Jardim e Paisagismo

Saiba como preparar o jardim para cada estação do calendário 2018

Escrito por quintadellarte

A área externa da casa muitas vezes é negligenciada na hora de decorar e arrumar o lar, porém, dar atenção a esse espaço é uma maneira de valorizar o imóvel e aumentar o bem estar de quem o utiliza. Nesse sentido, ter um jardim bonito é uma ótima ideia.

Ao contrário do que se imagina, para ter um jardim exuberante não é preciso gastar muito dinheiro. Com as plantas certas, você consegue mantê-lo sempre florido e colorido, mas é claro que são necessários alguns cuidados durante o ano.

Pensando nisso, preparamos este artigo para ensinar a preparar o jardim para cada estação. Com um pouco de planejamento, você conseguirá ter um espaço do jeito que sempre sonhou. Confira!

Quando começam e terminam as estações do ano?

A cada três meses temos uma nova estação do ano, cada uma com suas características. Para ter o jardim sempre bonito é preciso ficar atento às datas para se programar e prepará-lo. Abaixo listamos o início e término de cada uma:

  • Primavera: 21 de setembro a 20 de dezembro;
  • Verão: 21 de dezembro a 20 de março;
  • Outono: 21 de março a 20 de junho;
  • Inverno: 21 de junho a 20 de setembro

Como preparar o jardim para a primavera?

Não é à toa que a primavera é conhecida como a estação das flores, nela temos o pico do florescer de muitas espécies. A qualquer lugar que se vá, vemos diversas mudas e plantas sendo vendidas. Mas, para acertar em cheio, é preciso estar atento a alguns pontos.

Opte por jasmim, hortênsia, amor perfeito, petúnia, agapanto e cravinas, que florescem nessa época. É preciso também regar as plantas frequentemente, pois a temperatura começa a subir, sempre tendo o cuidado de não deixar nada encharcado.

Como preparar o jardim para o verão?

No Brasil, o verão costuma ser muito quente e, assim, as plantas acabam sofrendo com o calor. Sem contar as pragas que começam a se instalar. Dessa forma, saber das peculiaridades de como cuidar e preparar o jardim para cada estação é fundamental.

É preciso escolher o tratamento contra parasitas mais indicado, prezando pelas soluções naturais. Limpar o que está seco e apodrecido e regar com mais frequência e nos momentos mais frescos do dia são atitudes importantes. Busque também plantar espécies como girassol, lírio do brejo e estrela do Egito, que são mais indicadas para a estação.

Como preparar o jardim para o outono?

O outono é o período favorito de muitos, afinal, as temperaturas estão mais amenas, a paisagem mais límpida e os ânimos revigorados depois de tanto calor no verão, que castigou não só você, mas também as plantas.

Aqui, é preciso limpar bem os canteiros, removendo folhas secas, insetos e galhos que estão encerrando a floração. Fazer podas para estimular novos brotos. É essencial, nessa época, adubar a terra e diminuir a quantidade de regas, realizando-as somente quando o solo estiver realmente seco. Plantar as flores da estação como lírios, antúrios, narcisos, tulipas, camélias e margaridas.

Como preparar o jardim para o inverno?

Por fim chega a estação mais fria e seca do ano, em que as folhas começam a cair, os vegetais hibernam e as plantas acumulam o máximo de nutrientes possível. Assim como nas anteriores, é preciso cuidar para garantir um belo jardim.

A maioria das plantas se livra das folhas para poupar energia, então deixe tudo bem limpo. Não é necessário adubar e as regas devem seguir a “regra do dedo”: colocar o dedo na terra e ver se está seco, úmido ou molhado e aguar sem molhar as folhas. Algumas espécies como begônias, cíclames e orquídeas denphale resistem bem nesse período, portanto invista nelas.

Agora que você já sabe como preparar o jardim para cada estação, não tem mais desculpas para não deixá-lo sempre lindo. Esperamos que este artigo seja útil e motivador para você. Se gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais! Quem sabe assim vocês não começam um clube de jardinagem?

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This