Dicas de Decoração

Montando um jardim de inverno em ambientes internos

jardim de inverno
Escrito por quintadellarte

Embora possa parecer uma tarefa complicada, montar um jardim de inverno na sua casa é mais fácil do que você imagina. Essa é uma tendência cada vez mais valorizada, especialmente em casas que não possuem uma área externa. Ele dá uma vida nova à casa e, como é fácil de manter e conta com várias plantas disponíveis, se torna uma ótima forma de decoração.

No post de hoje, vamos mostrar algumas dicas para você montar seu jardim de inverno.

1. Escolha o local adequado

Grande parte das casas e apartamentos não vem com uma área específica para ele, portanto, você pode utilizar áreas alternativas como o vão de escadas, varandas, sacadas ou mesmo pequenas salas.

Lembre-se sempre de escolher locais bem arejados e com iluminação natural e que não é necessário ter teto. Uma porta ou uma divisória em vidro é uma opção bastante procurada.

2. Escolha as plantas com cuidado

As plantas vão o definir a decoração do jardim de inverno. Procure tipos mais resistentes, que mantêm a aparência por mais tempo e que se adaptem melhor ao interior da casa. Dentro dessas características, temos a Yucca, as Dracenas, o Lírio da paz, a Pacova e a Espada de São Jorge, por exemplo.

3. Preste atenção aos outros itens da decoração

Além das plantas, o material utilizado na elaboração do jardim também é importante para personalizar a decoração. Você pode optar por um tom mais rústico ou por um ar mais moderno.

Elementos como vasos de concreto, pedras decorativas, lareiras e móveis de madeira existem em diversos formatos e cores. Se seu jardim for limitado em espaço, uma ideia é pensar nele com um a estrutura vertical.

Já como suporte das plantas, podemos usar escadas, placas que contêm vasos acoplados e até alternativas como garrafas de plástico.

4. Tome os devidos cuidados com o jardim de inverno

Obviamente, depois de decorar e deixar o jardim de inverno com a sua cara, é fundamental a manutenção dele. Lembre-se de sempre posicionar as plantas de forma que recebam luz natural. Além disso, tome os seguintes cuidados:

  • Preste atenção nas regas e na adubação;
  • Aplique sempre os fungicidas recomendados;
  • Recolha com frequência as folhas mortas, deixando sempre o jardim com uma aparência fresca;
  • Procure deixar itens de madeira e portas de vidro bem limpos.

5. Defina uma utilização

Para deixar seu jardim ainda mais personalizado, procure dar uma função para a área. Ele pode ser um local para leitura, para meditação e até para ouvir música. Se o tamanho permitir, você pode colocar uma pequena mesinha e algumas cadeiras, transformando o espaço em um lugar a mais para receber amigos para um chá, por exemplo.

Mas tenha bom senso: jardins devem ser sempre lugares mais calmos e com uma decoração mais enxuta. Não coloque objetos demais dentro dele, fazendo perder as características de um jardim de inverno.

6. Aproveite a casa

Uma ideia muito bonita e funcional é aproveitar o que a área da casa já tem. Se sua área externa possui uma árvore ou plantas no muro, você pode fazer o jardim ao redor delas, incrementado com pedras, vasos e até podendo fazer — se a casa permitir — um pequeno lago em volta, ou um filete de água cercado de pequenas pedras.

Como vimos aqui, não é difícil montar e manter seu jardim de inverno, além de deixá-lo com a sua cara. Se você gostou dessas dicas, siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de mais dicas como essas.

Sobre o autor

quintadellarte

3 comentários

Deixar comentário.

Share This