Dicas de Decoração

Samambaias na decoração: tendência dentro e fora de casa!

Escrito por quintadellarte

Tem como não se sentir nostálgico? Nos anos 70 e 80, samambaias na decoração marcavam presença em praticamente todas as casas de famílias brasileiras. Em espaços internos e/ou externos, eram cultivadas em xaxins, que serviam de vaso e substrato para o seu crescimento.

Depois de tanto tempo, aí estão elas outra vez! É novamente comum encontrar samambaias na decoração, sozinhas ou em jardins verticais, na sala de estar ou na varanda aberta, com sua fácil manutenção e seu bonito resultado visual. 

Além de embelezarem a casa, as samambaias trazem muitas vantagens ao serem utilizadas na décor, como, por exemplo, purificar o ar e refrescar o ambiente. Elas também melhoram sua qualidade de vida e de sua família!

Confira como usar e cuidar dessa tendência da jardinagem na decoração do seu lar!

Como usar samambaias na decoração?

As samambaias são maravilhosas e podem viver em qualquer ambiente, desde que úmido e fora da luz direta do sol. Que tal na sala, dando uma sensação de casa de praia? Em algum cantinho da cozinha? Penduradas no hall de entrada ou, quem sabe, no corredor? 

Se você tiver um jardim externo e quiser agraciá-lo ainda mais com essa planta volumosa, por que não investir em diferentes espécies? São tantas opções: amazonas, americana, de metro, renda portuguesa…

Se você mora num apartamento ou num espaço pequeno, mas ainda assim quer esse trend na sua decoração, que tal estudar a possibilidade de fazer um jardim vertical? Vai ficar incrível!

Veja algumas sugestões que separamos para você sobre como utilizar samambaias na decoração::

Dentro de casa

Para um resultado exuberante, escolha uma prateleira antiga (ou algum outro móvel alto) para por na sala ou no hall de entrada e coloque algumas samambaias de metro ali. Permita que suas folhas caiam. O efeito será encantador!

Se estilo sem exageros for mais do seu gosto, arrume um cantinho com um banquinho alto para a samambaia. O resultado será igualmente lindo!

Dá para usar as samambaias até no banheiro, pois esse tipo de planta lida bem com a umidade, portanto experimente pegar um vaso decorativo e colocá-las na bancada da pia, em cima de algum móvel ou opte pelo tradicional e belo: pendure-as no teto!

No jardim vertical

É a nova moda! O uso de samambaias em jardins verticais tem se tornado cada vez mais frequente, visto que sua folhagem volumosa é perfeita para a composição desse jardim moderno. 

Para quem tem pouco espaço, é ideal tanto para dentro quanto para fora de casa, podendo decorar a área, a varanda ou a sala! Sem falar na praticidade: para isso você vai precisar apenas de um pallet, de ganchos e das samambaias. Um projeto muito econômico, não é mesmo?

No jardim externo

Se tiver um jardim na sua casa, aproveite e use todas os tipos de samambaias que puder, de todas as formas possíveis: em vasos de cerâmica, penduradas no teto, em armários . Elas ficam lindas de todo jeito!

As samambaias são tão versáteis que, muito provavelmente, combinarão com todos os móveis usados na decoração da sua área externa! Tome cuidado para não deixá-las muito expostas ao vento e ao sol, apesar de precisarem da luz para a fotossíntese.

Cuidados com as samambaias

Via de regra, as samambaias devem ser cultivadas à meia sombra, em solo rico em matéria orgânica e com substrato que contenha areia, turfa e composto orgânico de resíduos vegetais e cascas de frutas. É recomendável adubá-las uma vez por mês!

Apesar de não apreciarem excesso de calor e vento, as samambaias devem estar sempre em locais arejados, o que é indispensável para se evitar fungos.

Quanto às regas, o indicado é manter o substrato levemente úmido, jamais encharcado. Faça a experiência de colocar a ponta do dedo. Se estiver seco, regue. Além disso, é muito importante borrifar água nas folhas, conservando a umidade de que as samambaias tanto gostam. 

E para completar a decoração, que tal utilizar estátuas ou um chafariz?

Gostou de saber como usar samambaias na decoração? Então siga a gente no Facebook, no Twitter e no Youtube e fique por dentro de outras dicas para inovar na decoração do seu lar!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This