Dicas de Decoração

Reforma em casa antiga: veja como deixá-la novinha em folha!

Reforma em casa antiga
Escrito por quintadellarte

Quem não sonha em conquistar seu próprio imóvel? Contudo, devido aos preços elevados do mercado, nem sempre é possível investir em um espaço novo, por isso a solução é recorrer à compra de uma construção que já foi habitada. O segredo é um só: revitalizar os cômodos. Mas, afinal, você sabe como fazer uma reforma em casa antiga?

Antes de começar, é importante ter em mente que esta é uma tarefa que requer muita atenção. Mas com cuidado e planejamento, é possível aproveitar ao máximo o orçamento e fazer com que os ambientes fiquem de cara nova.

Quer descobrir como? Neste post, você encontrará dicas exclusivas para fazer com que a sua compra realmente valha a pena. Confira!

Aplique papéis de parede

Uma maneira prática e bastante acessível de fazer com que as paredes ganhem um ar mais moderno é aplicar o tradicional papel de parede. A grande vantagem dessa opção é que, caso a parede esteja com a pintura em bom estado, você também não precisará se preocupar em passar uma nova tinta nos cômodos.

Já em relação ao estilo do material, podemos dizer que o mercado conta com uma grande variedade de opções. Existem papéis de paredes para todos os estilos, como aqueles românticos, os clássicos, os com toque urbano e os modernos e exóticos.

Antes de escolher o seu, o indicado é saber em quanto tempo você pretende manter o produto nas paredes. Para uma aplicação de longo prazo, prefira os modelos sem muitas estampas ou texturas, dando prioridade às versões mais neutras. Isso fará com que você não enjoe rápido demais!

Instale espelhos

Um belo espelho é sempre bem-vindo em nosso lar! Ainda mais para quem está planejando realizar uma reforma em casa antiga. Com esse elemento você conseguirá, de forma prática e rápida, fazer com que a decoração pareça repaginada. Inclusive, o espelho é constantemente utilizado pelos profissionais para transmitir a impressão de que um ambiente parece maior do que ele realmente é. Tudo isso, permitindo que a sua combinação fique ainda mais elegante. Demais, né?

Portanto, comece colocando novos espelhos no banheiro. Você pode optar por uma versão maior e com moldura diferenciada. O mesmo vale para outros espaços da casa, como o hall de entrada, a sala de jantar ou o corredor principal.

Reforme móveis antigos

Pensava que só a estrutura da casa merecia uma atenção especial? Não mesmo! Se a construção foi adquirida com móveis também antigos, nada mais justo do que reformá-los paralelamente.

Além de fazer com que você economize um bom dinheiro, o reaproveitamento dessas peças é sustentável e uma tendência que tem sido muito utilizada por aí. Você só precisa usar a criatividade e fazer com que a mobília fique com o seu toque de personalidade.

Quer ver só um exemplo? É possível trocar o revestimento dos sofás ou poltronas, pintar uma estante ou até mesmo instalar um novo tampo de vidro em alguma mesa. São mil possibilidades!

Melhore a iluminação

Com a iluminação adequada é possível transformar qualquer ambiente. Na sua nova casa há algum cômodo escuro demais e sem vida? Então, talvez seja o momento de rever os pontos de luz.

Existem duas possibilidades para modificar essa situação. A primeira é contratar os serviços de um profissional especializado no assunto, como um eletricista ou arquiteto. A segunda é investir em alguns truques para manter cada cantinho com uma boa luz. Veja abaixo as nossas sugestões:

  • evite usar móveis grandes e escuros, como os em mogno;
  • instale as cortinas certas. Fuja das opções estampadas e muito longas, preferindo as de tecido fluidos para apenas filtrar a luz;
  • mude a cor das paredes. Escolha tonalidades claras, neutras e que intensifiquem a iluminação do ambiente;
  • instale abajures, arandelas e luminárias secundárias no cômodo.

Há ainda outra técnica incrível para modernizar o seu lar: a utilização de esculturas e vasos diferentes. Ambos os elementos são excelentes para modernizar os espaços e deixá-los para lá de sofisticados. Procure uma empresa especialista no segmento e encontre os modelos que mais combinam com o seu perfil!

Após ler este conteúdo sobre reforma em casa antiga, aproveite também para descobrir 4 dicas para melhorar o seu projeto de iluminação nos jardins!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This