Dicas de Decoração

4 dicas de como ter e cuidar de um coqueiro de jardim

Escrito por quintadellarte

Procurando boas opções para embelezar a área externa de sua casa? Então, o coqueiro de jardim é a solução perfeita! Belíssima e versátil, essa alternativa pode ser cultivada tanto em vasos quanto em canteiros, dependendo do espaço disponível no local.

Inclusive, existem vários tipos de coqueiro de jardim no mercado, que devem ser escolhidos conforme o estilo de decoração desejado. Esse é o caso do Areca-bambu, do Leque e da Ráfia. Contudo, para que o resultado fique sempre impecável, você precisará tomar alguns cuidados, que vão desde a escolha da planta até a manutenção do solo.

É exatamente sobre isso que falamos neste post. Para compreender como cultivar uma área incrível e para “ninguém colocar defeito”, veja os passos básicos e que deverão ser seguidos daqui para frente!

1. Escolha a espécie mais indicada para o seu espaço

O primeiro passo é pesquisar muito bem e definir qual a melhor espécie de coqueiro de jardim para o seu espaço. Como falamos acima, existem diversas alternativas, que são indicadas para locais com características específicas. Conheça mais sobre elas:

  • Ráfia: um dos tipos mais populares de coqueiro de jardim. Muito resistente, a espécie exige poucos cuidados, tem um crescimento lento e pode ser cultivada sob o sol pleno;
  • Licuala grande: solução amplamente recomendada para jardins, já que apresenta grande porte e carrega um visual único, com folhas em formato de leque. A opção consegue se desenvolver bem em canteiros ou calçadas, resistindo perfeitamente em regiões de clima quente;
  • Leque: também em forma de leque, esse tipo de coqueiro de jardim tem as mesmas características do anterior. A diferença é que seu tamanho é menor, o que facilita o cultivo em vasos e cachepots resistentes;
  • Areca-bambu: apresenta porte médio e é muito utilizado no Brasil. A sua altura pode chegar a 10 metros e, por essa razão, não é indicado cultivá-lo em vasos ou ambientes internos. É uma saída para embelezar as fachadas e se desenvolve melhor na sombra.

2. Regue a planta a cada dois dias

Diferentemente do que possa parecer, cuidar de um coqueiro de jardim é muito simples. Aqui, a principal indicação é prezar pelas regas, já que essas plantas precisam de água constante para continuarem vivas e saudáveis.

No caso dessas espécies, o indicado é realizar a rega a cada dois dias — com exceção dos períodos que o sol estiver muito intenso. Em tais ocasiões, a recomendação é verificar a terra e, sempre que possível, mantê-la úmida.

Quer ter mais praticidade? Tudo bem! Hoje, muitas pessoas utilizam sistemas de irrigação automatizados, que podem ser instalados em sua área externa, garantindo que as folhagens tenham sempre o abastecimento de água necessário.

3. Adube o solo

O solo é o responsável por oferecer às plantas boa parte dos nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento pleno. Para que esse processo se mantenha constante, a adubação deve ser um cuidado muito valorizado.

Com o adubo, você conseguirá revigorar e enriquecer a região, suprindo toda e qualquer ausência de proteínas ou vitaminas que possa existir. Já para conseguir uma boa adubagem, considere aplicar misturas orgânicas no local, que são ótimas para intensificar a fertilização.

Também, fique de olho nas áreas onde o componente será aplicado, pois o seu uso inadequado pode prejudicar as raízes. Finalize utilizando os fertilizantes granulados e espalhe bem o material ao redor da base do coqueiro, regando a área com uma certa abundância. Não tem erro!

4. Faça podas frequentes

Por último, não se esqueça de realizar pequenas podas ao perceber o aparecimento de folhas doentes ou secas. Feito isso, aguarde em torno de um ano até executar novamente esse processo. Na maioria dos casos, esse tipo de planta se desenvolve melhor sozinha, sem muitas interferências.

Não se esqueça de jamais retirar as folhas verdes e que estão saudáveis. Elas são uma das responsáveis por preservar a saúde de toda a árvore, colaborando para a sua força, resistência e aspecto impecável.

Viu só? Cuidar de um coqueiro de jardim pode ser mais simples do que parece. Agora que você já sabe como fazer essa manutenção, não deixe de seguir essas dicas e colocá-las em prática em sua rotina.

Caso queira continuar acompanhando outros conteúdos como este, aproveite para assinar a newsletter do Quinta Dell’arte e ficar por dentro de conteúdos exclusivos. Até lá!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This