Dicas de Decoração

Os 4 principais cuidados que voce deve ter com o jardim no verão

Escrito por quintadellarte

Não somos só nós quem precisamos daquela proteção extra quando os dias ficam mais quentes e o sol do verão não dá trégua. Cuidados com o jardim devem ser tomados para que ele permaneça bonito e saudável, evitando a perda de plantas.

Separamos aqui 4 dicas para que seu jardim continue verde e bonito na estação mais quente do ano!

1. Regue moderadamente

Um dia mais quente nem sempre é sinônimo de clima seco. Em regiões onde chove com frequência no verão, as regas podem ser bem espaçadas. Excesso de água pode apodrecer as raízes, o que é a porta de entrada para o surgimento de fungos. Em regiões mais secas, as regas devem acontecer quando o sol está mais ameno, logo nas primeiras horas da manhã ou no fim de tarde.

Regar seu jardim com o sol alto pode ocasionar queimaduras nas plantas e, devido à alta temperatura, a água evaporar antes de chegar até as raízes. Para saber quando as plantas necessitam de água, apalpe o solo e sinta a terra: quando úmida, evite a rega, pois as plantas estarão devidamente hidratadas. Molhe seu jardim apenas quando o solo apresentar calor e secura.

2. Livre-se dos galhos secos

Além de darem um aspecto de descuido e abandono, galhos secos podem ser maléficos para o crescimento das plantas, já que os nutrientes não serão distribuídos adequadamente para os galhos que necessitam crescer. Além disso, quando estão muito perto da terra, folhas secas e galhos bloqueiam a entrada de ar no solo.

3. Cuidados com o jardim e suas pragas

O verão é a época preferida para que pragas, insetos e bactérias se instalem no seu jardim. É importante observar bem suas plantas e evitar a inserção de novas espécies, pelo menos nessa época, a fim de evitar infestações.

Cuidados com a rega, quantidade de sol e adubação são bons aliados para evitar o aparecimento das pragas mas, caso elas apareçam, o primeiro passo é fazer a poda de limpeza. Retirar os galhos contaminados é de extrema importância para que o resto da planta continue saudável.

Opções naturais, como a calda de fumo, são a melhor escolha diante dos primeiros sinais de infestação. Caso seu jardim necessite de pulverização, contrate profissionais para ter certeza de que o produto usado será o ideal para as plantas doentes.

4. Adube para as plantas crescerem

Depois de uma temporada fria hibernando, seu jardim desperta na primavera e está a todo o vapor no verão, metabolizando e absorvendo os nutrientes existentes no solo de forma rápida. Por isso, é importante a adubação durante o verão.

Antes que elas possam receber o adubo, a aeração do solo é necessária, que é o processo de afofar a terra, para que ela possa respirar. Essa é a hora para retirar os torrões de terra seca e ervas daninhas, deixando a planta pronta para receber o fertilizante ou o adubo.

Gostou das nossas dicas de cuidados com o jardim? Compartilhe este post nas redes sociais e mostre para os seus amigos o que fazer para deixar o jardim lindo no verão!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This