Jardim e Paisagismo

6 plantas para ter o jardim florido o ano todo!

jardim florido o ano todo
Escrito por quintadellarte

Muitas vezes o que nos desanima de manter um jardim dentro de casa é o fato de que a floração vai durar apenas um período do ano. Contudo, é possível contornar a situação escolhendo espécies que permanecem floridas muito mais tempo! Além disso, é possível também selecionar plantas cujos períodos de floração são diferentes uns dos outros, assim o jardim também permanecerá cheio de cor e vida.

Continue lendo para conhecer 6 plantas que vão te ajudar a ter o jardim florido o ano todo!

1. Maria Sem Vergonha

Original de Madagascar, a Catharanthus roseus, nome popular da Maria Sem Vergonha, já pode ser encontrada em todas as partes do mundo. Ela é perfeita para os climas tropicais.

Seu cultivo é fácil e a sua floração se estende por todas as estações do ano, desde que a planta esteja saudável e confortável em seu ambiente.

2. Lavanda

A Lavanda, também conhecida como Alfazema é uma planta extremamente perfumada. Além de ornamental, ela também é medicinal, podendo ter suas propriedades aplicadas para diversos fins. No universo dos produtos de beleza, por exemplo, ela está em shampoos, perfumes, óleos e velas.

É uma espécie que gosta de sol, e se adapta a períodos de seca, além dos períodos mais úmidos.

3. Amor Perfeito

Apesar de poder ser cultivada durante o ano inteiro, o amor perfeito prefere climas mais amenos. Sendo assim, em locais de clima frio ela florescerá durante o ano todo, e se o clima for mais quente sua floração será durante o inverno.

Também está disponível em diversas cores, sendo uma ótima opção para compor jardins. Outro fator positivo é que ela se recupera facilmente após fortes chuvas, podendo permanecer em áreas externas e descobertas.

4. Girassol

O próprio nome já indica que o Girassol é uma espécie que gosta de sol. Por isso, apesar de poder florescer o ano inteiro, se adapta melhor à primavera e ao verão. Além de sua característica ornamental, sua flor, seu caule e suas sementes também podem ser aproveitados.

É ideal que esteja plantado em um local que receba luz solar e regado sempre que o solo estiver seco.

5. Cravina

Miniatura do cravo, a Cravina é uma flor muito adaptável, podendo crescer tanto em climas mais quentes quanto mais frios. Por essa forte característica de adaptação, sua floração pode ocorrer durante o ano todo, apesar de o clima frio ser mais favorável.

Uma curiosidade é que a Cravina é uma flor comestível, muitas vezes utilizada para ornamentar pratos de comida. É uma espécie interessante de se ter no jardim, uma vez que atrai abelhas e borboletas.

6. Begônia Cerosa

A Begônia também tem uma floração que dura o ano todo! Seu plantio é fácil e a única exigência para que ela cresça saudável é que ela esteja em um local de meia sombra. São ideais para jardins cobertos, por exemplo.

É uma opção interessante uma vez que muitas cores estão disponíveis, o que possibilita inúmeras composições no seu jardim.

São muitas opções que podem te ajudar a manter seu jardim florido o ano todo. Já decidiu quais você quer cultivar? Está planejando o seu jardim? Então conheça 8 ferramentas de jardinagem que você precisa ter em casa!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This