Independentemente da forma de cultivo, ter plantas em casa contribui para um ar mais puro, uma decoração mais bonita e maior qualidade de vida. No post de hoje, falaremos de uma técnica que contempla isso tudo e ainda traz calma e tranquilidade: os jardins aquáticos.
Se você sonha em ter um desses na sua casa, mas não tem ideia de como montar o seu, fique tranquilo: explicaremos a seguir tudo o que você precisa saber sobre esses jardins!
Os jardins aquáticos nada mais são do que uma modalidade da jardinagem que emprega o uso da água. Neles, plantas específicas são cultivadas diretamente na água ou em terra — imersa na água.
Eles podem ser construídos em tanques, pequenas bacias, fontes ou até mesmo em pequenos lagos. O melhor de tudo é que, independentemente das dimensões do seu lar, existe sempre uma forma de ter esse recanto de paz e relaxamento.
Para construir o seu jardim aquático, é preciso ter em mente que ele ficará sempre molhado ou úmido. Dessa maneira, optar por um material resistente à água é fundamental.
Concreto, pedras não muito porosas — como o granito e alguns quartzos —, plásticos, PVCs, borrachas, lonas, vidros, fibras de vidro e madeiras com tratamento de superfície impermeável são alguns exemplos desses materiais.
As plantas recomendadas para esse tipo de jardim são divididas em duas categorias: as aquáticas e as subaquáticas. As primeiras são aquelas que flutuam na superfície e não possuem enraizamento no solo. Já as segundas cultivam suas raízes no solo, estando, muitas vezes, imersas na água.
Alguns exemplos bastante comuns para se ter nesses jardins são: aguapés, ninféias, alface-d’água, murerê, salvínia, vitória-régia, mil folhas, microsório, e cambomba.
Vale lembrar que o cultivo dessas espécies vai variar de acordo com o espaço que você tem disponível, portanto, tenha atenção a essas especificidades.
Abaixo, daremos o passo a passo da montagem de um minijardim aquático. Seguindo tudo certinho, você terá uma peça linda para decorar seu lar. Vamos lá!
Para manter seu jardim sempre bonito, alguns cuidados simples são necessários:
Ter jardins aquáticos em casa é uma ótima maneira de decorar o espaço para receber os amigos, relaxar e trazer tranquilidade. Esperamos que esse artigo te motive a construir o seu jardim e que você possa aproveitar bons momentos.
Gostou desse post e quer continuar acompanhando as novidades que compartilhamos? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhum conteúdo!
Já parou para pensar em como um lustre para apartamento pode transformar a decoração do…
A sala de estar é um dos cômodos mais democráticos da casa. Ela deve refletir…
Você sabe como tirar mudas de plantas? Elas trazem muita alegria e muito mais significado…
O que é estilo vintage? Antes de partirmos para as dicas de como decorar sua…
Você já conhece o Feng Shui? Essa prática chinesa propõe algumas ideias que buscam melhorar…
O quadro é um objeto de decoração que tem como principal característica dar um toque…