Jardim e Paisagismo

Fontes de paredes: escolha a opção perfeita para espaços abertos

Escrito por quintadellarte

Desenvolver um projeto diferenciado, com alto valor agregado e que atenda às expectativas do cliente é um dos grandes objetivos dos arquitetos contemporâneos. Afinal, encontrar elementos que renovem a decoração e tragam a personalidade do cliente à tona é um grande desafio!

Para contornar isso e criar um projeto personalizado, você pode — e deve — investir em fontes de paredes. Isso porque elas são capazes de transformar o ambiente, trazendo um clima relaxante, além de transmitir tranquilidade para toda a casa e jardim.

Neste post, separamos as melhores dicas para você escolher o produto ideal em espaços abertos e harmonizar com facilidade o som, a beleza e a energia que as fontes emitem. Confira!

Escolha o lugar perfeito para as fontes de paredes

A água é um elemento fundamental para a manutenção da vida, sem ela, nada existiria! Investir na sua energia em um projeto arquitetônico pode revolucionar o ambiente do seu cliente, acalmando o corpo e a mente sem muito esforço, além de trazer um componente estético agradável aos olhos.

No entanto, para que seus principais benefícios surjam, é preciso escolher a localização perfeita no jardim, estruturando e organizando bem o espaço para que transmita a personalidade do cliente.

Pensando nisso, que tal desenvolver o seu projeto colocando a fonte como o destaque do ambiente externo? Uma excelente alternativa é inseri-la no final do jardim, montando um espaço de convivência a sua frente para que o cliente e seus convidados possam contemplá-la com facilidade.

Outro ponto essencial em relação o local de instalação, é conferir se ele está próximo a tomadas de energia ou tem fácil acesso para realizar uma instalação com segurança, com o objetivo de manter a fonte funcionando com perfeição.

Ainda, é possível utilizá-la em apartamentos com terraços e sacadas grandes. Nesses casos, separar um canto charmoso e montar um pequeno jardim com uma fonte moderna pode trazer a experiência da natureza para perto do cliente, sem perder o toque contemporâneo, tão buscado atualmente. 

Além disso, você pode investir na construção de um gazebo de madeira junto da parede, explorando uma decoração romântica com uma fonte cascata.

Defina o modelo da fonte

Com o espaço escolhido, é preciso pensar sobre qual modelo será utilizado. Para isso, é importante realizar uma entrevista com o cliente para alinhar seus desejos e expectativas com o projeto arquitetônico a ser desenvolvido.

Hoje existem diferentes modelos para cada tipo de decoração. Por exemplo, se o seu cliente tem preferência pelo estilo moderno, optar pela fonte harpa pode ser uma excelente alternativa para alinhar a estética com a personalidade do dono da casa.

Agora, se ele busca um estilo contemporâneo, um modelo em mármore sobreposto a azulejos pode trazer uma elegância única para o ambiente, ressaltando seus gostos sem muita dificuldade.

Verifique o armazenamento de água

A movimentação da água é o foco principal da fonte, pois é ela que garante a beleza única que compõe um ambiente sofisticado. Para que o consumo não seja prejudicado, é fundamental escolher uma bomba d’água e um armazenamento de qualidade, sem perder de vista os acabamentos, para resultar em uma decoração impecável.

Para isso, o ideal é optar por reservatórios menores em ambientes externos, facilitando o caimento da água e uma movimentação mais fluida. Contudo, é preciso tomar cuidado para garantir que o tamanho do reservatório seja suficiente para evitar o escoamento da água sem prejudicar a estrutura da parede e a beleza do local.

Outra opção que pode ser também explorada é a união da fonte de parede com outros espaços de armazenamento, como lagos, piscinas e aquários. Isso garante um melhor aproveitamento do elemento, assim como uma decoração mais elaborada e sofisticada.

Esteja atento às tendências do mercado

A decoração e o paisagismo são ramos dinâmicos, que estão em constante alteração. A cada estação as tendências mudam e é importante que os profissionais se mantenham atualizados para agregar valor aos seus projetos, informando os clientes das novidades que estão surgindo.

Com isso em mente, as fontes de paredes também precisam se renovar para se adequarem às tendências do mercado. Para aqueles clientes que desejam um espaço de relaxamento, por exemplo, uma fonte de bambu ou de pedra pode ser a escolha ideal, adicionando um toque zen e moderno ao ambiente.

Já para os clientes mais ousados, optar por um muro d’água alinhado a um projeto de iluminação, possibilita diferentes texturas para o espaço externo, garantindo movimentos e colorações variadas que deixam o ambiente único.

Confira como é feita a higienização

Além de uma bela decoração, um projeto arquitetônico e paisagístico de qualidade precisa ser funcional, eficiente e levar em conta aspectos que não prejudiquem o meio ambiente. No meio de tantas informações sobre a criação de focos de mosquito em casa, é preciso ter um cuidado a mais ao lidar com fontes de água.

Nesse sentido, embora a água fique circulando 24 horas por dia, procure sempre orientar o seu cliente a limpar as fontes pelo menos a cada dois meses, trocando completamente o líquido para evitar o surgimento de focos de mosquitos que carregam doenças transmissíveis.

Ainda, é importante alertá-lo para a necessidade de uma boa conservação da peça, para evitar o acúmulo de sujeira e, consequentemente, danos ao motor.

Invista em plantas para decoração

Para desenvolver uma bela decoração, as fontes de parede casam muito bem com as plantas, valorizando naturalmente o ambiente e potencializando a sensação de bem-estar. Além disso, é possível combinar os elementos naturais com pedras rústicas e peças de artesanato que imitam animais, trabalhando com a ideia de uma decoração mais natural. 

Lembre-se de que uma fonte no jardim pode atrair diversas espécies de pássaros, ainda mais se o seu cliente morar em algum lugar afastado dos grandes centros urbanos. Esse elemento pode ser muito bem explorado para montar um projeto diferenciado, trazendo outros aspectos da natureza que valorizam o seu projeto, como um lago ornamental com carpas japonesas e flores coloridas para atrair os pássaros.

Existem diversos modelos de fontes de paredes, como as modernas, as rústicas e as românicas, que podem ser utilizados para agregar mais valor ao seu projeto e exaltar a personalidade do seu cliente ao desenvolver um espaço único. Cada um desses modelos conta com materiais diferenciados que se alinham a qualquer estilo decorativo, possibilitando o desenvolvimento de um projeto mais específico para o que o seu cliente realmente deseja, sem perder o toque refinado que as fontes trazem.

Agora que você já sabe tudo sobre elas, que tal colocar as dicas em ação e escolher a melhor fonte para o seu projeto? Aproveite e confira nossos modelos diferenciados e de alta qualidade!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This