Dicas de Decoração

Entenda como fazer um lindo jardim de inverno na sala

Escrito por quintadellarte

Na hora de decorar a casa, a vegetação pode dar um toque especial ao ambiente. Geralmente, as pessoas pensam nas plantas para a entrada e o quintal, mas outros cômodos podem receber esse espaço, como um belo jardim de inverno na sala. 

E além de embelezar a casa, esse projeto pode trazer muitas outras vantagens para o ambiente. Neste post, vamos explicar como montar o seu.

Vantagens de um jardim de inverno

Mais vida para o seu cômodo

Uma das principais características das plantas são suas cores vivas, principalmente os tons de verde. E além do colorido, quando a decoração de um ambiente inclui esse elemento, também há mais vida. Ter um jardim dentro de casa deixa o ambiente alegre sem fazer esforço. 

Maior qualidade do ar

Algumas espécies de plantas são capazes de ajudar a purificar o ar do ambiente, absorvendo toxinas. Mesmo os outros tipos que não filtram substâncias ruins contribuem de alguma forma por meio da fotossíntese que realizam. 

Então, se você quer uma decoração funcional e que ajude a melhorar sua qualidade de vida, invista no jardim de inverno. Principalmente em cidades com índices altos de poluição no ar e com pouca vegetação nos bairros. 

Mais luz natural no ambiente

Existem diversas possibilidades para montar um jardim de inverno. Alguns projetos deixam o espaço aberto, por exemplo. Dessa forma, contribuem para a entrada de luz natural no cômodo. 

Esse recurso melhora muito o resultado estético, deixa o local confortável visualmente e ainda ajuda a  economizar energia, já que durante o dia não será preciso utilizar luz artificial. 

Os principais tipos de jardim de inverno

Não é só casas grandes que podem ter um espaço desses, existem vários modelos para os mais diversos tipos de imóveis, confira!

Jardins abertos

Essa variedade pode ser feita sem paredes e/ou sem cobertura. No caso dos jardins com as laterais livres, o espaço se integra com o resto do ambiente, sem separação com o cômodo. É uma escolha interessante para quem gosta de ter a natureza por perto.

Os tipos sem paredes podem não ter uma cobertura também, mas nesse caso é necessário cuidado com as chuvas, para que elas não molhem outras partes do ambiente. Uma solução possível é uma porta reversível, que possa ser acionada quando necessário, preferencialmente de vidro.

Se a opção for por um teto para proteger do tempo, é importante escolher espécies de plantas que não precisam de luz direta do sol. 

Há, ainda, modelos com paredes, separando o jardim do cômodo e sem cobertura. Nesses casos, geralmente é interessante fazer uma ou mais paredes de vidro, para que a beleza das plantas possa ser visualizada de dentro do cômodo. 

Jardins menores

Em espaços com pouca metragem, é possível fazer projetos menores, como corredores e jardins laterais. Ou até mesmo embaixo de escadas. Nesses casos, o fechamento e a presença de cobertura ficam a critério do dono.

Verticais

E se o espaço for ainda menor? Mesmo assim, não precisa desistir do seu jardim de inverno. Você pode escolher uma parede livre da sala e transformá-la em um jardim. 

Eles quase não ocupam espaço e oferecem as mesmas vantagens que o jardim de inverno comum.

Jardim de inverno na sala e em outros cômodos

Quanto mais ambientes uma casa tem, mais dúvidas surgem na hora da decoração. O mesmo acontece na hora de escolher um local para o jardim de inverno. Veja algumas opções!

Sala

É um dos cômodos preferidos para instalar esses espaços. É o local para receber pessoas queridas, por isso os moradores valorizam mais a decoração da sala em relação às outras partes da casa. 

O fato de ser o ambiente onde os indivíduos se reúnem para passar um tempo juntos também colabora para que seja um forte candidato para receber o jardim de inverno. Afinal, quanto mais aconchegante esse local, melhor. 

Todos os tipos de projeto se encaixam bem em salas, dependendo do tamanho e das características de cada casa.

Quarto

Uma segunda opção para quem deseja levar o aconchego do jardim para o local de repouso. Dificilmente esses cômodos vão comportar um jardim de inverno no meio deles. Geralmente os projetos ficam melhores separados do quarto por uma porta de vidro. É importante que esse item receba também uma cortina, já que a luz natural deve ser controlada na hora do sono. 

Separando a cozinha

O jardim de inverno pode ser incluído na casa com a função de separar ambientes sem paredes entre si, como entre a cozinha e a copa, ou entre a sala e a cozinha. 

Um ambiente com poucas divisórias tem mais amplitude, mas às vezes o dono da casa prefere demarcar bem os espaços com diferentes funcionalidades. O jardim de inverno faz isso com muito charme. 

Bons produtos e fornecedores ajudam no sucesso do projeto

Depois de escolher o cômodo e o tipo de jardim de inverno que você vai fazer. Chegou a hora de procurar produtos e fornecedores. Tenha cuidado em contratar bons profissionais para realizar o projeto. Ou o espaço que traria alegria para a casa pode virar um pesadelo. Os produtos também devem ser de qualidade para o jardim permanecer bonito por muito tempo, opte por um bom fornecedor para não ter surpresas desagradáveis. 

Também é indicado eleger peças e objetos de decoração que tenham o mesmo estilo estético ou que harmonizem entre si. Vasos bonitos para plantas garantem um jardim mais charmoso e, para complementar, você pode incluir estátuas e pequenas fontes para ornamentar o local. 

Atenção com as plantas e cuidados com o jardim

Para que o local fique bonito durante o ano todo, escolha as plantas ideais para cada ambiente. As espécies com flores e frutos precisam de bastante luz direta para se desenvolver, então, só escolha esse tipo se o espaço for aberto e com incidência abundante de luz.

Se o seu jardim tem pouca luz, não tem problema, basta optar por plantas de meia-sombra ou sombra, que sobrevivem tranquilamente nessas condições: violeta africana, begônias, ráfias, jiboias, samambaias, avencas, lírios-da-paz e calatheas. As últimas, inclusive, possuem folhas com coloridos interessantes para ajudar a compor o ambiente. 

Os motivos para se ter um jardim de inverno na sala são muitos, escolha o tipo que mais combina com sua casa e deixe seu lar muito mais agradável e aconchegante. Não se esqueça de pesquisar os cuidados necessários para manter cada planta que você escolher, o processo de manter os vegetais pode funcionar, inclusive, como uma terapia. 

Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com a Quinta Dell’arte!

Sobre o autor

quintadellarte

1 comentário

Deixar comentário.

Share This