Dicas de Decoração

Teto verde: saiba como montar seu jardim no telhado

Escrito por quintadellarte

Você quer ter mais plantas em casa e não tem espaço? A solução pode ser um jardim no telhado. Além de decorar, o teto verde traz inúmeros benefícios para a residência. 

Há quem pense que é uma opção apenas para os projetos arquitetônicos que aparecem em revistas de decoração, mas fazer um é mais fácil do que você imagina. Abaixo, vamos mostrar como criar o seu. 

Quais as vantagens do jardim no telhado?

Quando pensamos em um jardim no telhado, a primeira qualidade que se destaca é a estética, mas, além de deixar a casa diferente e decorada, o teto verde tem outras vantagens.

É mais uma forma de inserir vegetação onde há pouco espaço para ela. As plantas do telhado ajudam a melhorar a qualidade do ar e também diminuem a temperatura da casa e da região em que ela fica, contribuindo para economia de energia e para o meio ambiente. 

Como fazer o seu teto verde?

A montagem de um jardim no telhado não é complicada e pode custar pouco, porém alguns cuidados são necessários. Confira abaixo.

Confira a carga suportada

A primeira medida que você precisa tomar é chamar um profissional, engenheiro ou arquiteto, para avaliar quanto peso o seu telhado ou laje é capaz de suportar. 

Só a partir dessa avaliação é possível escolher os materiais e criar um projeto seguro, sem o risco de a estrutura cair por conta do peso do jardim. 

Proteja sua casa da umidade

Depois de se certificar de que o telhado aguenta a carga, é hora de impermeabilizar a superfície, para que a umidade da terra não penetre nas telhas ou na laje.

A medida mais adequada é instalar uma lona ou uma manta protetora para bloquear a água. Se quiser criar uma barreira mais completa, também pode aplicar alguma tinta impermeabilizante no telhado antes de inserir esse material. 

Contenha o jardim

Além da camada impermeabilizante, é recomendável instalar uma manta geotêxtil. Ela vai drenar a água corretamente, impedir que a terra se solte e controlar as raízes para que não cresçam excessivamente. 

Montando o jardim

Após a proteção necessária, chegou a hora de montar o jardim propriamente dito. Escolha um substrato especial no lugar de terra comum, já que eles são preparados para proporcionar um melhor ambiente para as plantas e são mais leves.

Com o terreno pronto, chegou a hora de colocar a vegetação. O ideal é eleger plantas rasteiras e, se for plantar mais de um tipo no telhado, eleja espécies que convivam em harmonia entre si.

As gramas são muito indicadas, pois cobrem toda a superfície de forma uniforme e, se você mora em um lugar com poucas chuvas, invista nas suculentas, que armazenam água e são resistentes. 

Quais são os cuidados necessários?

Se o substrato for bem escolhido, ele pode manter o jardim vivo por até dez anos. Assim, o único cuidado que você precisará ter é fazer podas leves de vez em quando, se o jardim ficar irregular. A rega fica por conta das chuvas.

Seguindo essas dicas, é fácil montar um jardim no telhado e deixar sua casa mais fresca, agradável e ainda contribuir com a melhora das condições ambientais da sua cidade. Quer receber mais dicas com essas? Siga as nossas redes sociais! Estamos no Facebook, no Twitter e no YouTube! Vamos lá!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This