Dicas de Decoração

Descubra 5 ideias criativas para fazer uma divisão de ambientes

divisão de ambientes
Escrito por quintadellarte

Realizar uma divisão de ambientes traz muitas vantagens para a decoração do lar. Em primeiro lugar, é um jeito de aproveitar melhor os espaços e garantir que um cômodo tenha múltiplas funções. Também é um meio de aumentar a privacidade e tornar os lugares mais acolhedores e íntimos.

Para conseguir esse resultado, não é preciso depender de paredes e portas. Algumas soluções criativas dão um toque diferente e cumprem com o objetivo de criar vários locais em apenas um.

Quer boas sugestões sobre como fazer uma divisão de ambientes criativa? Veja 5 ideias!

1. Estante

A estante é um excelente móvel para garantir espaços que se integram e se comunicam, mas que são delimitados. Além de tudo, serve para compor a decoração, de forma a dar personalidade ao local onde ela é posicionada.

O melhor jeito de não interromper totalmente a comunicação é por meio de uma estante vazada. Com vários nichos agrupados, permite dispor livros, itens decorativos e outros objetos. Como não tem um fundo fixo, o ambiente do outro lado ainda pode ser visto. É uma ótima escolha para dividir as salas de estar e de TV, por exemplo.

2. Jardim vertical

Para quem deseja ter um toque natural no espaço, a divisão de ambientes é feita com um jardim vertical. Ele é realizado de duas formas principais. A primeira é no estilo de parede verde, grande e completa. Isso cria uma divisória cheia de personalidade e que dá um toque lindo.

A outra opção é contar com alguma estrutura metálica ou de madeira, onde os diversos vasos são pendurados. Nesse caso, é possível aproveitar a conexão entre os espaços, sem abrir mão desse nível maior de privacidade.

3. Painéis

Os painéis, frequentemente, são utilizados na sala de estar ou de TV, como apoio dos eletrônicos. No entanto, também podem ser adotados como elementos que criam divisórias personalizadas.

Os completamente opacos ajudam a delimitar os locais com maior precisão. Já os transparentes ou translúcidos unem a conexão e a marcação dos espaços. Enquanto isso, os pivotantes oferecem um efeito diferenciado.

Dá para apostar tanto em painéis fixos ou opções móveis. No segundo caso, é possível criar verdadeiras paredes ou abri-las totalmente, conforme a necessidade.

4. Biombos

Quando se fala em divisão de ambientes não dá para ignorar o potencial dos biombos. Eles são elementos móveis e que ajudam a fazer com que um só espaço se multiplique. Além de tudo, são excelentes escolhas para complementar a decoração, já que estão disponíveis em em vários estilos.

Dependendo do interesse, ele pode ser opaco e tradicional, levemente vazado ou translúcido. Posicionados de forma estratégica, remetem ao visual clássico com um toque de modernidade.

5. Obras de arte e itens decorativos

Outra excelente possibilidade para realizar a divisão de ambientes é a utilização de adornos, como peças de arte. Escolher um belo conjunto de estátuas ou esculturas, por exemplo, faz com que o caminho seja delimitado e ainda ganhe personalidade quanto à decoração.

Já os vasos podem conter plantas altas, como coqueiros voltados para o espaço interno. Trata-se de uma opção conveniente para quem não quer ou não pode fazer um jardim vertical, mas não abre mão do toque natural.

Para realizar uma divisão de ambientes, considere as necessidades e possibilidades do seu espaço. Depois, é só escolher uma dessas opções para aproveitar um visual bonito e cheio de personalidade.

Se quiser deixar o seu lar com um ar que nunca sai de moda, conheça as características da decoração clássica.

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This