Datas comemorativas

Dia de Nossa Senhora Aparecida: conheça a história da Padroeira do Brasil

Escrito por quintadellarte

Nossa Senhora Aparecida é o nome católico para Maria, mãe de Jesus. Padroeira de nosso país, ela é consagrada por meio de uma bela imagem, na qual aparece com um manto de cor azulada, bastante ornamentado.

A festividade que é feita em sua homenagem acontece no dia 12 de outubro, mesma data em que é celebrado o Dia das Crianças. Devido ao seu grande significado no Brasil, há um feriado nacional que possibilita diversos tipos de comemorações de cunho religioso.

Quer saber um pouco mais sobre o dia de Nossa Senhora Aparecida e qual é a sua história? Continue a leitura deste artigo!

Qual é a história da Padroeira do Brasil?

A imagem de Nossa Senhora Aparecida teve sua primeira aparição em 1717, quando o governante das capitanias hereditárias de São Paulo e Minas de Ouro passava pelo Vale do Paraíba.

O povo daquela região, animado com a visita, decidiu realizar uma festa de boas-vindas. Os pescadores Filipe Pedroso, João Alves e Domingos Garcia foram, então, chamados para lançar redes nos rios e garantir os peixes para a refeição.

Contudo, em meados de outubro, não era uma boa época para isso. Sendo assim, eles rezaram pela proteção de Maria para voltar com um bom resultado. Nesse momento, puxaram da água primeiro o corpo de uma antiga imagem, depois a cabeça: a estátua de Nossa Senhora de Aparecida.

Como começaram as comemorações do dia de Nossa Senhora Aparecida?

A princípio, a estátua sacra permaneceu na casa do pescador Filipe por 15 anos. Com isso, amigos, vizinhos e familiares se encontravam com frequência para orações. O dia de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, ficou registrado oficialmente por ter sido o mesmo dia da aparição na pescaria.

Aos poucos, a história começou a se espalhar pelo Brasil, o que atraiu visitantes de outras regiões do país. O primeiro oratório foi construído oficialmente em Itaguaçu, mas aos poucos não comportava os fiéis que apareciam todos os dias.

Sendo assim, surgiu a necessidade de construir a primeira capela, em 1934. A imagem foi coroada anos depois, com uma coroa ofertada pela Princesa Isabel. Outras capelas e basílicas surgiram para fortalecer as comemorações e as orações.

Afinal, quem esculpiu a imagem da santa?

A princípio, não há autoria confirmada para a escultura de Nossa Senhora Aparecida. Acredita-se, porém, na possibilidade de que ela tenha sido moldada pelo frei Agostinho de Jesus.

Ele era um conhecido e respeitado artesão da época, e as características da imagem se parecem com as obras do frei. Contudo, exames posteriores confirmam que a argila utilizada na escultura não condiz com o local em que Agostinho vivia.

Portanto, ainda há um grande mistério acerca desse assunto. Ao longo do tempo, novos artistas se propuseram a reproduzir a imagem, com detalhes diferenciados que fizeram com que ela alcançasse o patamar de uma verdadeira obra de arte.

Essa é a história do dia de Nossa Senhora Aparecida. Se você pretende manter uma escultura como essa em sua casa, não deixe de conhecer alguns modelos com a bela representação da nossa padroeira. 

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This