Datas comemorativas

Por que você deveria deixar a sala integrada com outros ambientes?

sala integrada
Escrito por quintadellarte

Seja pela redução de tamanho dos apartamentos, seja pelas vantagens agregadas aos espaços, a integração de ambientes ganha cada vez mais adeptos e está em alta atualmente. Você já esteve em um ambiente em que a sala é integrada ao quarto, à varanda ou à cozinha? 

Se acha a ideia interessante, mas não sabe como colocá-la em prática, leia este post e entenda por que deixar a sala integrada com outros ambientes pode ser o que falta no seu lar. Boa leitura!

Por que ter uma sala integrada?

Uma das principais vantagens de integrar ambientes é a sensação de amplitude, mesmo em apartamentos pequenos. A retirada de paredes ou divisórias faz que a área disponível fique maior e permite disposições mais variadas dos móveis.

Entre as possíveis junções de ambientes, as mais escolhidas são sala com varanda e sala com cozinha — ou, em alguns casos, todos esses ambientes juntos. A ideia é proporcionar um espaço confortável e agradável para receber amigos ou reunir a família.

Também é interessante integrar ambientes mais íntimos, como o quarto ou o escritório com a sala. Caso os moradores desejem privacidade, é possível utilizar divisórias que não sejam paredes — como móveis ou estruturas com vidro. 

É comum que os diferentes tipos de integração combinem com vários estilos de decoração, mas tons neutros e escolhas clássicas ajudam ainda mais na sensação de amplitude.

Quais as vantagens da integração de ambientes? 

E quais são as principais vantagens de investir nesse estilo de projeto? Veja algumas delas a seguir!

Otimização do espaço 

Ao retirar paredes que dividem ambientes ganham-se alguns centímetros de área útil e fica mais fácil encontrar soluções de decoração que proporcionem a otimização do espaço. Isso melhora a circulação e facilita a organização dos móveis.

Multifuncionalidade 

Quando dois ou mais ambientes são integrados, as possibilidades de utilização do espaço são multiplicadas. Afinal, é possível fazer diferentes tarefas de uma só vez — como cozinhar enquanto assiste à TV, por exemplo.

Melhor convivência e interação 

A união de dois ou mais cômodos facilita a realização simultânea de atividades. Um bom exemplo é, em uma sala integrada à cozinha, que quem prepara a refeição não precisa ficar isolado do restante dos presentes e pode interagir com eles.

Ampliação 

Uma das vantagens mais evidentes é ampliar o espaço e proporcionar mais conforto. Para isso, também é interessante escolher com cuidado a decoração e fazer bom uso de ornamentos e espelhos nos locais certos. O reflexo do espelho faz que o ambiente pareça visualmente maior.

Praticidade

Em alguns casos, integrar ambientes permite reduzir a quantidade de móveis, o que traz praticidade. Em uma sala integrada com a cozinha, por exemplo, um balcão pode servir de apoio para as refeições e como base para um cooktop.

Uma ideia para quem gosta de ter e cuidar de plantas é aproveitar a integração com áreas externas e montar um jardim de inverno. Assim, os vegetais ganham um local adequado e ainda ajudam a trazer mais vida para o cômodo.

Como a integração pode ser feita?

As possibilidades de ter uma sala integrada são muitas. Por isso, é importante saber a quem recorrer para que ela seja perfeita. A dica é contar com a ajuda de um profissional: essa é a melhor maneira de ter um trabalho feito com segurança e sucesso.

E aí, gostou das dicas para sala integrada? Se você gosta de publicações como esta, que tal nos acompanhar no Facebook, no Twitter e no YouTube para continuar por dentro de conteúdos sobre o tema?

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This