Categories: Dicas de Decoração

Montando um jardim de inverno em ambientes internos

Embora possa parecer uma tarefa complicada, montar um jardim de inverno na sua casa é mais fácil do que você imagina. Essa é uma tendência cada vez mais valorizada, especialmente em casas que não possuem uma área externa. Ele dá uma vida nova à casa e, como é fácil de manter e conta com várias plantas disponíveis, se torna uma ótima forma de decoração.

No post de hoje, vamos mostrar algumas dicas para você montar seu jardim de inverno.

1. Escolha o local adequado

Grande parte das casas e apartamentos não vem com uma área específica para ele, portanto, você pode utilizar áreas alternativas como o vão de escadas, varandas, sacadas ou mesmo pequenas salas.

Lembre-se sempre de escolher locais bem arejados e com iluminação natural e que não é necessário ter teto. Uma porta ou uma divisória em vidro é uma opção bastante procurada.

2. Escolha as plantas com cuidado

As plantas vão o definir a decoração do jardim de inverno. Procure tipos mais resistentes, que mantêm a aparência por mais tempo e que se adaptem melhor ao interior da casa. Dentro dessas características, temos a Yucca, as Dracenas, o Lírio da paz, a Pacova e a Espada de São Jorge, por exemplo.

3. Preste atenção aos outros itens da decoração

Além das plantas, o material utilizado na elaboração do jardim também é importante para personalizar a decoração. Você pode optar por um tom mais rústico ou por um ar mais moderno.

Elementos como vasos de concreto, pedras decorativas, lareiras e móveis de madeira existem em diversos formatos e cores. Se seu jardim for limitado em espaço, uma ideia é pensar nele com um a estrutura vertical.

Já como suporte das plantas, podemos usar escadas, placas que contêm vasos acoplados e até alternativas como garrafas de plástico.

4. Tome os devidos cuidados com o jardim de inverno

Obviamente, depois de decorar e deixar o jardim de inverno com a sua cara, é fundamental a manutenção dele. Lembre-se de sempre posicionar as plantas de forma que recebam luz natural. Além disso, tome os seguintes cuidados:

  • Preste atenção nas regas e na adubação;
  • Aplique sempre os fungicidas recomendados;
  • Recolha com frequência as folhas mortas, deixando sempre o jardim com uma aparência fresca;
  • Procure deixar itens de madeira e portas de vidro bem limpos.

5. Defina uma utilização

Para deixar seu jardim ainda mais personalizado, procure dar uma função para a área. Ele pode ser um local para leitura, para meditação e até para ouvir música. Se o tamanho permitir, você pode colocar uma pequena mesinha e algumas cadeiras, transformando o espaço em um lugar a mais para receber amigos para um chá, por exemplo.

Mas tenha bom senso: jardins devem ser sempre lugares mais calmos e com uma decoração mais enxuta. Não coloque objetos demais dentro dele, fazendo perder as características de um jardim de inverno.

6. Aproveite a casa

Uma ideia muito bonita e funcional é aproveitar o que a área da casa já tem. Se sua área externa possui uma árvore ou plantas no muro, você pode fazer o jardim ao redor delas, incrementado com pedras, vasos e até podendo fazer — se a casa permitir — um pequeno lago em volta, ou um filete de água cercado de pequenas pedras.

Como vimos aqui, não é difícil montar e manter seu jardim de inverno, além de deixá-lo com a sua cara. Se você gostou dessas dicas, siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de mais dicas como essas.

quintadellarte

View Comments

  • oi, achei tão lindo essas plantinhas da foto que gostaria de saber o nome delas se fosse possivel.

    • bom dia,, eu tambem gostaria de saber o nomes dessas plantas

Recent Posts

4 dicas de como usar lustres na decoração do apartamento

Já parou para pensar em como um lustre para apartamento pode transformar a decoração do…

1 ano ago

8 ideias de objetos de decoração para deixar a sala de estar mais bonita

A sala de estar é um dos cômodos mais democráticos da casa. Ela deve refletir…

1 ano ago

Como tirar mudas de plantas? Confira o passo a passo!

Você sabe como tirar mudas de plantas? Elas trazem muita alegria e muito mais significado…

1 ano ago

Sala de estar vintage: 7 dicas para adotar esse estilo de decoração

O que é estilo vintage? Antes de partirmos para as dicas de como decorar sua…

2 anos ago

Use a técnica do Feng Shui no jardim em 5 passos

Você já conhece o Feng Shui? Essa prática chinesa propõe algumas ideias que buscam melhorar…

2 anos ago

Como usar quadros na decoração: 3 dicas para você se inspirar

O quadro é um objeto de decoração que tem como principal característica dar um toque…

2 anos ago