Dicas de Decoração

Organização de jardins: 4 dicas para posicionar bancos e esculturas

Escrito por quintadellarte

Os jardins são os ambientes mais requisitados de uma casa ou escritório. Afinal, são eles que proporcionam momentos relaxantes e agradáveis em meio à rotina atribulada das cidades.

Para que o ambiente seja bonito e funcional, é preciso investir em uma boa organização de jardins. Nesse sentido, é fundamental que bancos e esculturas sejam posicionados corretamente, deixando o espaço aconchegante e evitando desconfortos aos usuários do local. 

Quer saber como organizar esse espaço e deixá-lo ainda mais aconchegante? Veja as dicas incríveis que separamos para você!

1. Analise o espaço disponível 

Para criar um ambiente harmônico, o primeiro passo é fazer uma análise detalhada sobre o espaço disponível. Retire todos os objetos do local, tire fotos do jardim e, se possível, faça uma pequena planta no computador ou em um papel. 

Depois disso, simule diferentes posições para as esculturas, mesas e bancos. Lembre-se de que o planejamento é a etapa crucial de qualquer projeto arquitetônico ou paisagista.

2. Tenha atenção aos pontos de sombra 

Ao posicionar bancos e cadeiras no jardim, é essencial observar quais são os locais que recebem sombras em determinados momentos do dia. Se for possível, o ideal é colocar os móveis embaixo de árvores ou próximos a coberturas, garantindo que os usuários do ambiente fiquem confortáveis.

Além disso, dependendo da quantidade de bancos, é recomendado colocar alguns na sombra e outros no sol. Se a casa tiver piscina, uma boa opção é posicioná-los perto dela. 

3. Leve em consideração a circulação do espaço

Antes de acomodar os objetos no jardim, é muito importante analisar como ficará o espaço livre. Certifique-se de que os móveis e esculturas não atrapalharão a circulação mesmo quando houver um número grande de pessoas no ambiente. 

4. Invista em luzes para dar destaque às esculturas

Atemporais, as esculturas são sempre excelentes opções para as áreas externas. Com elas, é possível dar um toque de personalidade aos ambientes, tornando-os mais bonitos e elegantes.

Por serem itens decorativos, é fundamental que as estátuas fiquem em uma posição de destaque no jardim. Porém, isso não quer dizer que elas precisem ser posicionadas, necessariamente, no centro do espaço. 

É possível dar destaque às peças de outras formas, como utilizando a iluminação. Para isso, recomendamos investir na técnica de iluminação em holofotes. Com ela, você consegue realçar toda a escultura ou algum ponto específico dela — como o lago de uma fonte, por exemplo.

Veja outras dicas para dar destaque aos objetos decorativos:

  • aponte um holofote para trás da escultura que deseja acentuar, de forma que a luz atinja uma parede em branco (efeito silhouetting). Dessa forma, um silhueta do objeto aparecerá;
  • se a sua estátua estiver próxima a alguma árvore, coloque uma lâmpada no galho mais alto. Essa é uma forma aconchegante e bonita de iluminar indiretamente objetos em torno da plantação.

Além dessas dicas, vale ressaltar que as esculturas devem refletir a personalidade dos moradores. Já os bancos precisam ser confortáveis e feitos com materiais resistentes e duráveis, pois ficarão expostos à chuva, ao vento e ao sol.

E aí, gostou das nossas ideias sobre organização de jardins? Então aproveite para descobrir como utilizar as imagens de santo na decoração e criar espaços surpreendentes!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This