Dicas de Decoração

Afinal, o que considerar para escolher um bom revestimento de parede?

revestimento de parede
Escrito por quintadellarte

O revestimento de parede é um dos elementos mais importantes em qualquer cômodo. Ele garante o acabamento da área, além de mudar o visual e oferecer harmonia com a decoração da casa. É o caso dos azulejos, das cerâmicas, das pedras e até dos papéis de parede.

Em áreas com umidade, como no banheiro, é ainda mais relevante saber como fazer a escolha correta. Afinal, cada cômodo tem as suas necessidades e é preciso acertar para conseguir o efeito esperado.

Não sabe por onde começar? Veja como selecionar o revestimento de parede ideal e conquistar o resultado dos sonhos!

Identifique as necessidades de cada cômodo

Em primeiro lugar, é essencial descobrir o que é exigido em cada ponto da casa. O revestimento da parede da sala requer maior facilidade de limpeza e durabilidade. Como a maioria das pessoas passa pelo local, esses aspectos garantem praticidade.

Na cozinha e no banheiro, por outro lado, a resistência à umidade é imprescindível. O mesmo vale para cômodos que são colados a um lavabo ou que sofrem com algum tipo de umidade. Cada um tem as suas características e especificações, então é fundamental respeitar isso para conseguir o resultado adequado.

Fique de olho no material

Outro ponto importante é pensar no material. Revestimento de parede não é tudo igual, então é preciso ficar atento aos resultados. Para a área externa, vale a pena utilizar elementos de pedra. Além de trazerem um toque rústico e natural, oferecem mais durabilidade. Já na parte de dentro, o papel de parede pode ser uma boa escolha para conseguir um visual alegre de forma prática.

Também há outras opções, como porcelanato, revestimento cerâmico, azulejos e até elementos de vidro. O importante é ver qual se adapta a cada espaço e qual atende melhor às necessidades — como de limpeza ou de durabilidade.

Não se esqueça de garantir — e conferir — que todas as peças sejam do mesmo lote, pois isso evita diferenças nos tons ou no aspecto.

Pense na decoração do espaço

Não basta que o revestimento de parede seja funcional — ele também deve ser bonito e harmônico. Então, observe quais são as características de decoração do ambiente e qual é a sensação que você deseja passar.

Um local moderno, por exemplo, aceita texturas e materiais diferentes. Já se a intenção é criar algo clássico, é melhor apostar em alternativas neutras e que seguem uma proposta tradicional. Ao final, a escolha deve complementar todos os outros detalhes, como cores e móveis do local.

Peça orientações

Entre tantas opções, é natural sentir dificuldade para selecionar a peça correta. Principalmente para paredes com umidade, é comum ficar apreensivo. Afinal, a decisão errada pode gerar prejuízos e dores de cabeça durante o uso, certo?

Para não ter dificuldades nesse momento, o recomendado é pedir orientações. Caso você tenha contratado um arquiteto, ele dará a especificação indicada para cada ambiente, sem complicações. Também é possível perguntar aos vendedores e especialistas sobre os produtos. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas e, só então, faça a escolha.

Cuide da aplicação

Tão importante quanto comprar o revestimento certo é garantir que ele seja aplicado da maneira adequada. Do contrário, você terá grandes problemas em seu uso e perderá dinheiro.

O melhor é contratar profissionais especializados e experientes. Assim, farão a utilização adequada com o menor desperdício possível e com um ótimo resultado. Diante da necessidade de utilizar impermeabilizante, garanta que o produto seja de qualidade e usado da forma correta.

Em uma reforma, a retirada do revestimento prévio nem sempre é necessária. Se você escolher um material adesivo, basta limpar a superfície e fazer a aplicação. Em outros casos, é preciso retirar o existente para garantir a aderência conforme o desejado.

Com estas dicas, comprar o revestimento de parede fica muito mais fácil. Ao acertar na decisão, os cômodos se tornam bonitos e funcionais.

Para cuidar da área externa tão bem quanto da interna, veja como realizar instalações elétricas em jardins!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This