Dicas de Decoração

Afinal, o que é ergonomia e como aplicar dentro de casa?

Ergonomia
Escrito por quintadellarte

Antes restrito às empresas, os princípios ergonômicos se estenderam para os lares. No entanto, você sabe o que é ergonomia?

Basicamente, é a ciência que harmoniza a relação entre o ser humano e suas condições laborais no cotidiano doméstico, estabelecendo alguns padrões para que o dia a dia prossiga de forma segura e produtiva.

O conhecimento ergonômico contribui para o conforto da sua casa. Nesse sentido, é importante tomar algumas medidas, como adaptar espaços de circulação e alturas dos móveis, como fogão, portas de armários, camas e outros elementos.

Esses cuidados com a decoração do ambiente, evita movimentos muito bruscos na hora de realizar tarefas diárias ou alcançar os objetos, por exemplo. Neste post, vamos apresentar formas de garantir melhor qualidade de vida para a sua família, a partir de uma organização muito mais eficiente. Continue acompanhando!

Organização de armários

Sejam armários da cozinha ou guarda-roupas, mantenha todos os itens que você utiliza com mais frequência entre a linha da cintura e dos ombros. O que costuma usar de maneira mediana, pode ser guardado embaixo e os objetos ou alimentos menos usados podem ser colocados na parte de cima.

Lembrando que é fundamental ter um banquinho com 2 degraus para chegar até o maleiro do guarda-roupa ou nos alimentos da prateleira mais alta, para evitar ficar na ponta dos pés e flexionar os braços acima da linha da cabeça.

Uso do computador

Para ajudar na sua saúde e evitar cansaços durante o seu trabalho, algumas recomendações são excelentes na decoração do seu home office, como manter o monitor na altura dos olhos, com uma iluminação adequada ao ambiente para não forçar demais a visão.

Sobre os móveis, a cadeira deve ter uma altura suficiente para manter a planta dos pés totalmente apoiadas no chão e a coluna entre 90 e 110 graus em relação às coxas. Já a mesa, aposte em modelos estreitos e menos profundos, pois isso evita esticar o corpo com frequência.

Assistindo televisão

É normal que as pessoas deitem no sofá sem se preocupar se uma determinada posição trará problemas físicos a longo prazo. Isso pode ser bem confortável, até o momento em que levantar exige um grande esforço por conta das dores, não é mesmo?

A maneira mais adequada é se sentar apoiando o tronco no assento e o aparelho deve ter um tamanho proporcional em relação ao ambiente, afinal, quanto maior a tela mais espaço deve haver entre você e a TV. Além disso, procure não apagar todas as luzes enquanto assiste aos filmes e séries para evitar fadiga visual.

Ao carregar compras

Às vezes, é inevitável carregar sacolas de compras pesadas, nem que seja apenas tirar do carro e levar para dentro de casa. Então, divida o volume em partes iguais e distribua entre os dois braços. A sustentação bilateral mantém o tronco ereto e não sobrecarrega a musculatura.

Atividades domésticas

Manter a postura durante as atividades domésticas, parece difícil. Contudo, com disciplina, é possível garantir o bem-estar do corpo durante os serviços. Por exemplo, tenha sempre uma superfície mais elevada para apoiar os pés de maneira alternada na hora de passar roupa ou lavar louça.

Enquanto estiver cozinhando, organize o ambiente para que os utensílios usados estejam à mão, sem que você necessite torcer o corpo a fim de alcançar ingredientes e outros elementos. No caso de precisar agachar para pegar peso, mantenha as costas eretas, deixe apenas os joelhos flexionados e enrijeça o abdômen. Isso vai proteger a sua coluna do esforço excessivo.

Uma boa ideia é realizar as tarefas domésticas durante a semana, em vez de separar um dia para a faxina. Embora pareça mais cansativo, essa atitude impede que você finalize o serviço cheio de dores pelo corpo. Além disso, lembre-se de se alongar depois de realizar qualquer serviço doméstico. Como também é considerado um exercício físico, isso exige que seu corpo mantenha a força e a postura adequada.

Então, se você gostou deste post sobre o que é ergonomia, aproveite a visita para curtir nossa página no Facebook e acompanhar todas as nossas dicas!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This