Datas comemorativas

Jardins suspensos em apartamentos: confira 4 dicas sensacionais!

Jardins suspensos em apartamentos
Escrito por quintadellarte

Um belo jardim atribui beleza e aconchego a qualquer ambiente. Entretanto, imóveis pouco espaçosos dificultavam a elaboração de projetos de paisagismo e, por esse motivo, os jardins suspensos em apartamentos tem ganhado destaque.

Eles não ocupam muito espaço na residência e ainda confere um charme a mais em qualquer cômodo. Desse modo, se a ideia de montar uma área verde no seu apartamento pequeno sempre foi um sonho, continue a leitura deste post e aprenda 4 dicas maravilhosas para ter um lindo jardim vertical!

1. Procure ambientes bem iluminados

As plantas precisam de sol. Por isso, o local em que você pretende instalar o seu jardim suspenso precisa ser bem iluminado e arejado. Mas vale ressaltar que cada tipo de vegetação necessita de diferentes intensidades de luz. Então, pesquise antes de escolher as espécies, certo?

Você pode selecionar aquelas que necessitem da mesma variação, seja luz direta ou indireta. Algumas flores como a violeta, não florescem se receberem luz durante a noite, por exemplo.

2. Pesquise previamente as plantas que deseja cultivar

Antes de ir às compras, é importante ter em mente o estilo e as espécies de plantas que você quer ter no seu aparamento. Pesquise quais os cuidados necessários e específicos — o tipo de adubo, a quantidade de água necessária etc — e se certifique que você tem condições de cuidar delas.

Se a sua rotina inclui passar muito tempo fora de casa ou viajar bastante, é melhor optar por plantas mais resistentes e que necessitem de poucos cuidados. As suculentas e samambaias, por exemplo, são ótimas opções para esse estilo de vida. Portanto, tire todas as suas dúvidas antes de investir nas espécies que vai utilizar no seu projeto.

3. Certifique-se que os suportes aguentam o peso dos vasos cheios

Jardins suspensos para apartamentos devem ser bonitos sim, mas também precisam ser muito seguros. Portanto, ao realizar a instalação do suporte que receberá os vasos — sejam ganchos, prateleiras ou treliças — não se esqueça de considerar o peso que os suportes abrigarão quando estiverem cheios de terra.

Esse cuidado simples evita que tudo desmorone, o que causaria um estrago enorme, além do prejuízo de ver seu investimento espalhado pelo chão.

4. Procure técnicas variadas para elaborar jardins suspensos em apartamentos

São incontáveis as opções de técnicas e materiais que podem ser utilizados para compor um lindo jardim vertical. É possível usar bolhas de vidro suspensas, macramê, reaproveitar objetos sem utilidade e tirar partido de estruturas que já fazem parte do ambiente — vigas de madeira e biombos, por exemplo. O importante é ter criatividade para o resultado ser surpreendente!

Perceba então que jardins suspensos em apartamentos criam uma atmosfera fresca e aconchegante. O melhor de tudo é que você não precisa necessariamente de um ambiente externo: eles podem estar em qualquer lugar, até nos banheiros. Basta criar um visual harmonioso e utilizar técnicas que combinem com o seu lar.

Agora que você já está pronta para criar um lindo jardim suspenso no seu apartamento, conte nos comentários o que achou das dicas e compartilhe suas experiências conosco!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This