Jardim e Paisagismo

Ornamentos decorativos: porque vale a pena ter dentro e fora de casa

Escrito por quintadellarte

Depois de garantir tudo o que é necessário para o conforto da casa e deixá-la funcional, é hora de fazer com que ela tenha a sua cara. Os ornamentos decorativos são muito importantes nesse momento, pois um lar não deve apenas ser útil: ele precisa fazer com que seus moradores se sintam felizes e acolhidos, além de transmitir a personalidade de quem o habita. 

Apesar da importância da decoração, algumas pessoas não sabem como começar a deixar a casa mais bonita. Para isso, preparamos diversas dicas relacionadas à escolha de objetos decorativos. Confira!

Os ornamentos decorativos valem a pena

Pode parecer supérfluo, mas vale a pena investir em objetos de decoração. Existem diversas formas de deixar sua casa mais bonita, como escolher bem os móveis, a pintura, o papel de parede, etc. Isso é um bom começo, mas você não deve parar por aí!

É importante incluir ornamentos decorativos na área interna e externa. O espaço pode ter a melhor mobília e acabamento, mas são os objetos que conferem personalidade, alegria e aconchego. Eles trabalham para que o ambiente tenha a cara dos donos e reflita seus gostos, estilos e preferências. 

Fazer uso dos ornamentos também é uma das principais formas de colocar mais astral no ambiente e de diferenciar o seu lar de outros. A escolha desses itens para a casa, no entanto, não é uma exclusividade de decoradores. Abaixo vamos mostrar os principais tipos e como você pode utilizá-lo.

Onde decorar

Quando o assunto são objetos de decoração, é costuma pensar logo em salas. Mas, além delas, todos os outros cômodos merecem um toque especial. O quarto pode ficar muito mais acolhedor se você incluir peças que lhe agradem. Esse também é um ótimo ambiente para colocar lembranças de família como ornamentação.

Além do mais, já se foi o tempo em que o banheiro e a cozinha eram lugares meramente funcionais. Hoje em dia, existem muitas opções no mercado para decorar esses lugares. As paredes podem ser preenchidas com quadros e as superfícies de móveis adornadas com pequenos enfeites, por exemplo. No caso da cozinha, os próprios utensílios podem ser aproveitados para essa função: pratos com estampas, louças especiais, fruteiras, cestas de pães, etc. 

Livros

Essa é uma opção de decoração fácil para quem ama ler. Quando estão organizados em uma estante ou prateleira, os livros já ornamentam. Mas, você também pode usá-los para preencher outros móveis da casa.

Uma mesa de centro pode ter um livro grande, de arte ou de fotografia, para ser folheado. Outra opção para o local é juntar três livros, um em cima do outro, do mesmo tamanho ou de três tamanhos diferentes, formando uma pequena pilha. 

Esse conjunto também pode decorar racks, aparadores e outros tipos de mesa. A pilha pode estar disposta sozinha ou com algum objeto pequeno em cima, que podem ser cinzeiros, esculturas ou vaso de planta. 

Luminárias

Além de colaborar com a iluminação da decoração, esse item enfeita o ambiente por si só. Se o cômodo possui mais espaço, você pode colocar uma luminária de pé ao lado de algum móvel.

Já os abajures e as luminárias de mesa vão bem em cima da superfície dos móveis. No jardim, os itens podem complementar o paisagismo e destacar as plantas. Alguns modelos são muito sofisticados e criativos, assemelhando-se a esculturas. 

Quadros e porta-retratos

Para quem não tem familiaridade com decoração, esse é um caminho interessante para começar. Escolha conteúdos que reflitam a sua personalidade e a da sua família. Que tal pinturas ou fotografias?

Evite sair da monotonia criando um mix com as peças. Molduras diversas podem ser dispostas juntas em paredes ou apoiadas em aparadores, formando uma composição bonita. Na dúvida sobre como arrumar? Basta seguir desenhos pré definidos ou forme uma linha ou um quadrado com as peças.

Os porta-retratos são capazes de preencher a superfície de móveis como cômodas, aparadores ou racks. Além disso, esses itens também ajudam a completar estantes ou dar um toque especial em criados-mudos.

Esculturas e estátuas

Essa opção deixa a casa com bastante personalidade. Seja uma obra de arte ou uma estátua produzida em grande escala, esses objetos podem decorar qualquer espaço da casa, trazendo mais sofisticação.

Basta escolher um modelo que represente o seu gosto e o material que mais combina com a sua casa: madeira, metal, argila, mármore, e etc. Você pode colocar uma peça única ou um conjunto de duas ou três. É só harmonizá-las. 

Imagens e santos

Os santos são muito mais que ornamentos, eles representam a fé dos moradores da casa e trazem proteção. Escolha um local bem especial e coloque as imagens de sua preferência. Se forem muitas, é possível montar um altar ou um oratório junto com vasos de flores e velas.

Vasos

Os vasos, aliás, são muito versáteis. Os modelos delicados de vidro, porcelana e os solitários abrigam flores naturais ou artificiais dentro de casa. Os de cerâmica, cimento ou plástico podem ser usados para cultivar plantas e encher a casa e o jardim de vida.

No entanto, engana-se quem pensa que a decoração fica apenas por conta das plantas. Os vasos também enfeitam por si só. Escolha modelos bonitos e sofisticados para sua casa e complemente a ornamentação.

Caixas e baús

Parecem itens puramente utilitários, mas as caixas e os baús fazem muito mais pela sua casa do que organizar os objetos. As superfícies dos móveis e as prateleiras das estantes podem ser enfeitadas com uma caixa ou um conjunto delas. 

No caso dos baús e dos modelos maiores, vale colocar no chão, como móveis auxiliares, na frente das camas ou onde a sua imaginação preferir. 

Para áreas externas

Alguns dos itens já mencionados neste texto também podem enfeitar varandas, quintais e jardins, afinal, esses locais também merecem uma decoração cuidadosa. É possível alegrá-los com luminárias, vasos, estátuas, caixas ou cestos. A diferença aqui é que o material precisa ser escolhido com cuidado.

Os objetos da área externa vão ficar mais expostos ao sol e à chuva, então, precisam ser resistentes. Opte por madeira, pedras ou metais que tenham sido submetidos a um tratamento contra umidade ou ferrugem. 

Como harmonizar os objetos

Para muitas pessoas, a dificuldade está em combinar os ornamentos decorativos entre si e com os móveis e outros elementos da casa. Vale deixar a criatividade e a intuição fluírem. Mas, para não errar no resultado, vamos dar algumas dicas práticas:

  • cuidado para que o ambiente não fique carregado. Evite uma quantidade enorme de objetos, principalmente se eles forem grandes. Equilíbrio é a palavra-chave. Se você escolheu uma peça muito volumosa, deixe que ela brilhe sozinha. O mesmo serve para cores muito fortes; 
  • misturar as cores é melhor do que seguir apenas uma. Um ambiente que combina demais fica monótono. Harmonize cores contrastantes ou complementares. Se o receio de errar for grande, aposte em um tom básico com outro mais alegre;
  • os conjuntos de peças devem ter tamanhos diferentes. Se você optou por um trio de estátuas ou de caixas, por exemplo, prefira escolher itens de volumes diversos para criar uma composição mais interessante. No caso dos livros e das caixas, você pode empilhar colocando o maior embaixo e os menores em cima. 

Viu só como decorar a casa é uma tarefa mais simples do que parece? Deixe a sua personalidade e a sua criatividade falarem, escolha seus ornamentos decorativos e mãos à obra! Para continuar acompanhando outras dicas como essas, siga as nossas redes sociais: estamos no Facebook, Twitter e YouTube!

Sobre o autor

quintadellarte

1 comentário

Deixar comentário.

Share This