Dicas de Decoração

Quais são as cores adequadas para cada ambiente da casa?

Escrito por quintadellarte

Embora não exista uma cor que seja considerada a melhor ou a pior para cada ambiente da casa, existem algumas diretrizes que podem ser de grande ajuda. Escolher a cor adequada para os diferentes espaços do lar pode soar difícil em um primeiro momento, mas com algumas sugestões e truques, você perceberá que essa tarefa é bem fácil.

Acompanhe nossas dicas do post de hoje a acerte em cheio na sua decoração!

Sala de jantar

Ao escolher as cores sala de jantar, os tons terrosos tendem a ser a opção mais popular. Não só devido ao fato de essas cores transmitirem uma sensação de calor, mas também porque são muito versáteis.

Cores como vermelho e laranja tendem a ser estimulantes e, assim, podem aumentar demais o apetite na hora das refeições. Do mesmo modo, tons de azul tendem a diminuí-lo.

Cozinha

Os tons mais populares desse ambiente da casa também são os tons de terra, mas cores como amarelo e pêssego são igualmente utilizadas. O amarelo transmite felicidade e é uma excelente escolha para as cozinhas, tornando-as acolhedoras e alegres.

Lembre-se de fazer combinações com tons mais neutros e que entrem em harmonia com os armários e bancadas; do contrário, o cômodo poderá ficar muito cansativo.

Salas

As cores para as salas, seja a de estar ou para TV, são muitas vezes melhor selecionadas levando em consideração o seu tamanho, o humor que você deseja alcançar e a iluminação do espaço.

O azul é uma das cores favoritas de grande parte das pessoas. Trata-se de uma cor calma, mas que ao mesmo tempo exala poder, conforto e relaxamento. Além disso, ela combina com a maioria do mobiliário.

Banheiro

Ao escolher as cores para o banheiro, você deve verificar o efeito geral que deseja atribuir a esse cômodo. Se a ideia é trazer a sensação de limpeza e serenidade, opte pelos tons mais claros, como branco e pastéis; já se você quer elegância, cinza e azul marinho podem ser as escolhidas.

Tente evitar apenas as muito escuras, pois elas encurtam os ambientes. Como o banheiro já é um espaço que costuma ter menor dimensão, essas cores podem fazer com que ele parecer ainda menor.

Quartos

Os quartos devem ser espaços calmos, que promovam descanso e rejuvenescimento. Então, investir em cores relaxantes como azuis, verdes e tons de terra mais claros são as abordagens mais adequadas.

Evite cores brilhantes e chamativas, como o vermelho, tons intensos de amarelo e outros nesse estilo, porque são muito estimulantes para um espaço de repouso.

Se você deseja um ambiente romântico para o quarto do casal, contar com um papel de parede é uma ótima opção. Existem diversas alternativas interessantes para estampas, texturas e cores no mercado, que são de fácil aplicação e remoção caso você queira mudar.

O mesmo vale para o quarto das crianças: pinturas e papéis de parede divertidos trazem toda a alegria para o quarto. Aqui, quanto mais colorido melhor!

Escritório

Se você trabalha de casa ou tem um ambiente destinado para as tarefas do emprego, opte por cores que não levem a distrações, mas que também não sejam calmas demais para interferir na produtividade.

A melhor ideia é juntar cores neutras, como branco e cinza, com alguns destaques em cores mais vivas, como amarelo e laranja. Se você desejar um espaço mais chique, aposte em detalhes prata e dourado, não tem como errar.

Lembre-se de que a escolha da cor para cada ambiente da casa é de fundamental importância, mas atente-se também à superfície que receberá a tinta. Para as paredes de alvenaria internas e externas, as mais indicadas são as tintas látex acrílicas, pva e vinil-acrílicas, devendo ser as do tipo econômica e premium para as primeiras e padrão e premium para as segundas.

Para madeiras, é recomendado o uso de vernizes, stains, esmaltes ou tintas a óleo. Elas evitam rachaduras e repelem a água, evitando o envelhecimento precoce. 

E para os metais, os esmaltes e tintas a óleo são as melhores escolhas, podendo ter um acabamento fosco ou acetinado.

Se gostou e quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse, não deixe de curtir nossa página no Facebook!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This