Jardim e Paisagismo

Fonte para jardim: 4 ideias para sua casa!

Escrito por quintadellarte

As fontes de água sempre são vistas como sinal de aconchego e paz. Presente nos projetos arquitetônicos contemporâneos, elas nunca saíram da moda e tem tudo para continuarem a firmar a sua tendência no universo do design de interiores. Acontece que muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre como utilizar uma fonte para jardim na sua casa.

Implementadas desde a antiguidade como parte da ornamentação dos ambientes, elas criam um cenário único na sua casa e são capazes de proporcionar o charme e conforto que tanto é buscado nas áreas externas.

Neste artigo, nós separamos as principais dicas para você utilizá-las com perfeição e montar um jardim incrível para aproveitar com a sua família e amigos. Confira!

Como as fontes decoram um jardim?

Antes mesmo de entender como utilizar fontes para jardim, é necessário compreender quais são suas funções em um ambiente externo e o que elas oferecem para sua decoração. De maneira geral, elas ajudam a criar um cômodo especial para estimular a tranquilidade e o relaxamento.

Assim, ao trazer à tona os sons da natureza, com um toque verde ao espaço externo, elas são capazes de proporcionar uma calma imediata. Dessa forma, você pode tanto aproveitar esse momento sozinho para descansar a mente após um dia longo de trabalho como utilizar o ambiente para confraternizar com seus amigos e familiares nos finais de semana.

Quais são os diferentes tipos de fonte para jardim?

Quando nós falamos em fonte para jardim, é necessário compreender que não estamos nos referindo a um modelo específico. Hoje, existe uma série de materiais, modelos e tamanhos desse produto. Isso faz com que seja muito mais fácil adaptá-la à sua área externa para compor uma decoração impecável.

Nesse sentido, você consegue harmonizar todo o ambiente de forma prática e eficiente, garantindo exclusividade no seu jardim e trazendo à tona a sua personalidade. Por consequência, conquista um espaço exclusivo e organizado.

Nos próximos tópicos, separamos os principais modelos de fontes para você escolher a que mais se ajusta ao seu estilo e, é claro, ao seu jardim. Vamos lá?

Fontes de água tradicionais

Como o próprio nome aponta, esse modelo é voltado para as decorações clássicas que buscam um toque de antiguidade. Pautadas em designs tradicionais, quanto mais artísticas e elaboradas elas são, mais atrativas elas se tornam. Por isso, é muito comum encontrar espaços clássicos que buscam por produtos mais robustos.

Fontes de água em cascata

Já os modelos em cascata apresentam outro objetivo: promover a musicalidade no espaço externo e provocar a tão sonhada sensação de paz e tranquilidade dentro de casa. Não é à toa que esse produto é um dos mais procurados atualmente, compondo grande parte dos designs paisagísticos contemporâneos.

Vale lembrar que as cascatas combinam facilmente com qualquer decoração, tendo em vista que podem ser desenvolvidas de diversas formas: retangulares, ovais, redondas e abstratas. Além disso, existem modelos que reforçam um traço clássico, sendo possível alinhar dois estilos em uma fonte só.

Fontes na parede

Indo um pouco mais além, aquelas fixadas nas paredes também são muito utilizadas nos projetos atuais, tendo em vista o toque elegante e sofisticado que trazem para os ambientes externos. Isso acontece porque o design conhecido como queda d’água é capaz de trazer a modernidade à tona e, quando alinhado à musicalidade natural, harmoniza o seu jardim.

Além disso, você consegue otimizar o espaço (visto que elas são fixadas nas paredes que já compõem o quintal) e construir um ambiente propício para o seu lazer e convívio com outras pessoas sem perder de vista o poder e potência que as fontes oferecem.

Fontes com esculturas

Para finalizar, destacamos o modelo com esculturas. Se você busca um espaço mais glamoroso, evidenciando uma área imponente, com certeza optar pelas fontes com esculturas é uma alternativa eficiente para criar um projeto paisagístico que corrobora com seus desejos.

Isso porque elas são elementos fortes e se destacam em qualquer lugar, remetendo a simbologias que dizem respeito à sua personalidade. Assim, elas tendem a encantar qualquer convidado, além de proporcionar um ambiente propício para o convívio social.

Como utilizá-las no ambiente externo?

Até agora, você pode perceber como esse elemento é capaz de decorar um jardim, além de conhecer os diferentes tipos que podem ser aplicados na sua casa. Mas, afinal, como as fontes são utilizadas em um jardim?

Na verdade, existem diversas variáveis que você precisa perceber e controlar para que a sua casa tenha a decoração que está planejando. A primeira delas é o espaço disponível para a implementação do modelo ideal.

Vamos pensar juntos: se você não conhece o local em que ela pode ser inserida, como desenvolverá um projeto de qualidade? Assim que for definido o estilo decorativo — clássico, moderno, contemporâneo, minimalista, industrial etc. — é necessário estabelecer as dimensões possíveis para esse elemento.

A partir disso, você conseguirá encontrar o melhor modelo, que alinhe os seus gostos e desejos pessoais à disponibilidade do seu jardim. E mais: é possível desenvolver um equilíbrio visual que evita a poluição e não rompe com a harmonia que um espaço de lazer externo deve ter.

Para ajudá-lo nesse desafio, separamos a seguir algumas dicas que contribuem na criação de um jardim harmônico e com uma estética agradável. Confira!

1. Crie uma posição de destaque

Não é nenhum mistério que as fontes ganham um destaque nos jardins. Por menor que sejam, elas chamam a atenção simplesmente pelo barulho que causam. Se você tem espaço e busca um modelo grande, nada mais justo do que criar uma posição de realce para ela. Isso faz com que o local fique muito mais aconchegante e realmente traga a sensação de conforto, visto que o produto é algo para ser olhado e admirado.

Por outro lado, caso o espaço disponível não seja grande, é possível optar por modelos menores e complementar a decoração com outros elementos (como pedras e plantas) para transmitir a ideia de irregularidades naturais. Assim, com um fundo mais neutro, você cria um efeito de destaque de forma prática e funcional.

2. Defina o modelo da fonte

Depois de estabelecer os limites do espaço físico, é necessário pensar no modelo da fonte. Você lembra que comentamos que existem diversos formatos que corroboram com um estilo decorativo? Pois é, para que determine qual fonte é a melhor, é preciso definir o design do jardim.

Os modelos em cascata, por exemplo, apresentam uma grande variação de formatos e combinam com quase todos os estilos decorativos. Utilizá-la no seu projeto pode ser uma carta coringa, visto que ela proporciona uma harmonia entre o espaço imponente e aconchegante.

3. Monte um pequeno lago

Outra dica altamente funcional é criar um pequeno lago ao redor dela. Além de evitar o desperdício de água, você oferece um toque diferente para o espaço, auxiliando na manutenção da umidade, principalmente em regiões com o clima seco.

Para fazer isso, é necessário a contração de um profissional qualificado para que ele verifique as dimensões exatas da construção, bem como analise a qualidade do solo e desenvolva um projeto que evite o desperdício de água e a criação de bactérias no lago.

4. Planeje o formato do seu jardim

Para concluir, nossa dica final é planejar o formato do seu jardim. Sem uma organização prévia, dificilmente você criará uma área confortável para receber seus amigos e familiares. Por isso, é fundamental identificar onde a fonte ficará localizada e a disposição dos móveis para encontrar o equilíbrio estético.

Você percebe como a fonte para jardim é altamente eficaz na criação de uma área aconchegante e cheia de poder? Para colocá-la no seu quintal, o ideal é procurar por uma equipe especializada que desenvolva um projeto paisagístico de qualidade, a fim de encontrar uma harmonia estética e de conforto.

E então, gostou do nosso artigo? Aproveite para entrar em contato conosco e conheça os modelos de fontes que nós temos disponíveis!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This