Datas comemorativas

Por que investir em um telhado verde?

Escrito por quintadellarte

Sustentabilidade e aquecimento são um dos assuntos mais comentados hoje. Com todos os problemas que enfrentamos devido à exploração excessiva de recursos naturais e outras práticas abusivas, a busca por técnicas que reduzam os impactos na natureza se tornou cada vez mais frequente.

Uma das soluções encontradas para as residências e edifícios é o telhado verde, que possui inúmeros benefícios para o meio ambiente. Quer saber mais sobre essa novidade? Nós contamos para você a seguir!

O que é um telhado verde?

O telhado verde nada mais é do que um telhado com cobertura verde de plantas, ou seja, uma camada de terra e vegetação na cobertura de edifícios e casas.

Apesar desse tipo de telhado ter se mostrado uma tendência na arquitetura moderna nos últimos anos, essa técnica é bastante antiga e remonta ao Egito antigo.

O telhado verde passou a ser considerado um conceito arquitetônico em 1920, com o  francês Le Corbusier. Ele desenvolveu a ideia de terraços jardins para compensar os rastros que as construções causaram no ambiente.

Como funciona e quais são os benefícios?

Basicamente, essa cobertura feita no telhado verde é preparada e impermeabilizada. Ela recebe um sistema próprio de armazenamento parcial da água, drenagem da água, substrato (material utilizado para substituir a terra) e as plantas que vão compor o jardim.

Parte da água que vem da chuva é absorvida pelas plantas e substrato Dessa forma, reduz-se a quantidade de água despejada nas redes pluviais e evita enchentes. As plantas servem como isolante térmico e acústico, garantindo maior conforto e menor consumo de energia com climatização.

Outro benefício do telhado verde é a diminuição das bolhas de calor nos grandes centros urbanos, pois a cobertura vegetal diminui a absorção de calor e sol. Essa técnica também reduz a poluição, já que as plantas absorvem as substâncias tóxicas e liberam oxigênio na atmosfera.

O que é necessário para montar um telhado verde?

Apesar de parece ser simples na teoria, montar um telhado verde exige um pouco de atenção na prática. Afinal, se alguns cuidados não forem bem observados, o telhado pode trazer muitos problemas para o proprietário.

Primeiro, é necessário verificar se a laje vai suportar uma sobrecarga que varia de 80 à 300 kg/m², a depender dos tipos de plantas escolhidas. Além disso, ela precisar ter 1,5% de inclinação para escoamento da água.

Em seguida, é preciso pensar na impermeabilização total. Para isso, utilize uma manta asfáltica: além de estancar totalmente a água, o material não permite a penetração de raízes. Algumas pessoas adicionam ainda uma camada de argila após dessa etapa.

Depois, instale um sistema de drenagem. Isso é fundamental, pois garante água para as plantas nos períodos de seca e ajuda a drenar o excesso de água da chuva. Acima da drenagem, é indicado instalar uma membrana que impede a passagem de raízes para a água reservada, mas permite que a água chegue as plantas quando necessário.

Em seguida vem a camada de substrato que receberá as plantas, que deve conter todos os nutrientes necessários para a vegetação. Por fim, é feito o plantio das espécies escolhidas. Você pode se inspirar em outros jardins para decidir as espécies e encontrar o seu estilo de vegetação!

Em geral, a manutenção do telhado verde exige poucos cuidados, quase os mesmos que um jardim comum. Você pode optar por plantas de fácil manutenção, garantindo o sucesso da sua cobertura natural.

Gostou das nossas dicas? Quer continuar acompanhando outros conteúdos sobre decoração e sustentabilidade? Acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais: estamos no Facebook, Twitter e YouTube!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This