Dicas de Decoração

Entenda a importância cultural das viagens para arquitetos

Escrito por quintadellarte

Viajar é uma palavra que sempre remete a relaxar, sair da rotina, reprogramar-se e adquirir um novo aprendizado. Qualquer pessoa que se submete a conhecer outra cidade ou país abre seus horizontes e aumenta sua bagagem intelectual. As viagens para arquitetos, entretanto, são ainda mais indispensáveis e ricas em cultura e referências, já que ver, aprender e inspirar são três características imprescindíveis para os profissionais dessa área.

No post de hoje você vai entender a importância das viagens para arquitetos e como esse conhecimento cultural pode agregar muito a essa profissão. Continue a leitura e comece agora mesmo a planejar sua próxima viagem!

Você aprende na prática

Durante a faculdade, são dezenas de histórias, gravuras e teorias a serem estudadas. Mas ver, na prática, como são os grandes centros urbanos e as construções que antes só se conhecia nos livros não tem comparação quando o assunto é aprender.

Durante uma viagem, você vive a história, respira a cultura local, ou seja, fica muito mais fácil assimilar aquele momento e o que aconteceu ali, do que são e como foram feitos aqueles prédios, assim como as inspirações e técnicas.

Fica mais fácil se lembrar do que viu

Além de vivenciar a história da arquitetura na prática, as lembranças de algo que foi vivido são muito mais fortes do que quando se aprende apenas a teoria. É muito mais fácil se lembrar das sensações e dos momentos de uma viagem e, junto a eles, da história que envolvia as construções e dos artistas que assinam as obras mais famosas.

Pode ter certeza que uma visita à Casa Batló, em Barcelona, ou aos bairros tradicionais de Paris vão permanecer em sua memória por muitos anos, junto às referências arquitetônicas de cada um desses locais.

Suas referências vão ficar ainda mais ricas

Aumentar seu leque de referências não quer dizer que você vai reproduzir a obra de um artista famoso para ajudar na construção das casas dos seus clientes. Mas sim que você vai ter inspiração e conhecimento da história, tornando-a uma base para realizar seus projetos.

Desde o período Renascentista os estudantes eram incentivados a viajar e registrar suas inspirações durante as visitas aos locais considerados obras-primas da arquitetura. Saber, sentir e tocar a história é uma experiência que enriquece o trabalho de um arquiteto, direta e indiretamente.

Bônus: cidades imperdíveis para arquitetos

A Europa é o verdadeiro centro da arquitetura mundial. Nas cidades desse continente é possível absorver uma das culturas mais antigas do mundo e se deparar com bairros inteiros e construções que dão uma verdadeira aula de arquitetura em todas as suas fases. Abaixo, você confere duas cidades para incluir na sua lista:

Barcelona

A cidade catalã é um dos oásis da arquitetura mundial. O arquiteto Antoni Gaudí é um dos grandes responsáveis pela fama da cidade, já que por lá construiu clássicos como a Igreja da Sagrada Família, a Casa Batló, Parque Güell, entre outros deleites do modernismo catalão.

Paris

Torre Eiffel, Centre Pompidou, Versailles, Louvre, Montparnasse: esses destinos deixam os arquitetos deslumbrados com tanta beleza, que provém de diferentes fases da arquitetura. A arte, a cultura e o estilo únicos da França são imperdíveis para os profissionais que buscam história e inspiração.

As viagens para arquitetos, porém, não param por aí: os profissionais sedentos por referências e história podem achar lindas obras em cidades como Roma, Lisboa, Berlim, Madri, Milão, Veneza, Copenhague e Roterdã. E então, já decidiu qual será seu próximo destino?

Agora que você já sabe quais são as melhores cidades do mundo para se inspirar, que tal conferir este artigo com dicas de marketing para arquitetos para turbinar ainda mais sua carreira?

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This