Datas comemorativas

Será que é possível pintar uma parede de pedra? Descubra agora!

pintar uma parede de pedra
Escrito por quintadellarte

Para quem deseja obter um visual rústico, saber escolher o revestimento é uma ótima solução. O aspecto natural, com cores neutras e detalhes especiais, faz com que a parede de pedra seja opção que se destaca na decoração.

No entanto, muita gente prefere recorrer à pintura, que é uma forma de alterar o visual, proteger o revestimento ou conseguir uma combinação ainda melhor para dar vida ao ambiente.

Afinal, será possível pintar uma parede de pedra? Sim! Acompanhe este post e veja dicas para obter o resultado ideal!

Escolha a cor do jeito certo

Antes de colocar a mão na massa — ou na tinta —, é essencial selecionar a cor adequada para o projeto. É preciso pensar em todo o ambiente e no estilo de decoração da casa de forma geral.

Considere a área externa como exemplo. Se você possui um belo deck de madeira com aparência crua, o melhor é ficar com tons terrosos e neutros. Já se quiser algo com um toque de decoração clássica, o branco, o cinza e o bege são boas pedidas.

Inclusive, há aplicativos que fazem simulações das cores. Teste o que cria a sensação desejada para comprar a tinta.

Prepare a superfície

Pintar uma parede de pedra não exige o mesmo procedimento que uma de tijolo. A superfície tem características especiais, então, é fundamental que tudo esteja bem preparado.

Comece pela limpeza, de modo a retirar poeira e outras sujeiras. Você deve usar produtos recomendados para o tipo de pedra, além de desengordurantes. É a hora de tirar todo o mofo, pó acumulado e até as marcas de desgaste do tempo. Apenas tome cuidado para não aplicar abrasivos que causem alguma corrosão.

Faça pequenos reparos

Ainda na etapa de preparação, cuide dos reparos necessários para obter um bom acabamento, ou seja, fique de olho nos defeitos e elementos que podem prejudicar o resultado.

Nessa fase, é essencial usar selante para fechar todos os buracos e fendas. Ainda, é preciso utilizar um isolante e, em alguns casos, uma camada de tinta plástica. Caso parte do revestimento não tenha conserto, prefira realizar a troca antes da pintura. Assim, você garante que o visual seja como o esperado.

Use a base adequada

O próximo passo para pintar parede de pedra é aplicar uma base adequada, pois isso ajuda a garantir um efeito melhor na pintura. Com a tinta voltada para essa função, dê uma demão em toda a superfície. Não se esqueça dos cantos, quinas e junções porque isso faz diferença no final.

Dependendo do comportamento do revestimento, pode ser preciso aplicar uma nova camada — inclusive, de tinta látex. A intenção é criar uma “tela em branco”, de modo que a cor original não modifique tanto o tom escolhido.

Realize a pintura

Quando todos os passos anteriores forem finalizados, é o momento de realizar a pintura, de forma completa. Use um pincel ou rolo adequado e prefira construir camadas finas, pois o acabamento sairá melhor.

Por causa das características do material, não é preciso seguir sempre no mesmo sentido. Porém, os detalhes e pequenas entradas exigem pincéis menores para serem preenchidos com perfeição.

Antes de aplicar a próxima demão, espere que a anterior esteja completamente seca. Quando o visual estiver homogeneizado, o processo estará finalizado.

Para combinar com o ambiente, não se esqueça de escolher os itens decorativos certos. Estátuas e vasos de pedra são ótimas alternativas. Além de funcionarem para a sensação rústica, os produtos trazem muita personalidade à decoração.

Como vimos, pintar uma parede de pedra é um processo possível e relativamente simples. Com esses passos, você terá sucesso e conquistará o resultado tão desejado.

E como a parte de fora de um lar também é importante, conheça, ainda, 8 ideias para decorar o jardim na entrada da casa.

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This