir plantas na decoração, e até quem mora em locais menores costuma garantir um espaço reservado para a área verde. A prática, criada há muitos anos, trouxe resultados tão satisfatórios que podemos contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto. Esse é o caso dos paisagistas ou, em alguns casos, do designer de interiores.

Entenda como os vasos de plantas viraram tendência

Você provavelmente está se perguntando como o uso dos vasos de plantas se tornou uma tendência na decoração, certo? Na verdade, as razões são muitas!

Além de levarem mais beleza para os ambientes, essas mudas possuem características terapêuticas, colaborando para intensificar a qualidade de vida e bem-estar de espaços residenciais e comerciais.

Com o avanço da tecnologia, as rotinas cada vez mais agitadas e o afastamento do homem das áreas naturais, a sociedade começou a repensar a sua relação com o meio ambiente. Por conta disso, diversos campos do mercado passaram a direcionar as suas ideias para um caminho mais ecológico.

Essa mudança ocorreu fortemente em segmentos como a decoração e a arquitetura. O aumento de vasos de plantas em espaços internos foi uma das principais consequências. Eles também estão presentes em quintais, nos jardins verticais, em prateleiras ou em um cantinho onde você menos espera!

Mais plantas em casa

Em 2016, o número de pessoas que relataram cultivar plantas em casa foi surpreendente! Independentemente do tipo ou estilo do ambiente, inúmeras espécies já estão fazendo parte das composições.

Você não tem tempo o suficiente para se dedicar à manutenção do seu jardim? Agora, não há mais desculpas! Nos últimos anos, cada vez mais, espécies como os cactos e suculentas estão marcando presença nos lares ao redor do mundo. O principal motivo, é a praticidade e facilidade de lidar com essas plantas, tão charmosas e exóticas.

Ar limpo e refrescante

Outro ponto que vale a pena ser ressaltado é sobre o poder das plantas em deixar o ar mais limpo e refrescante. Grande parte da população vem investindo nos vasinhos para combater as toxinas presentes na atmosfera das grandes metrópoles.

Ambiente tranquilo

O seu escritório está com clima muito estressante? Inclua plantas na composição! Um estudo, realizado pela Universidade de Surrey, no Reino Unido, comprovou que as plantas utilizadas em um espaço têm o poder de diminuir a frequência cardíaca e pressão arterial das pessoas. O resultado? Com mais tranquilidade e foco, a produtividade só tende a aumentar!

Saiba como escolher o vaso ideal para a sua decoração

Viu só, quantos benefícios os vasos de plantas trazem para uma decoração? Então, que tal apostar nessa ideia? Para fazer uma compra sem erros, é importante prestar atenção em alguns fatores essenciais, como o material adequado para o seu item.

Se você estiver em busca de mais harmonia para o local, considere adquirir uma peça que se encaixe com o seu estilo. No mercado, você encontrará opções adaptáveis para todos os tipos de cômodos. Vamos descobrir como fazer a escolha ideal?

Vidro

Os vasos de vidro são os mais clássicos do mercado. Eles podem ser utilizados de forma versátil, em ambientes como a sala de jantar, sala de estar, quartos e no lavabo. Você ainda poderá incluir modelos de texturas e cores diferentes e criar um mix original para a sua combinação. Essa é uma excelente alternativa caso você adore flores e arranjos!

Cerâmica

Você gosta de um estilo mais rústico? Os vasos em cerâmica são perfeitos! É possível utilizá-los sobre o chão ou reunidos em um móvel exclusivo. Estantes, prateleiras e banquinhos abrigam muito bem esse modelo e vão te ajudar a criar um visual interessante.

Metal

Para espaços urbanos e modernos, aposte nos vasos de metal! Os materiais mais utilizados para esse modelo são a prata e o cobre envelhecido. Com isso, você terá um visual sofisticado e, ao mesmo tempo, bastante despojado. Componha o local com outros elementos decorativos, como pequenas estátuas, e você notará a diferença!

Plástico

Os produtos em plástico são os mais acessíveis. Eles também apresentam uma vasta diversidade de cores e formatos e costumam ser bastante úteis para áreas externas. Caso você queira utilizar essa opção em um ambiente interno, certifique-se de escolher uma tonalidade que se encaixe com os demais elementos. Com atenção e dedicação, você terá o melhor produto e a sua área verde crescerá ainda mais bela!

Gostou de saber mais sobre a história dos vasos de plantas e como eles se tornaram tendência na decoração? Então assine nossa newsletter e receba outras dicas exclusivas em primeira mão!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This