Jardim e Paisagismo

4 dicas para instalar um chafariz no jardim de casa

chafariz
Escrito por quintadellarte

Além de ser uma ótima maneira de decorar o seu jardim, um chafariz tem ainda outros benefícios, como suas propriedades relaxantes, devido ao barulho constante de água. Pode ser também um ponto refrescante nos dias de calor e uma ótima maneira de completar o projeto de decoração do seu jardim.

Você está pensando em colocar uma dessas peças no seu quintal? Já sabe o que é necessário para a sua instalação? Então continue lendo para descobrir 4 dicas para instalar um chafariz no jardim de casa!

1. Separe os materiais necessários

Para montar um chafariz no jardim, você precisará primeiro de um tanque para armazenar a água que vai circular. No mercado existem várias opções prontas de bacias e você também construir o seu próprio reservatório, cavando diretamente no seu terreno.

Além disso, uma bomba d’água é essencial para a circulação de água, assim como um ponto de energia para fazê-la funcionar.

2. Prepare o terreno

Ao preparar o terreno no qual o seu chafariz será instalado o primeiro passo é delimitar a área que será utilizada. Depois disso, você pode garantir que essa área esteja limpa e livre para o projeto.

Em seguida, chegou a hora de cavar o terreno. Caso você tenha escolhido uma bacia pronta, a vala deve ser moldada para se adequar à peça que você adquiriu.

Se você não tiver uma bacia, deve cavar de acordo com o tamanho e profundidade que deseja para o reservatório de água do seu chafariz. O próximo passo é colocar a manta impermeabilizante e instalar a bacia, ou preparar o reservatório diretamente sobre a manta, utilizando pedras para escondê-la.

3. Conte com ajuda para a execução do projeto

É sempre importante pensar no planejamento do seu jardim para que consiga executar as propostas da melhor maneira. Se você está cogitando adquirir um chafariz, pode ser interessante contar com a ajuda de profissionais.

Como eles já estão acostumados com esse tipo de serviço, poderão dar vida às suas ideias com mais facilidade e garantir que tudo fique do jeito que você deseja.

Na hora de contratar alguém, certifique-se que seja uma pessoa acostumada a realizar projetos hidráulicos, uma vez que isso será importante para dar vida ao seu chafariz.

4. Decore ao redor

Para que o seu chafariz se integre ao seu jardim, é essencial escolher como será o seu reservatório de água a partir do estilo de decoração do resto do espaço.

Além disso, você pode fazer um pequeno projeto de paisagismo para incluir o novo elemento, colocando plantas ao redor dele ou até mesmo investindo em espécies aquáticas para o tanque de água.

Uma dica valiosa é utilizar as plantas para esconder as partes estruturais do chafariz que não têm uma aparência tão convidativa, como as bordas do reservatório ou possíveis rastros de tubulação. Você também pode utilizar pedras ou tijolos próprios para jardinagem.

Depois de seguir todos esses passos, o seu chafariz será uma grande atração em seu jardim! Gostou das nossas dicas de instalação? Então acompanhe a nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo que postamos!

Sobre o autor

quintadellarte

1 comentário

Deixar comentário.

Share This